A prática de exercícios físicos na academia representa uma ótima maneira de cuidar da saúde, deixar o corpo mais resistente e adquirir mais disposição para enfrentar os desafios da rotina.
No entanto, é importante lembrar que o suor excessivo pode prejudicar a saúde dos cabelos, especialmente se eles já estiverem ressecados, fragilizados ou estiverem passando por problemas de quebra e oleosidade excessiva.
Neste post, mostramos como conciliar a prática de exercícios físicos com a rotina de cuidados capilares, sem que um interfira na performance do outro. Por isso, se você não abre mão de se exercitar e quer saber como manter o treino sem prejudicar os fios, se liga no conteúdo a seguir!
Proteja os cabelos durante o treino!
Prender os cabelos antes de começar a se exercitar é uma das melhores formas de cuidar dos cabelos na academia. Especialmente se o seu cabelo tiver um comprimento médio/grande.
Além de proporcionar mais conforto e evitar que os fios fiquem presos nas maquinarias da academia, o uso de penteados também impede que o cabelo entre em contato com o suor produzido pelo corpo, driblando os sinais de ressecamento que poderiam evoluir no futuro.
Portanto, o primeiro passo para cuidar dos cabelos na academia é investir em um bom prendedor de tecido e se jogar nos coques, rabos de cavalo, tranças e demais penteados que protejam os cabelos.
Lave bem os cabelos após o exercício físico!
Apesar de ser produzido naturalmente pelo nosso organismo, o suor não é nada benéfico aos cabelos e pode até favorecer o surgimento dos principais sinais de ressecamento capilar – como o tão temido frizz, por exemplo.
A melhor forma de remover o excesso de suor acumulado durante o treino é caprichando na higienização dos cabelos após a visita à academia.
Aqui, o uso de shampoos suaves e que sejam específicos para o seu fio de cabelo é o que vai fazer a diferença. Aplique-os nos cabelos úmidos, faça uma massagem suave no couro cabelo para garantir a remoção completa dos resíduos e enxágue abundantemente.
Hidrate os cabelos semanalmente!
Como citamos anteriormente, devido à sua alta concentração de sal, o suor é capaz de favorecer o ressecamento da estrutura capilar e estimular o surgimento do frizz, da opacidade e da aspereza, trazendo à tona um tratamento que reverta esse quadro.
A hidratação vem para repor a umidade perdida pelo fio e reequilibrar o manto hidrolipídico do couro cabeludo, permitindo que o cabelo volte a assumir um aspecto saudável após o treino na academia.
Aqui, as máscaras e os leave-ins hidratantes assumem papel de protagonistas. Utilize os produtos semanalmente e conquiste resultados visíveis logo após a primeira aplicação!
Invista nos cuidados básicos!
Apesar de todos esses tratamentos especiais, são os cuidados básicos que vão fazer toda a diferença para que o cabelo permaneça saudável independente da rotina de exercícios.
Invista em uma dieta rica em nutrientes, beba a quantidade diária de água específica para o seu peso e aposte em um bom cronograma capilar, formado com produtos que realmente atendam às necessidades do fio. Acredite: fazer isso já é meio caminho andado.
Além disso, corte o cabelo regularmente para garantir um crescimento mais saudável e opte por cortes que não só valorizem a sua beleza natural, mas também que otimizem a rotina de cuidados e deixe os fios mais leves durante a prática de exercícios.
Confira mais conteúdos de beleza em nosso Blog!
Acessando a página inicial do nosso Blog, você confere mais conteúdos relacionados ao universo da beleza e bem-estar. Venha nos visitar!