Você sabe identificar quando o seu cabelo precisa de uma Reconstrução Capilar? Não? Então deixa que a gente te ajuda a descobrir!
Normalmente, quando o fio está danificado, ele começa a dar alguns sinais que apontam esse possível desequilíbrio. Fragilidade, porosidade, ressecamento, quebra e queda são exemplos comuns desses indicadores.
Inclusive, uma das principais características da fibra capilar danificada é não conseguir reter água e nutrientes essenciais para o seu bem-estar. Suas cutículas estão tão abertas, que não conseguem absorver as substâncias necessárias para o seu equilíbrio, sendo necessário uma reparação poderosa que consiga balanceá-las novamente.
Todos esses indicadores aparecem para reforçar a falta de um tratamento reconstrutor. Nesse post, separamos tudo que você precisa saber sobre essa etapa tão importante do cronograma capilar. Por isso, se você sente seus fios danificados e deseja conhecer um pouco mais sobre os benefícios da Reconstrução Capilar, fique de olho no que vem a seguir!
O que é e para que serve o tratamento de Reconstrução?
A Reconstrução é um dos tratamentos mais importantes do cronograma capilar, mas antes de entender do que se trata esse cuidado, é necessário compreender o que antecede a sua realização.
Quando o cabelo é submetido a químicas capilares ou quando ele é exposto com frequência a agentes externos – como calor, umidade e poluição, por exemplo -, ele tende a perder água e nutrientes essenciais ao seu equilíbrio e bem-estar.
A queratina simboliza um belo exemplo desses nutrientes perdidos. Responsável pela sustentação dos cabelos, a proteína constitui 90% do fio e apresenta como sua principal função promover mais força e resistência às madeixas. Através da queratina, a estrutura capilar torna-se muito mais firme e preparada para enfrentar os danos diários.
O tratamento de Reconstrução é indicado quando essa proteína está em falta na fibra capilar e, consequentemente, quando o fio assume um semblante fraco e quebradiço. Sua finalidade é repor queratina, regenerar a massa perdida e reconstruir os danos sofridos pelos cabelos.
É através desse tratamento que a estrutura capilar volta a assumir uma postura firme, forte e menos propícia aos quadros de quebra e queda.
Quais são os benefícios da Reconstrução Capilar?
Como pontuamos logo acima, um dos principais benefícios do tratamento reconstrutor é repor a queratina perdida pela fibra capilar e regenerar a massa dos cabelos. Mas como isso reflete na saúde dos fios?
Uma vez regenerada a massa capilar, as madeixas tornam-se muito mais resistentes às agressões externas e ficam mais firmes no couro cabeludo, fazendo com que os quadros de enfraquecimento, queda e quebra sejam reduzidos consideravelmente.
Inclusive, devido a esse motivo, a reconstrução representa um dos primeiros tratamentos recomendados após a aplicação de alguma substância química capilar. Como alguns componentes favorecem o enfraquecimento do fio, a reconstrução vem para retardar os danos extremos e, assim, preservar a vitalidade dos fios
Além desses benefícios principais, a Reconstrução também atua na reparação das áreas danificadas do cabelo. Uma vez recuperada, a queratina se desloca para os pontos mais desgastados do fio a fim de regenerá-los, restaurando o seu equilíbrio.
Leia também: Como fazer um home care capilar
Como realizar o tratamento reconstrutor?
A Reconstrução Capilar pode ser realizada através da aplicação de máscaras e ampolas reconstrutoras ou por meio da técnica de Cauterização Capilar. Tudo dependerá do quão danificado o cabelo estiver!
A aplicação de máscaras ou ampolas reconstrutoras é indicada para cuidados rotineiros, como em um cronograma capilar, por exemplo. Em geral, esses produtos são enriquecidos com todas as proteínas e aminoácidos que o fio precisa para se manter forte e saudável. Basta aplicar o cosmético durante o banho, aguardar o seu tempo de ação e enxaguar totalmente.
Já a Cauterização Capilar, por sua vez, é recomendada em casos mais graves, sendo considerada a última solução para salvar os fios danificados. O procedimento consiste em regenerar os danos severos injetando queratina líquida pura diretamente na fibra capilar.
Normalmente são utilizadas ferramentas de calor para selar o tratamento no interior dos fios, portanto, a técnica deve ser feita apenas por profissionais qualificados.
Independente do método escolhido, é de suma importância reforçar que o tratamento de Reconstrução deve ser realizado apenas uma vez por mês ou, no máximo, a cada 15 dias. Por devolver massa à estrutura capilar, reconstruções frequentes tendem a enrijecer o fio e favorecer um efeito rebote, ou seja, favorecer a sua quebra.
Leia também: Cronograma capilar para cabelos com progressiva
E você, leitora? Já inseriu o tratamento de Reconstrução em sua rotina de cuidados com os fios? Conta para a gente nos comentários se o cuidado já faz parte do seu cronograma capilar! 😉