Ícone do site Escova Organica Sem Formol

Como cortar franja em casa

Como cortar a franja em casa

Quem tem um estilo de vida mais caseiro e não abre mão de uma bela franja sabe: é muito difícil se segurar para não passar a tesoura no penteado. Só as amantes de franja sabem as dores e alegrias de manter esse estilo de cabelo. Ao mesmo tempo em que ela fica maravilhosa depois de um corte, não demora muito para perder a forma e comprometer o visual. 

Quando chega a esse ponto, muitas meninas não só pensam em fazer, como realmente passam a tesoura nos fios. Se você tem franja e nunca te bateu essa vontade, parabéns! Isso mostra que você sabe controlar seus sentimentos. Afinal, cortar a franja sozinha, em casa, é tarefa para poucas. 

Retificando: era tarefa para poucas. Pensando nesse tipo de situação, elaboramos esse texto para ensinar vocês a como cortar a franja em casa, sem erros e livre de arrependimentos. Preste atenção em todas as partes do passo a passo e anote nossas dicas! 

Primeiro passo: escolha a tesoura correta para esse procedimento

Situações extremas exigem medidas extremas? Não nesse caso. Em meio ao desespero para acertar a franja, muitas meninas recorrem a qualquer tesoura que esteja disponível, mesmo não sendo a mais ideal para cortar o cabelo. Isso vai desde tesouras de unha até tesouras de tecido. 

Essa prática deve ser evitada, afinal, a textura do cabelo é diferente da textura das unhas, que é diferente da textura de um tecido. É primordial investir numa tesoura apropriada, dando preferência por uma fio laser, que te dará mais precisão e é mais certeira para esse tipo de corte. 

Segundo passo: lave os fios e deixe-os sem umidade

Independente do seu tipo de fio, ao cortar a franja ou fazer qualquer corte que exige mais precisão, esteja com o cabelo limpo e seco. 

Quando o fio assume essa forma, ele tende a ficar mais alinhado e livre de resíduos que possam atrapalhar o corte. Além disso, quando o cabelo está molhado, é normal que ele “encolha” um pouco. Isso dificulta o resultado simétrico e pode enganar bastante, já que a franja é usada seca no dia a dia.

Terceiro passo: delimite a área a ser cortada e penteie bem

Essa é uma dica para ajudar quem tem pouca prática com a tesoura. Para preservar o formato original e delimitar melhor a área a ser cortada, é indicado prender todo o comprimento para trás e, com isso, melhorar o campo de visão dessa região. 

Feito isso, separe um pente fino e penteie toda a franja para frente de modo que ela fique super alinhada e livre de nós. 

Quarto passo: é hora de começar a aparar

Com o cabelo preparado, alinhado e desembaraçado, chega o tão temido e aguardado momento. Separe a tesoura, o pente fino e respire fundo para acalmar os ânimos. 

Primeiramente, use o pente fino como régua para medir e delimitar o quanto você quer cortar. Após isso, segure a tesoura na vertical e, somente com sua ponta, comece a cortar a franja pelo meio da mecha e siga para uma das laterais. Repita a ação na direção contrária. 

Nada de cortar a franja na horizontal e em linha reta, ok? Para um bom resultado, use-a sempre na vertical!

Quinto passo: corte os fios rebeldes e finalize o look

Feito esse primeiro corte, é normal que alguns fios fiquem longos e rebeldes comparados aos demais. Para contornar isso, basta refazer todos os passos anteriores. Calma, pense que meio caminho já foi andado. 

Novamente penteie bem a região, segure a tesoura na vertical e comece a aparar esses fios usando somente sua pontinha

Pronto! Franja nova de novo. Uma boa dica para a finalização é usar um leave-in ou um shampoo a seco para modelar e texturizar seu novo look. 

Aproveite e tire o dia para se cuidar por completo, leia também: Passo a passo para um skincare perfeito.

Viu só como é fácil cortar a franja em casa, leitora? Deixe aqui nos comentários as suas experiências quando falamos desse assunto! Estamos ansiosos para saber! 🙂

Sair da versão mobile