A mudança de estação chegou e, com isso, as amantes de haircare já podem começar a pensar nos cuidados e dicas de como cuidar do cabelo no Outono.
Depois de um longo e quente verão, é normal que os cabelos se tornem ressecados, sem brilho e com um pouquinho de frizz. Afinal, altas temperaturas, raios UV, água salgada e cloro são signos muito presentes nesse período e inimigos naturais de uma fibra capilar saudável.
Em contrapartida, o outono chega para tornar o clima mais ameno, mas se engana quem pensa que esse ponto é benéfico à saúde dos fios. Apesar de não haver tanta incidência dos raios UV, a estação é bastante seca, já que fica entre um período quente e outro muito frio.
Se os cuidados capilares não forem feitos de maneira correta, os fios não se recuperarão da antiga estação e podem ficar ainda mais comprometidos. Pensando nesse cenário, elaboramos um texto a fim de informar o que é preciso mudar na rotina e como cuidar dos cabelos no outono. Veja as dicas que separamos a seguir e anote tudo que achar interessante!
Atenção no momento de lavar os fios!
O outono é conhecido por ser um “esquenta” pro inverno, ou seja, é a estação em que o calor começa a diminuir para dar espaço a aquele friozinho que tanto amamos. Porém, apesar de tentador, é ideal evitar banhos muito quentes, ok?
A água em alta temperatura, como já pontuamos anteriormente, não é nenhum pouco benéfica aos fios, já que pode sensibilizar as cutículas e deixar o cabelo ressecado, com frizz e sem movimento. Outro fator muito presente em banhos quentes é que a raiz pode acumular mais oleosidade que o necessário e isso pode ocasionar em queda capilar. O ideal é optar por água morna ou fria para lavar as madeixas.
A limpeza também deve ser feita com um toque especial, já que o tempo seco do outono intensifica a poluição do ar e, consequentemente, faz com que todo tipo de resíduo ou sujeira acumule nos fios. Para contornar isso, invista num Shampoo de Limpeza Profunda e aplique-o de duas a três vezes na semana!
Intensifique as hidratações
Por conta do aumento do frizz e do ressecamento que possam surgir devido aos fatores externos da estação, o tratamento salva vidas de sempre continua sendo a hidratação. Portanto, investir numa boa máscara ou ampola se torna imprescindível no outono.
Uma hidratação balanceada vai garantir o brilho, maciez e o movimento de suas madeixas durante essa estação mais seca. Converse com um profissional de confiança e peça uma orientação quanto a frequência do tratamento.
Uma dica bacana é investir numa linha inteira de hidratação. Dessa maneira você poderá cuidar de todo o cabelo com uma máscara e finalizar com um condicionador apenas nas pontinhas, que tendem a ficar ressecadas mais facilmente.
Leia também: 3 produtos indispensáveis para hidratação capilar
Fuja o máximo que conseguir das ferramentas de calor!
Entendemos que esse pode ser um dos maiores desafios para quem ama uma boa finalização, mas o recomendado é evitar ao máximo qualquer fonte de calor – como secadores, prancha e escova, por exemplo.
O uso frequente dessas ferramentas pode tirar a pouca umidade existente nos fios nessa época de temperaturas amenas e tempo seco. Se for muito difícil deixar de usar, então faça isso em dias alternados para que o prejuízo não seja tão grande.
Vale lembrar que o protetor térmico é seu melhor amigo nessas ocasiões, portanto, aplique em todo o cabelo antes de utilizar alguma dessas ferramentas, ok? Dessa forma seus cabelos não ficarão tão expostos a altas temperaturas e os possíveis danos serão menores.
Gostou das nossas dicas sobre como cuidar do cabelo no outono, leitora? Comente aqui embaixo quais desses cuidados já fazem parte da sua rotina!