Ícone do site Escova Organica Sem Formol

Dicas de salão: como pintar o cabelo em casa sozinha

dicas de salão como pintar o cabelo em casa sozinha

Dentre as inúmeras possibilidades de mudar o visual, pintar o cabelo em casa segue sendo a opção mais clássica e mais procurada quando alguém pensa numa grande transformação

Se o seu intuito for pintar os cabelos de loiro, de preto, de ruivo ou de rosa, uma coisa é certa: mudar a cor dos fios é algo que mexe positivamente com a harmonia do rosto, permitindo que você se enxergue com um novo olhar. 

Apesar disso, não é todo mundo que dispõe de tempo e dinheiro para realizar essa grande mudança em um salão de beleza. Além de que, muitas pessoas não se sentem 100% seguras em realizar a transformação com terceiros, seja por traumas antigos ou por fatores externos. 

Se você que está lendo esse texto se identifica com alguma dessas opções, fique tranquila! É possível sim pintar o cabelo em casa com a mesma qualidade de um salão de beleza! Basta ter cuidado e investir nos produtos certos.  

Separamos neste texto algumas dicas mais do que especiais para pintar sozinha, no conforto de casa e sem prejudicar a saúde dos fios. Quer saber como? Então separa seu bloquinho de notas e veja o conteúdo que preparamos a seguir! 

Separe os itens necessários e faça o teste de mecha

Antes de pintar o cabelo, é necessário organizar o ambiente com tudo o que você vai precisar para realizar a transformação. Sem contar, é claro, da avaliação do fio antes de submetê-lo à uma química. 

O primeiro passo é escolher o tipo de tingimento. Enquanto as tintas agem diretamente na fibra e são capazes de mudar permanentemente a cor dos cabelos, os tonalizantes apenas depositam o pigmento sobre os fios, sendo mais suaves e com uma durabilidade um pouco menor.

Após essa escolha, é necessário investir nos acessórios adequados para o processo de coloração. É bacana adquirir um pente fino, um pincel para aplicar a tinta, luvas de plástico para proteger as mãos e uma cumbuca para depositar a mistura. 

Com tudo preparado, está permitido dar início ao método de coloração. Lembre-se que a realização do teste de mecha é imprescindível antes de pintar o cabelo, já que ele será responsável por avaliar se o seu fio está apto ou não para receber a química. 

Distribua a tintura por todo o perímetro capilar e respeite o seu tempo de ação

Se os seus fios passarem no teste de mecha sem nenhuma reação alérgica, você pode pintar o cabelo sem receio. Basta respeitar cada etapa e fazer tudo com o máximo de cuidado possível. 

Comece dividindo o cabelo em quatro partes usando um pente fino para te auxiliar nas demarcações. Faça uma risca da testa até a nuca e outra da orelha esquerda até a orelha direita. Vale aplicar condicionador, em volta do cabelo para evitar manchas na pele. 

Com o pincel, comece pela nuca, depois nas laterais do cabelo e, por fim, no topo da cabeça. Feito isso, você pode passar o foco à raiz. Distribua o produto por ela, seguindo às laterais e finalizando no topo. A dica é deixar as têmporas e a franja para o final. 

Após toda a tintura ser distribuída de maneira uniforme, aguarde o tempo de ação indicado pelo fabricante. Não deixe o produto por mais tempo ou menos tempo, ok? Isso pode afetar o resultado. 

Potencialize o brilho e recupere os nutrientes perdidos em meio ao procedimento

Uma ótima dica para intensificar o brilho dos fios após a coloração é adicionar um pouco de água gelada à mistura quando faltar 15 minutos para o enxágue final. 

Basta massagear os cabelos como se estivesse aplicando um shampoo e enxaguar abundantemente com água fria, uma vez que a temperatura auxiliará no fechamento das cutículas e garantirá aquele brilho exuberante. 

O ritual não acaba por aqui! Durante esse processo é normal que os cabelos fiquem um pouco ressecados, já que as substâncias químicas presentes na coloração conseguem roubar água e nutrientes essenciais à fibra capilar. 

Para evitar os possíveis sinais de ressecamento, é fundamental aplicar uma boa Máscara de Hidratação para recuperar a umidade e os nutrientes perdidos. Assim, a fibra capilar volta a ficar equilibrada e os fios adquirem um aspecto sedoso e cheio de vida. 

O cronograma capilar é essencial aos fios quimicamente tratados!

Independente do procedimento químico que você realizar nos cabelos, é imprescindível providenciar a organização de um cronograma capilar que atenda às novas necessidades do seu fio. 

Por isso, converse com um profissional de confiança e peça indicações de linhas e produtos de tratamento que recuperem o seu cabelo dos efeitos da química e prolonguem o visual bonito e cheio de vida. 

Agora é com você, leitora! Gostou das nossas dicas de salão para pintar o cabelo em casa? Fazer uma transformação, sozinha, nunca foi tão fácil, né? Acessando a página inicial do nosso blog, você confere mais conteúdos relacionados ao universo capilar. Te esperamos! <3

Sair da versão mobile