Já é fato consumado: a escova progressiva é um dos métodos capilares mais procurados pelas mulheres ao redor do mundo. O acabamento superliso que é dado aos fios sempre se manteve em alta, não importa a época e as tendências presentes num determinado período.
Porém, como em quase todo procedimento capilar, o alisamento progressivo tem suas limitações. O produto alisante não funciona com muita eficiência em cima de cabelos cacheados e crespos.
Por serem tipos de fio naturalmente porosos e mais grossos, os componentes presentes na fórmula de um alisante não conseguem penetrar com facilidade na fibra capilar.
Além desse probleminha, também existe o fato do cabelo não ficar com um semblante harmonioso quando a raiz começar a crescer, visto que estes fios mais grossos fazem volume facilmente.
Num cenário como esse, é quase impossível não haver um desapontamento por parte das cacheadas na hora de pensar em alisamento em cabelos crespos.
Pensando nessa questão, falaremos a seguir de um procedimento que pode driblar essa situação e ser uma ótima opção para essas meninas que almejam um look superliso. Quer saber mais? Então continue a leitura!
Relaxa, garota! Existe uma solução!
O Relaxamento Químico é a solução para as cacheadas e crespas que desejam alisar as madeixas e terem os efeitos que a progressiva, infelizmente, não pode dar.
Esse método de alisamento é, normalmente, à base de hidróxido de sódio ou tioglicolato de amônia, que são aplicados cuidadosamente no cabelo de quem se propõe ao procedimento.
Resumidamente, o relaxamento consiste em soltar um pouco dos cachos, causando a diminuição do volume e deixando os fios com mais movimento.
Assim como na escova progressiva, o tempo de retoque é de dois meses e deve ser feito apenas na raiz, para que o cabelo volte a um estado harmonioso.
O processo de alisamento também é bastante semelhante ao método progressivo. O passo a passo é idêntico, mudando apenas o tempo de ação dos produtos em cima dos fios.
A diferença é que no relaxamento essa parte do procedimento é feita de maneira mais rápida, reduzindo o tempo de ação pela metade.
Isso garante mais segurança e naturalidade às madeixas, fazendo com que o método seja menos agressivo a saúde dos fios.
Cuidados necessários no pós-química
Independente do procedimento químico que for feito em seus cabelos, o foco na saúde capilar deve ser levado em conta. Normalmente a química presente dos produtos interfere no equilíbrio da fibra capilar.
Se o cabelo não for devidamente cuidado, problemas como ressecamento, fragilidade, quebra e queda podem vir a aparecer.
Portanto, o melhor a se fazer após realizar um relaxamento é conversar com um profissional para que ele monte um cronograma capilar junto com você ou indique produtos que possam manter a beleza e saúde dos fios.
Normalmente são indicados shampoos ricos em proteínas e condicionadores de reconstrução, além de um bom tratamento de hidratação e nutrição para devolver a água e nutrientes perdidos ao longo do procedimento.
Lembretes!
· Faça o teste de mecha antes de realizar qualquer procedimento químico! É importante reconhecer até onde seu fio pode ir.
· O relaxamento deve ser feito com a ajuda de um profissional e os produtos usados no procedimento devem sempre ser de boa qualidade.
· Respeite o tempo de ação dos produtos de acordo com o alisamento que será feito.
· Monte uma agenda de cuidados após o procedimento. Seguir um cronograma capilar é a melhor dica que pode ser dada se você busca fios belos e saudáveis.
E você, leitora? Já experimentou o método de relaxamento capilar? Ou tem usa alguma outra técnica de alisamento em cabelos crespos? Conte a sua experiência nos comentários! Estamos ansiosos para saber!