Relaxamento capilar

Tudo sobre relaxamento capilar

Quando se trata de alisamento capilar para cacheadas e crespas, a palavra obstáculo se ressignifica. Isso ocorre porque é muito difícil encontrar um método que atenda às expectativas de quem possui cachos. É muito comum ouvir que o volume não foi reduzido devidamente, que o alisante não pegou ou até mesmo que danificou a estrutura do fio. 

Uma justificativa plausível para esse cenário é a má escolha no momento de alisar os cabelos. A técnica de Escova Progressiva é a mais popular de todos os métodos de alisamento existentes. Isso faz com que muitas mulheres acreditem que a técnica é indicada e liberada para todos os tipos de fio. 

Porém, o que grande parte dessas mulheres não sabe é que o alisamento progressivo é muito mais indicado para quem já possui madeixas lisas ou onduladas e querem um visual mais alinhado e “chapado”. Em contrapartida, os fios cacheados e crespos têm uma estrutura muito diferente comparado aos demais e, por isso, não são tão beneficiados com um alisamento comum. 

A boa notícia é que já existe um método de alisamento capilar destinado estritamente para pessoas cacheadas e crespas. É sobre essa técnica que falaremos nesse post. Portanto, se você deseja saber tudo sobre Relaxamento Capilar, anote nossas dicas e aproveite a leitura! 

O que é o Relaxamento Capilar e como ele age nos fios?

O Relaxamento Capilar é um alisamento químico destinado para pessoas que possuem cabelos cacheados e crespos. O método é indicado para quem deseja alisar os fios completamente ou apenas soltar e definir os cachos, tudo depende da intensidade da técnica e dos objetivos de quem se propõe a fazer. 

De todo modo, por se tratar de uma química, o recomendado é que a intensidade do relaxamento capilar seja a menor possível e que o método sirva apenas para diminuir o volume, abrir os cachos e, consequentemente, dar mais movimento aos cabelos. Se a transformação for muito drástica, o fio pode mudar permanentemente e se danificar no processo. 

Quanto aos princípios ativos e o funcionamento deles na estrutura capilar, o que é mais usado em relaxamentos é a Guanidina. O componente é considerado o menos agressivo à saúde dos fios pois penetra na fibra capilar sem mudar a sua estrutura. Além de apresentar eficácia comprovada em cima de cabelos cacheados e volumosos. 

Além dela, outros componentes muito usados são: Hidróxido de Sódio (para cabelos crespos e crespíssimos), Hidróxido de Lithium (para fios densos e volumosos) e Tioglicolato de Amônia (todos os tipos de fio). 

Benefícios do Relaxamento Capilar

A técnica de relaxamento capilar vem para beneficiar e auxiliar os cachos que estão para soltar, mas que precisam de um empurrãozinho. É muito importante sermos claros e honestos com vocês, leitoras, e dizer que o método só terá bons resultados se você já seguir com alguns tratamentos antes e depois dele. 

Essa técnica consegue sim deixar os seus cachos mais abertos, soltos, definidos e modelados, mas tudo vai depender de como você cuida deles. Se o cabelo receber frequentemente cuidados que repõe água, nutrientes, queratina, colágeno e aminoácidos, pode ter certeza que o relaxamento cairá como uma luva. Lembre-se: o cronograma capilar é a chave de tudo. 

Leia também: Tudo sobre cronograma capilar

Como o procedimento é feito

Antes de explicar o passo a passo do procedimento, é imprescindível pontuar que esse método envolve químicas que necessitam de atenção e manuseio especiais, portanto, deve ser feito num salão de beleza por um profissional de confiança. 

O primeiro passo é fazer um diagnóstico do seu cabelo com o hairstylist. Essa etapa é importante porque te permite descobrir como é a estrutura e densidade do seu cabelo e, a partir disso, qual o melhor ativo para ser usado no relaxamento. Feito isso, vem o clássico e indispensável teste de mecha, que mostrará se o seu fio está apto ou não para o procedimento. 

Após essa preparação, podemos dar início à técnica. A aplicação é feita com os cabelos secos, divididos em seções e, se possível, que estejam há três dias sem lavar, pois a oleosidade ajudará a proteger o couro cabeludo dos produtos químicos. Feita a aplicação da raiz até as pontas, deixe o produto agir seguindo o tempo de ação indicado. 

Passado o tempo, enxágue os fios abundantemente com água fria para retirar todo e qualquer resíduo do produto alisante e lave as madeixas com um shampoo neutralizador de química. Esse processo pode e deve ser finalizado com um bom tratamento reconstrutor a base de queratina para recuperar a força. 

Você já conhecia e/ou já realizou o relaxamento capilar, leitora? Comente abaixo nos comentários para sabermos! 🙂



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *