A ação dos agentes externos sob os cabelos saudáveis é muito citada em textos e conversas sobre haircare, mas são poucos os que realmente sabem sobre sua origem e funcionamento. Os agentes externos ou radicais livres podem estar por todos os lugares, mas se concentram principalmente em ambientes abertos, fora de sua casa.
A poluição das grandes metrópoles é um ótimo exemplo a ser citado. As toxinas presentes nas ondas de poluição flutuam no ar e conseguem “grudar” em nossas madeixas em meio a uma rotina agitada. O calor e os raios UV também são grandes exemplos de agressores externos, uma vez que são capazes de queimar o couro cabeludo e retirar a umidade dos fios.
Quando se tornam frequentes, essas agressões podem interferir no semblante saudável do fio e danificá-lo em níveis superiores. Ao chegar nesse ponto, os cabelos precisarão de cuidados especiais para recuperar sua força e vitalidade.
Um tratamento que está ganhando cada vez mais popularidade quando pensamos em cabelos danificados é o preenchimento capilar.
O preenchimento surgiu para dar um up nas estruturas do fio e recuperar as madeixas contra os danos externos. Para saber mais sobre essa técnica e conhecer todos os seus benefícios, continue a leitura e aproveite nossas dicas!
O que é Preenchimento Capilar?
O preenchimento capilar é um tratamento que tem como função melhorar a aparência dos fios secos, finos e danificados devido a agentes externos (poluição, calor, raios UV, vento e umidade) ou procedimentos químicos. Internamente, a técnica funciona como uma reconstrução, mas seus resultados visuais se assemelha a um tratamento de hidratação.
Em outras palavras, a ação do tratamento visa recuperar a força dos fios através de uma reconstrução potente dada às três zonas capilares: córtex, cutícula e superfície. O resultado são cabelos resistentes, cheios de brilho, com toque macio e mais volumosos.
Apesar de ser um procedimento simples e rápido, o preenchimento capilar deve ser feito num salão de beleza ou com o auxílio de um profissional para que seja feita a aplicação correta do produto.
Normalmente, os resultados já podem ser vistos logo após a primeira aplicação e, para mantê-los, basta seguir com um cronograma capilar e sempre caprichar nas hidratações.
Benefícios e indicações do tratamento
Os benefícios promovidos pelo tratamento de preenchimento capilar são melhor aproveitados por cabelos finos, fracos e extremamente quebradiços. A ação conjunta da reconstrução com a hidratação é capaz de restaurar as estruturas internas do fio e devolver a maciez e vitalidade perdidas.
O tratamento também é uma ótima opção para quem tem cabelos ralos e anda sofrendo com a queda excessiva, uma vez que a recuperação da massa capilar e a estimulação de um crescimento saudável são mais alguns benefícios garantidos pelo preenchimento.
Leia também: Queda de cabelo? Veja as possíveis causas
A frequência do tratamento varia muito de pessoa para pessoa. Se os fios se encontram extremamente danificados, o preenchimento é indicado a cada 15 dias. Do contrário, o cuidado pode ser feito sempre que você sentir que os cabelos precisam de uma restauração geral.
Preenchimento Capilar vs Implante Capilar
Por contar com ativos que atuam sob a queda capilar, o preenchimento é constantemente confundido com o implante capilar, mas é importante entender que as duas técnicas são bastante distintas.
Apesar do preenchimento aprimorar o crescimento dos fios e recuperar a força perdida devido aos danos causados por agentes externos, a técnica não passa de um tratamento simples e com prazo de validade, ou seja, de tempos em tempos é preciso realizar o seu “retoque” para manter a vitalidade das madeixas.
Portanto, o preenchimento não é um tratamento específico para calvície ou queda excessiva, e sim um cuidado extra para fortalecer a estrutura do fio.
Já o implante capilar é uma cirurgia realizada no couro cabeludo que, inclusive, depende de uma recomendação médica para ser feita. O procedimento consiste em retirar alguns folículos capilares da região da nuca e implantá-los nas áreas que apresentam mais probabilidade a queda.
Tudo é realizado com o máximo cuidado para respeitar o crescimento natural dos fios e, em 10 meses, o couro já está recuperado e como se nunca tivesse sofrido com calvície.
Gostou de conhecer mais sobre o preenchimento capilar, leitora? Deixe aqui nos comentários os procedimentos que você já fez para recuperar a força dos cabelos! 🙂