Você sente seus cabelos pesados, gordurosos e com um aspecto sujo mesmo após a lavagem? Isso pode ser sinal de oleosidade excessiva! Seja por fatores externos ou alterações hormonais, a produção exacerbada de óleo pelo couro cabeludo é um super empecilho para aqueles que buscam fios saudáveis e equilibrados.
Apesar da produção de sebo ser algo natural do nosso próprio organismo, é necessário avaliar até que ponto ela é benéfica ou não para a saúde capilar. Em níveis normais, a oleosidade protege o cabelo contra a quebra e a poluição.
Já em escalas irregulares, ela pode favorecer o surgimento de dermatites, de caspa e até mesmo propiciar a queda de cabelo.
Pensando em auxiliar a todos que estão passando por esse problema, separamos nesse post 5 dicas para diminuir a oleosidade do cabelo e reequilibrar a saúde do couro cabeludo. Confira!
Enxágue os cabelos com água fria ou morna!
Considerada uma das maiores inimigas da saúde capilar, a água quente é capaz de desregular as glândulas sebáceas do couro cabeludo e, dessa forma, contribuir para a produção excessiva de sebo.
O ideal é enxaguar os cabelos com água fria ou morna, pois, além de preservarem o equilíbrio da região, as temperaturas mais baixas também favorecem o fechamento das cutículas.
Invista em um shampoo específico para diminuir a oleosidade do cabelo!
Lavar os cabelos é a forma mais rápida e eficaz de controlar a oleosidade excessiva. Por isso, o investimento em um shampoo anti oleosidade para cabelos oleosos é uma das melhores soluções para reverter o problema.
Enriquecidos com propriedades hidratantes e purificantes, esses produtos removem os resíduos acumulados, equilibram a oleosidade e evitam o ressecamento dos fios. Vale a pena experimentar!
Leia também: Shampoo detox: quando e como usar
Evite de aplicar os produtos muito próximos à raiz!
Outra super dica para driblar a oleosidade excessiva é evitar de aplicar os condicionadores, ampolas e máscaras de tratamento muito próximos à raiz dos fios. Mesmo que esses produtos sejam destinados aos cabelos oleosos, ainda assim eles podem estimular a produção de sebo se estiverem muito próximos ao couro.
O ideal é não passar da marca de 5 cm da raiz para baixo, dedicando-se mais ao comprimento e às pontas.
Lave os cabelos semanalmente com um Pré-Shampoo!
Além de higienizar os cabelos com um shampoo específico para cabelos oleosos, também é recomendado lavar os cabelos, pelo menos uma vez por semana, com um Pré-Shampoo.
O produto é capaz de remover as impurezas acumuladas no couro cabeludo ao longo dos dias, promovendo uma limpeza profunda ao perímetro capilar.
Uma dica para reequilibrar a região é utilizar uma Máscara Detox após essa lavagem reforçada.
Mantenha as suas mãos longe dos cabelos!
Por último, mas não menos importante, tente manter suas mãos bem longe de seus cabelos. A gente sabe que, ao longo do dia, é inevitável não arrumar as madeixas, mas as mãos são repletas de impurezas, que podem ser transferidas para os fios com um simples toque.
Sem contar, é claro, na gordura acumulada nos dedos, que pode estimular a produção de óleo pelo couro cabeludo. Deixe de lado esse hábito!
Leia também: Como ter um home care capilar
Gostou das nossas dicas para diminuir a oleosidade do cabelo? Conta para a gente nos comentários quais desses cuidados já fazem parte das suas rotinas de tratamento!