A variedade de métodos de alisamento disponíveis no segmento da beleza e a eterna paixão por cabelos chapados faz com que os fios lisos continuem liderando as pautas sobre haircare.
Por outro lado, com o conceito de empoderamento ganhando forças, os cachos também representam uma boa parcela desse universo.
Mas e os fios ondulados? Onde se encontram nessa história?
A grande verdade é que os cabelos ondulados, infelizmente, não são tão pautados e, por conta disso, as donas desse tipo de fio ficam com um enorme ponto de interrogação em suas cabeças no momento de finalizar as madeixas.
Se você reparar bem na vida de uma ondulada, as duas finalizações que mais se repetem são: pranchar os fios para eles se aproximarem do liso ou usar o secador para manter o “natural” e acabar ficando com os fios volumosos e sem definição.
Nenhuma dessas finalizações está errada, afinal, cada um decide o que é melhor para si mesmo. Porém, não dá pra fugir do fato de que as onduladas precisam de mais dicas que valorizem o seu tipo de fio.
Por isso, separamos alguns pontos para você aprender como realçar as ondas dos fios e honrar suas madeixas do jeitinho que elas são. Aproveite nossas dicas e boa leitura!
Leveza é a palavra chave quando falamos de fios ondulados
O primeiro ponto que se deve ter em mente quando falamos de cabelos ondulados é sobre as necessidades que esse fio apresenta. As principais características que os fios identificados pelo tipo 2 (2A, 2B, 2C) possuem são: raiz lisa, comprimento com ondulações, estrutura fina e tendência a oleosidade.
Esse combo de peculiaridades exige alguns cuidados para que os cabelos não se tornem pesados, sem volume e mais oleosos do que de costume. E é aqui que a palavra leveza ganha sua força. É a partir de produtos leves que o fio ondulado consegue sua melhor forma.
Primeiramente deve-se investir num Shampoo sem Sal (livre de sulfato) para realizar as lavagens de maneira eficaz, balanceada e sem risco de frizz e ressecamento, já que o fio é naturalmente mais fino e apresenta oleosidade concentrada no couro cabeludo.
O condicionador também representa um papel importante pois vai cuidar do condicionamento das pontas, que tendem a ser mais fragilizadas.
Ademais, fuja de produtos com muita concentração de óleo e/ou álcool. O primeiro pode intensificar a aparência oleosa e o segundo pode sugar toda a umidade das pontas. Invista em leave-ins com textura mais leitosa para manter a leveza nos fios!
Saiba o momento certo de mexer nas suas ondas
Por conta de sua estrutura naturalmente mais fina comparada a outros tipos de fio, o cabelo ondulado apresenta mais chances de sofrer com o frizz e sensação de aspereza. Contudo, estamos aqui para te ajudar com duas dicas que ajudam bastante a contornar esse tipo de problema.
Modelar o cabelo enquanto ele ainda estiver molhado é uma ótima maneira de fugir desse cenário. Depois de sair do banho, deixe a toalha ou secador de lado e dê espaço para o leave-in (não esqueça de escolher um que seja bem levinho).
Use os dedos ou um pente para espalhar delicadamente o creme da raiz até as pontas. Feito isso, amasse o comprimento com as mãos ou com uma toalha e, por fim, finalize com a secagem.
Aproveite esse momento de finalização para arrumar e mexer bastante nos seus fios, pois após isso é recomendado que você não fique encostando neles a todo instante. Nossa segunda dica é a respeito das passadas de mão que damos no cabelo ao longo do dia.
Os dedos são exímios condutores de oleosidade e podem intensificar problemas como o frizz, por conta da fricção, que machuca as escamas do fio.
Portanto, capriche na finalização e evite ficar passando a mão ou escovando o cabelo ao longo do dia. Garantimos que faz a diferença!
Leia também: Tem cabelo ondulado, mas quer alisar? Conheça a Escova Orgânica!
Fitagem e difusor são grandes aliados de cabelos ondulados
Se você é ondulada e quer opções com eficácia comprovada para definir suas ondas, experimente a técnica de fitagem e invista num difusor.
A fitagem nada mais é do que um método de finalização que requer apenas um bom leave-in, suas mãos e uma toalha. Basta dividir o cabelo em seções, aplicar o leave-in, pentear da raiz até as pontas com o auxílio dos dedos e separar as mechas como se fossem fitas.
Depois de separar as fitas, basta pegar uma toalha de algodão e amassar as pontas do cabelo em direção ao couro cabeludo para fixar as ondulações. Para o acabamento ficar ainda melhor e mais despojado, jogue todo o cabelo para frente e continue amassando delicadamente as mechas com as mãos ou com a toalha.
Independente da finalização que você optar, saiba que o difusor é o aparelho que vai permitir a secagem e destacar ainda mais o contorno das mechas. Fora o fato de ele agredir menos a fibra capilar, já que sua tecnologia permite o controle de ar quente direcionado ao couro cabeludo.
E você, leitora? Conta pra gente nos comentários como você realça suas ondas! <3