Cachos precisam sim de cuidados especiais, mas estamos aqui para provar que esses cuidados não são um bicho de sete cabeças, ok? Dito isso, agora podemos começar a falar sobre esse tipo de fio tão único.
Um cabelo cacheado necessita de uma atenção especial por conta de sua condição natural. O cacho, por apresentar uma curvatura mais acentuada comparado a outros fios, têm mais propensão a ficar ressecado e sofrer com o frizz. Por isso, nem tudo que é feio num fio liso ou ondulado funcionará para um cabelo cacheado.
Tendo isso em mente, separamos nesse post, uma rotina de cuidados para cabelos cacheados! Dessa forma você, cacheada, terá um norte do que funciona para o seu tipo de fio e, consequentemente, alcançar aquele visual incrível e saudável. Quer saber mais? Então abra seu bloco de notas e não deixe passar nenhuma dica!
Hora do banho: tudo que você precisa saber!
Começando nossa bateria de dicas por um passo muito importante e também bastante cuidadoso quando se trata de cachos: a higienização das madeixas.
Antes de qualquer coisa é essencial ter em mente que o shampoo nem sempre será seu “parceiro de crime”. O sulfato presente na fórmula desse produto pode acentuar o ressecamento que já existe num fio cacheado. Isso acontece porque o componente abre a cutícula do fio – liberando água e nutrientes – e retira a oleosidade natural do couro cabeludo.
O ideal e recomendado por profissionais é que o shampoo entre na rotina de uma cacheada apenas 3 vezes na semana. Inclusive, é interessante buscar linhas específicas para cabelos cacheados e crespos, pois essas já possuem em sua composição, ativos que auxiliam na limpeza e tratamento desse tipo de fio. Respeitando essa condição já é meio caminho andado para que seus cachos estejam sempre com um semblante natural e saudável.
Ainda falando sobre higienização das madeixas, uma técnica muito aderida por cacheadas é o método Co-Wash. Limpar os fios usando apenas condicionador é uma opção para quem não consegue ficar sem lavar a cabeça todos os dias. Dessa forma, os cachos ficarão sempre limpos e sem correr o risco de ressecar ainda mais por conta do shampoo. Experimente!
Olá, hidratação!
A esse ponto, a pergunta que deve estar rodeando a cabeça de vocês é: mas afinal, porque o cabelo cacheado é naturalmente ressecado? Deixa que a gente te explica!
O fio cacheado é ressecado por conta do seu formato. A curvatura presente nesse tipo de fio impossibilita que a oleosidade natural do couro cabeludo percorra todo o perímetro da mecha. Em outras palavras, a “hidratação” natural produzida pelo couro cabeludo não chega até as pontas, tornando o cabelo mais ressecado, se for comparado a outros tipos de fio.
Por conta disso, é imprescindível o uso de máscaras de hidratação. O tratamento presente nesses produtos garantem que o fio fique hidratado, macio e brilhoso como um todo. Isso não só ajuda a mantê-lo saudável, como também auxilia no momento de modelagem dos cachos, pois torna eles mais maleáveis.
Em alguns casos, o tratamento de hidratação pode aparecer semanalmente na rotina de uma cacheada, mas quem decidirá isso é você com a ajuda de um profissional. É necessário avaliar a situação atual do cabelo para decidir a frequência, ok?
Cuidados básicos envolvem investimentos necessários!
Um dos melhores investimentos de uma cacheada e que faz toda diferença nos cuidados básicos da rotina é o aparelho Difusor.
O secador possui uma tecnologia especial para cabelos cacheados que se resume no controle de ar quente, que ajuda a secar e modelar com muito mais segurança e facilidade. Com ele, o ar não fica tão direcionado ao cabelo e ao couro, portanto, protege as madeixas contra altas temperaturas e refina a finalização dos cachos.
Outro bom investimento e que é um clássico quando se fala de cachos, é o pente-garfo. Com o auxílio desse acessório, fica muito mais fácil alcançar aquele volume icônico que só as cacheadas possuem!
Curtiu nossas dicas, leitora? Comente aqui embaixo quais dessas dicas você já aderiu na sua rotina de cuidados capilares! 🙂