Ícone do site Escova Organica Sem Formol

Cuidados com o couro cabeludo: fios mais lindos e saudáveis

cuidados com o couro cabeludo

Quando se fala em embelezamento capilar, a primeira coisa que vem à cabeça são os cuidados com os fios e, com eles, todos os produtos e tratamentos que vão garantir cabelos lindos e saudáveis. 

Porém, em meio a essa preocupação com a aparência das madeixas, muitos se esquecem de um pequeno detalhe que faz toda a diferença para um bom acabamento capilar, os cuidados com o couro cabeludo. Afinal, se o couro não for tratado da maneira correta, e não conseguirá absorver com eficácia as máscaras, receitas caseiras e os demais tratamentos feitos nos fios. 

Mas por onde eu posso começar? O que devo mudar na minha rotina de haircare? Essas e outras dúvidas serão esclarecidas nesse texto. Abra seu bloquinho e anote todos os cuidados com o couro cabeludo que precisamos para ter fios mais lindos e saudáveis! 

A lavagem conta muito

O ato de higienizar os fios é muito “mecânico” na maioria dos casos. A gente entra no banho já sabendo o que tem que ser feito e, por isso, diversas vezes não prestamos atenção em como estamos manuseando nossos fios e nosso couro cabeludo

A primeira dica é justamente a respeito desse manuseio. É imprescindível agir com delicadeza no momento da higienização, massageando o couro levemente com o shampoo e tendo bastante cuidado para não arranhá-lo e causar alguma ferida. 

Inclusive, opte por shampoos e condicionadores sem sal pois eles possuem uma composição mais suave e menos agressiva à saúde da pele e das madeixas. Feita a aplicação, capriche no enxágue para que nenhum resíduo se acumule na superfície do couro e, consequentemente, cause o entupimento dos poros

Proteja o couro contra o calor excessivo

Já não é mais novidade para ninguém que altas temperaturas definitivamente não dão um match com os cabelos, certo? Isso também vale quando falamos de couro cabeludo. 

Vamos começar repensando nos banhos de água quente. A água por si só já interfere na produção de oleosidade natural do couro, tanto é que o mais indicado é lavar os cabelos dia sim, dia não. Agora, quando a água quente entra em contato com o couro cabeludo, a oleosidade tende a ser produzida desenfreadamente, podendo inclusive incentivar a queda capilar

Leia também: 5 alimentos para evitar a queda capilar

Outro cenário não tão distante e que também envolve calor excessivo é quanto ao uso de secadores, pranchas e modeladores. É extremamente importante utilizar um protetor térmico para proteger os fios de queimaduras e manter uma distância segura entre a ferramenta de calor utilizada e o couro cabeludo. 

Tendo tudo isso em mente, o ideal é lavar os fios com água morna ou fria e usar o secador a 20 centímetros do couro. Quanto a prancha e modelador, manter 1,5 centímetro de distância já é um bom caminho. 

Drible a descamação

Seja por acúmulo de resíduos ou por ressecamento, a descamação do couro cabeludo é um problema comum, mas que pode ser evitado tomando alguns cuidados. 

A principal causa da descamação é decorrente ao ressecamento do couro devido ao tempo seco ou como consequência de banhos muito quentes. Para contornar isso, basta conversar com um profissional de confiança e adquirir um hidratante para a região do couro cabeludo, que vai equilibrá-lo novamente e desobstruir seus poros. 

Em contrapartida, máscaras e leave-ins de tratamento para os fios também podem contribuir para o aparecimento de caspa se forem usados de forma incorreta. É importante se lembrar de que esses produtos são destinados para o comprimento e pontas dos cabelos, portanto, devem ser aplicados apenas nesse perímetro, nunca diretamente no couro

Alimente-se bem

Por último, mas não menos importante, para alcançar bons resultados tanto na pele quanto nos cabelos, é indicado ter uma alimentação balanceada

Uma dieta rica em aminoácidos, proteínas, ômega-3 e zinco é tudo que o cabelo precisa para alcançar um visual bonito e saudável. Esses nutrientes, respectivamente, ajudarão no fortalecimento, crescimento, hidratação e redução da oleosidade excessiva. 

Por isso, investir em carnes, ovo, leite, nozes, trigo, frutos do mar e óleos funcionais é mais do que recomendado se você se importa com a sua saúde e com a saúde dos fios. 

O que achou das nossas dicas, leitora? Conta pra gente quais são os seus cuidados com o couro cabeludo! 

Sair da versão mobile