Dentre todos os produtos que oferecem um cuidado diário aos fios, o condicionador representa um dos mais importantes. É ele quem fica responsável por desembaraçar as mechas rebeldes, reequilibrar o pH dos cabelos e garantir um semblante sedoso e luminoso às madeixas.
Porém, apesar de ser considerado um produto tão importante e tão popular, nem todo mundo conhece a verdadeira finalidade do item. Muitos têm uma visão bastante distorcida a respeito de seu uso e acabam aplicando o produto de uma forma completamente errada sob os fios.
Nesse post separamos algumas dicas essenciais sobre como utilizar o condicionador corretamente. Portanto, se você não abre mão de estar sempre atualizada sobre os truques do universo da beleza, fique de olho no que preparamos a seguir!
Opte por aqueles que atendem às necessidades do seu fio!
O condicionador é considerado uma peça chave no banheiro de qualquer pessoa que se preocupa com a saúde capilar. É ele quem vai recuperar a maleabilidade dos fios e auxiliar no fechamento das cutículas. Portanto, o seu uso é indispensável dentro das rotinas de tratamento.
Muitas ainda têm a preocupação de que o produto consiga potencializar a oleosidade excessiva das madeixas, mas isso é puro mito e o item não deve ser retirado dos cuidados diários. Assim como existem máscaras e shampoos para diferentes tipos de cabelo, o condicionador não fica para trás e também é oferecido de diversas formas.
A melhor maneira de acertar na escolha do condicionador é fazendo um diagnóstico das necessidades do seu fio. Se, porventura, o seu cabelo for oleoso, aposte em fórmulas mais fluidas e levinhas. Já se o cabelo for seco ou estiver ressecado, invista em condicionadores com uma fórmula mais cremosa e espessa para recuperar a maciez perdida.
Leia também: Cabelos ressecados? Entenda como recuperar os fios
Aplique-o apenas após a máscara de tratamento!
Ao contrário do que muita gente imagina, nem sempre o condicionador deve ser aplicado após o shampoo. Em dias de manutenção e limpeza, o produto precisa sim aparecer logo depois da lavagem, mas isso nem sempre deve acontecer. Nos dias em que for feito um tratamento, o produto tem que ser utilizado apenas após a aplicação da máscara!
O motivo disso está ligado ao fato do condicionador favorecer o fechamento das cutículas. Se as cutículas estiverem fechadas no momento em que a máscara for aplicada, o tratamento oferecido por ela não conseguirá penetrar corretamente na fibra capilar, colocando em xeque todo o cuidado dedicado aos cabelos.
O correto é lavar os fios com shampoo, aplicar a máscara ou ampola de tratamento, aguardar o tempo de ação, enxaguar e só depois aplicar o condicionador. Assim, a fibra absorve o tratamento e depois tem suas cutículas seladas como uma forma de prolongar o cuidado.
Lugar de condicionador é do comprimento às pontas!
Outro erro bastante comum é aplicar o condicionador por todo o perímetro capilar. Por se tratar de um produto desenvolvido para recuperar a maleabilidade dos fios, o condicionador deve ser aplicado apenas do comprimento às pontas, sempre evitando a raiz.
Quando o produto entra em contato com o couro cabeludo, ele pode desestabilizar as glândulas sebáceas da região e, aí sim, potencializar a oleosidade capilar, favorecendo a produção de óleo e o aparecimento de dermatites e caspas.
Por isso, no momento de aplicar o produto, certifique-se de que ele está sendo depositado apenas do comprimento às pontas. Uma dica para aprimorar a sua ação sob os fios é passar os dedos entre os cabelos e, após o desembaraçamento, enluvar as mechas com o produto para que a fibra capilar absorva melhor as suas propriedades.
Leia também: Quais são os cuidados essenciais para cabelos oleosos?
Enxágue abundantemente com água fria!
Por último, mas não menos importante, tenha certeza de que todo o produto foi retirado dos fios após a aplicação. O acúmulo de resíduos no couro cabeludo é outro fator que contribui para a oleosidade excessiva. Portanto, depois de aplicado, enxágue os fios abundantemente com água fria.
A água fria é necessária pois ela consegue intensificar o brilho dos fios e também contribui para o fechamento das cutículas, que devem estar bem fechadinhas após receber um tratamento. Acredite, esse cuidado faz a diferença!
Agora é com você, leitora! Conta pra gente nos comentários se você já sabia utilizar o condicionador corretamente nos cabelos! Estamos ansiosos para saber! 😉