As químicas capilares são, sem dúvidas, as técnicas mais procuradas nos salões de beleza ao redor do mundo. Afinal, todos amamos mudanças no visual. E quando se fala nesse assunto, é muito fácil idealizar um novo cabelo, seja um novo corte, uma nova cor e/ou uma nova textura.
A química traz mudanças positivas à nossa autoestima e aos nossos cabelos, isso é inevitável. Porém, como tudo nessa vida, ela também tem o seu lado negativo. Devido às suas substâncias, a química capilar deve ser usada com cautela e os fios devem sempre ser supervisionados.
Uma vez que você realizar alguma coloração e/ou alisamento, é de suma importância compreender que a partir desse momento será necessária uma série de cuidados para manter a beleza e saúde dos fios.
Para nortear melhor você, leitora, criamos uma rotina de cuidados pós-química que será indispensável se o seu objetivo é prolongar o efeito do procedimento realizado nos fios e garantir um cabelo saudável e equilibrado. Abra seu bloco de notas e registre nossas dicas!
Invista numa boa linha pós-química
Nós sabemos que realizar uma química por si só já é um bom investimento, especialmente se você fizer a aplicação e a finalização em algum salão de beleza. Mas isso não anula o fato dos seus cabelos terem sido danificados em meio a esse processo e necessitarem de uma injeção constante de nutrientes e vitaminas.
Por isso, além do investimento no procedimento, também é necessário investir em produtos que vão manter a saúde dos fios em dia. No mercado da beleza existem inúmeras linhas pós-química disponíveis para todo tipo de fio.
Normalmente, os produtos que constituem essas linhas possuem fórmulas enriquecidas com todas as vitaminas, proteínas, nutrientes e aminoácidos que auxiliarão no equilíbrio da fibra capilar. Basta conversar com um profissional de confiança e pedir orientação quanto a escolha da melhor linha para o seu cabelo.
Hidrate o seu cabelo e monte um cronograma capilar
Mais um motivo para investir numa linha para cabelos quimicamente tratados é devido às máscaras e ampolas de hidratação. Hidratar o cabelo é algo essencial no pós-química, já que, durante o procedimento, os fios perdem água e nutrientes necessários para manter sua maciez e o seu pH equilibrado.
A hidratação deve aparecer semanalmente para quem possui cabelos coloridos e alisados. É interessante adquirir máscaras e ampolas que contenham mel, abacate e manteiga de karité na composição, pois são ingredientes altamente nutritivos e hidratantes.
Se o seu o intuito é potencializar o tratamento e atingir melhores resultados, recomendamos a organização de um cronograma capilar para também administrar nutrições e reconstruções em sua rotina. Analise e estude suas madeixas para entender quais são suas necessidades.
Leia também: Tudo sobre cronograma capilar
Proteja seus fios do calor
Não vamos fazer rodeios: se você fez alguma química capilar recente, evite o uso de ferramentas de calor. Compreendemos que os secadores, modeladores e pranchas são nossos melhores amigos no momento de finalizar os fios, mas altas temperaturas devem ser evitadas quando o seu cabelo estiver fragilizado.
Colorações e alisamentos tendem a deixar os fios mais ressecados. Lembram-se que os fios perdem água e nutrientes durante o procedimento? Pois bem, se os cabelos já estão previamente ressecados, a última coisa que devemos fazer é colocá-los em contato com o calor, já que isso pode acarretar em mais ressecamento e, com isso, tornar o fio quebradiço.
Se mesmo com todo esse aviso, o uso ainda for indispensável, então não deixe de utilizar algum produto termoprotetor (como defrizantes, por exemplo) e um finalizador com proteção solar. Dessa forma o seu fio estará envolto de uma camada protetora que vai protegê-lo contra altas temperaturas e raios UV.
Lembre-se!
Use químicas, mas com moderação e sempre respeitando o tempo de recuperação do seu fio. Um cabelo realmente bonito é um cabelo bem cuidado!
Gostou das nossas dicas, leitora? Conta pra gente nos comentários como é a sua rotina de cuidados pós-química! 🙂