Dentre as inúmeras complicações que as químicas e os agentes externos podem causar, a porosidade segue liderando a lista de danos mais frequentes. O problema, que já se tornou comum em pautas de haircare, é representado por ressecamento, toque áspero e, principalmente, cutículas bem abertas.
A abertura constante das cutículas significa perda de nutrientes, já que nessa situação, as estruturas acabam liberando água, vitaminas e proteínas essenciais à fibra capilar. Para reverter esse cenário, é necessário um tratamento intensivo para reequilibrar as estruturas internas.
O acidificante é uma nova solução encontrada para tratar cabelos porosos e vem com a proposta de alterar o pH do fio e promover o fechamento das cutículas.
Nesse texto separamos tudo que você precisa saber sobre o tratamento oferecido pelo produto e, assim, conseguir recuperar suas madeixas danificadas. Portanto, se você se interessa por cuidados capilares e ama aprender novas técnicas, fique de olho no que vem a seguir!
O que é Acidificante Capilar?
O Acidificante Capilar, que pode ser feito em casa ou encontrado no mercado, é um produto responsável por tornar ácido o pH dos cabelos. Esse equilíbrio nas pontes de hidrogênio é capaz de fechar as cutículas e tornar o fio mais alinhado e saudável.
Além disso, o acidificante também tem a função de reparar as áreas mais fragilizadas e conta com ação nutritiva capaz de promover brilho intenso às madeixas.
O tratamento do acidificante pode ser realizado por todos os tipos de fio, mas é recomendado especialmente aos que passaram por químicas recentes e se encontram porosos, ressecados e danificados.
A ação do acidificante nos cabelos
Antes de falarmos sobre a ação promovida pelo acidificante, é necessário voltar um pouco no tempo e reforçar alguns pontos sobre pH capilar.
O pH é uma escala que controla os níveis de acidez, alcalinidade e neutralidade dos processos químicos que ocorrem em nosso organismo. Essas medidas são representadas da seguinte maneira: um pH ácido equivale a um número menor que 7, um pH alcalino maior que 7 e um pH neutro igual a 7.
Um cabelo humano saudável e equilibrado possui um pH que varia entre 4,5 e 5,5, caracterizando um pH ácido. Porém, o uso de certos produtos e a realização de métodos que envolvem química, podem desregular e aumentar essa medida, tornando o pH do fio neutro ou alcalino.
Essa mudança no pH é responsável por abrir as cutículas dos fios, que se encontravam fechadas e bem alinhadas enquanto o cabelo ainda estava em sua forma ácida. Uma vez abertas, as estruturas deixam água e nutrientes escaparem do núcleo capilar, fazendo com que as madeixas fiquem fracas, ressecadas e vulneráveis a danos externos.
A ação do acidificante vem justamente para reverter essa situação e selar as estruturas da fibra capilar, tornando o pH do fio ácido novamente. Restabelecido o equilíbrio, as cutículas voltam a se fechar e, consequentemente, o cabelo tem a possibilidade de recuperar sua força, maciez e brilho.
Como usar o acidificante
O uso do acidificante é bastante simples e deve ser feito juntamente com uma máscara de hidratação. Dessa maneira, o fio não só recupera o seu pH natural, como também reconquista os principais nutrientes perdidos pela fibra capilar.
Leia também: Rotina de cuidados pós-quimica
Para que a fibra capilar consiga reter as propriedades hidratantes do tratamento, é necessário que o acidificante seja aplicado antes da máscara. Do contrário, as cutículas podem estar muito abertas e não conseguirem absorver a umidade e os nutrientes do produto.
Os resultados são muito mais eficazes quando a aplicação é feita da maneira correta e respeitando a ordem de cada produto. Por isso, siga o modo de uso sugerido abaixo:
1. Lave os cabelos com um Shampoo de sua preferência e enxágue.
2. Aplique o Acidificante por toda a extensão dos fios e aguarde o tempo de ação de 5 a 10 minutos.
3. Enxágue totalmente para que não sobre nenhum resíduo entre os fios.
4. Aplique a Máscara de Hidratação do comprimento às pontas e aguarde o tempo de uso sugerido na embalagem do produto utilizado.
5. Enxágue e finalize com um Condicionador.
A frequência do procedimento vai muito de acordo com as necessidades do seu fio. Se ele se encontra muito danificado, a aplicação do acidificante pode ser feita semanalmente. Agora, se ele já estiver em processo de recuperação, o uso pode ser reduzido para uma ou duas vezes ao mês.
Gostou de conhecer mais sobre o Acidificante Capilar, leitora? Conta pra gente nos comentários se você já experimentou esse produto! 🙂