Seja na cultura pop ou no universo audiovisual como um todo, os cabelos loiros e alinhados sempre estiveram em um papel de destaque, fazendo com que, pelo menos alguma vez na vida, o visual se tornasse um must have entre as amantes de moda, beleza e lifestyle.
Porém, quem vê esse estilo de cabelo na tela das TVs, nem imagina o caminho que deve ser percorrido para alcançá-lo. Afinal, muitas vezes, esses fios devem passar por dois métodos químicos diferentes: a descoloração e o alisamento capilar.
Pensando em solucionar as principais dúvidas a respeito desse combo de procedimentos, separamos nesse post algumas informações sobre o realinhamento capilar para cabelos loiros. Por isso, se você sonha em alcançar esse visual, separe um papel e uma caneta e dê uma boa olhada no que preparamos a seguir!
Afinal, o realinhamento pode ser feito em um fio que já possui química?
As pessoas que sonham em ter madeixas lisas e loiras podem comemorar! Sim, é possível realinhar os cabelos previamente descoloridos, desde que exista um período de tratamento entre um procedimento e outro.
É preciso levar em conta que os clareamentos, querendo ou não, representam técnicas agressivas à saúde capilar. As substâncias presentes no procedimento são capazes de retirar água e alguns nutrientes essenciais ao equilíbrio dos fios, sendo imprescindível um cuidado posterior.
Em contrapartida, os métodos de realinhamento são responsáveis por fechar as cutículas da fibra capilar. Portanto, se o cabelo for selado enquanto estiver ressecado e poroso, não existirá tratamento que dê jeito em sua estrutura. O ideal é descolorir, montar uma agenda de cuidados e, só após isso, submeter os fios ao processo de alisamento.
O que vem primeiro: o realinhamento ou a descoloração?
Quando se fala em descolorações e alisamentos, muitas especulações são realizadas a respeito dessa combinação de procedimentos. Uma das principais é a respeito da cor das madeixas. Muitas pessoas relatam que a progressiva, quando aplicada sob os cabelos descoloridos, compromete a tonalidade dos fios loiros.
Enquanto alguns dizem que o procedimento deixa os fios alaranjados, outros declaram que a técnica clareia ainda mais as madeixas. Sim, existe o risco do alisamento interferir na cor dos cabelos, mas isso só tende a acontecer quando a técnica é realizada com produtos de qualidade duvidosa e sem um intervalo de tempo entre um procedimento e outro.
Para não correr esse risco, é indicado realizar o realinhamento com alisantes matizadores, como é o caso da Select Blond da marca Prohall Cosmetic, um produto de realinhamento capilar que, além de alisar os cabelos, também é responsável por suavizar os tons amarelados, uniformizar a cor e realçar o brilho dos fios loiros.
Quais são os cuidados necessários após os procedimentos?
Os cuidados com os cabelos devem começar antes de qualquer procedimento realizado. É imprescindível que os fios estejam equilibrados tanto antes da descoloração, quanto depois do alisamento. Assim, as madeixas permanecem com a saúde em dia e ficam livres de cortes químicos ou outros danos extremos.
Uma boa dica é conversar com um profissional antes de realizar qualquer técnica capilar. Assim, é possível fazer um diagnóstico mais profundo e descobrir quais são as principais necessidades do seu fio. Feita essa avaliação, serão recomendados os melhores produtos de tratamentos para a sua estrutura capilar.
Além das hidratações, nutrições e reconstruções, que, respectivamente, serão responsáveis por recuperar umidade, vitaminas, lipídios e proteínas, também é importante investir em Shampoos e Máscaras Matizadoras, que são enriquecidas com pigmentos na cor violeta e têm a função de neutralizar os tons amarelados dos fios loiros.
Leia também: Rotina de cuidados pós-química (indispensáveis)
Agora é com você, leitora! Conta pra gente nos comentários se conseguimos esclarecer todas as suas dúvidas a respeito do realinhamento capilar para cabelos loiros! É importantíssimo para nós receber esse feedback de vocês! <3