Você sabia que a finalização dos cabelos oferece benefícios tanto para o exterior dos fios, quanto para o interior da fibra capilar?
Dependendo do produto que for utilizado para finalizar os cabelos, a etapa de finalização é capaz de intensificar os demais tratamentos do cronograma capilar e até mesmo auxiliar na reposição nutritiva.
Esse é o caso do óleo reparador, um produto de finalização cuja principal função é restaurar os danos causados pela porosidade e ressecamento e, dessa forma, conferir mais vitalidade às madeixas.
Neste post, contamos quais são os benefícios do óleo reparador para os fios e como o produto deve ser usado nas rotinas de cuidado. Quer saber mais? Então se liga no conteúdo a seguir!
O que é e para que serve o óleo reparador?
Desenvolvido com a missão de regenerar as agressões causadas por substâncias químicas e agentes externos, o óleo reparador tem o potencial de revitalizar as áreas fragilizadas do cabelo, suavizando os sinais de ressecamento, porosidade e enfraquecimento.
Dentre os principais ingredientes disponíveis em sua fórmula, conseguimos encontrar o óleo de argan, o óleo de coco ou um mix de vários óleos vegetais.
Portanto, podemos dizer que o produto é um ótimo potencializador do tratamento de nutrição, já que auxilia a repor os nutrientes perdidos pela fibra capilar.
Sua atuação é mais eficaz nas pontas dos cabelos, já que elas representam uma região do fio mais propensa a perder substâncias importantes.
O resultado do tratamento realizado pelo óleo reparador proporciona muito mais sedosidade, força e vitalidade às áreas danificadas.
Quais são os benefícios do produto?
Hidratação e nutrição são os principais pilares do óleo reparador. Além de preservar o manto hidrolipídico, o produto também tem o potencial de ajudar na reposição de vitaminas, proteínas e aminoácidos perdidos pela fibra capilar, suavizando os sinais de ressecamento e opacidade.
O óleo reparador também apresenta uma poderosíssima ação protetora, já que consegue construir uma película de proteção em volta do fio.
Essa camada protetora será responsável tanto pela neutralização dos danos causados por radicais livres, quanto pela atenuação das altas temperaturas emitidas pelas ferramentas de calor.
Outro benefício que merece ser reforçado é a selagem das cutículas. Justamente devido a essa camada protetora, o óleo reparador também é responsável por realinhar as cutículas e, dessa forma, evitar que a fibra capilar venha a perder nutrientes de forma desnecessária.
Como usar o óleo reparador nos cabelos?
O óleo reparador deve ser utilizado na finalização dos cabelos, que tende a acontecer logo após a higienização e tratamento das madeixas.
A forma como o produto pode ser aplicado dependerá das instruções do fabricante.
Alguns óleos reparadores podem ser utilizados com os cabelos úmidos, outros com os cabelos secos (após o uso do secador) e tem até mesmo aqueles que podem ser usados ao longo do dia.
Rico em Óleo de Argan, o Óleo Reparador de Pontas Sérum Absolut Oil da Prohall Cosmetic, por exemplo, pode ser utilizado nos cabelos secos ou úmidos e conta com uma ação umectante, que tem a missão de atenuar os quadros de ressecamento e rejuvenescer a estrutura capilar.
A chave para um bom resultado é não abusar na quantidade de produto. Se ultrapassar a dosagem, os fios podem assumir aquele aspecto sujo e pesado, portanto, a dica é concentrar o produto nas pontas e deixar só o excesso para o comprimento, evitando a raiz.
Confira abaixo um passo a passo genérico de como usar o óleo reparador:
1. Higienize os fios e retire o excesso de água com uma toalha.
2. Com os cabelos levemente úmidos ou secos, aplique uma pequena quantidade do óleo reparador na palma da mão.
3. Espalhe delicadamente sobre os fios, sempre evitando a raiz.
4. Finalize a gosto!
Saiba tudo sobre o cronograma capilar!
Agora que você já entendeu um pouquinho mais sobre o poder de finalização do óleo reparador, o próximo passo é mergulhar de vez no universo dos cabelos!
Acessando a página inicial do nosso blog, você confere todos os conteúdos que preparamos sobre o tema. Esperamos por você!