Você já ouviu falar sobre scab hair? Bastante comentado entre pessoas que passaram por procedimentos químicos sequenciais, o scab hair é um termo norte americano que se refere a um fio que nasce ou cresce mais seco, áspero e quebradiço do que o cabelo natural.
A condição tende a ser notada durante o período de transição capilar e é comumente encontrada em pessoas de cabelo cacheado ou crespo, que submeteram os fios a processos químicos de alisamento ou relaxamento
No entanto, apesar de existirem inúmeras teorias e até tratamentos para a condição, ainda há bastante controvérsia em torno do que é scab hair, por que ocorre e como tratá-lo.
Neste artigo, desmistificamos o tema e contamos tudo o que você precisa saber sobre o scab hair, contextualizando o que é a condição, suas causas e como tratar o cabelo danificado. Confira!
O que é scab hair?
Resumidamente, o scab hair é um fio de cabelo que já nasce com uma aparência seca, quebradiça e danificada.
Normalmente, ele está inserido dentro de um contexto onde a pessoa sofreu um corte químico – ou abandonou o uso de químicas de alisamento – e optou por dar lugar aos cabelos naturais.
O termo “scab hair” vem da palavra inglesa “scab”, que significa crosta ou casca. Isso porque sua textura é mais áspera e sua curvatura é um pouco mais aberta do que a curvatura do cabelo natural.
A condição é mais comum em pessoas que possuem cabelos cacheados ou crespos e que passaram por processos agressivos de alisamento ou relaxamento capilar – que visam alterar a estrutura molecular do fio através do uso de substâncias químicas.
Quais são as causas do scab hair?
Ainda há pouca pesquisa científica sobre scab hair, então a causa exata da condição ainda é desconhecida. No entanto, há várias teorias que sugerem que o scab hair se desenvolve após um procedimento químico de alisamento ou relaxamento capilar.
Desenvolvidos com substâncias químicas agressivas, esses procedimentos não só alteram a estrutura dos fios, como também favorecem a perda de nutrientes e deixam os cabelos mais propensos aos quadros de ressecamento, porosidade e quebra – características do scab hair.
Isso sem falar que, dependendo da potência da química, os procedimentos também podem danificar o folículo piloso e o couro cabeludo, causando alergias, feridas, descamação e até mesmo queimaduras.
No universo da beleza, existe uma teoria de que o scab hair é o resultado de danos no folículo piloso durante o processo químico.
O folículo piloso é a parte do cabelo que está abaixo da superfície do couro cabeludo. Quando o cabelo é alisado ou relaxado, os produtos químicos penetram no folículo e podem causar danos às células que produzem o cabelo. Esses danos podem afetar a textura e o aspecto do cabelo que cresce a partir desse folículo.
Vale dizer que, normalmente, o scab hair é notado durante a fase de transição capilar, que é quando a pessoa abandona o uso de químicas para permitir o desenvolvimento do cabelo natural.
Como tratar o scab hair?
A boa notícia disso tudo é que o scab hair é uma condição passageira, que pode ser tratada em casa. Basta apostar em cuidados especiais e investir nos produtos certos para o tratamento.
Realizar hidratações semanais é o primeiro cuidado que deve ser considerado. O uso de máscaras de hidratação é capaz de reparar o toque áspero do cabelo e recuperar a umidade que está em falta na fibra capilar, garantindo aos fios mais maciez, brilho e leveza.
Fazer massagens capilares com óleos vegetais também é um cuidado que pode ajudar a reverter essa condição. Além de preservar a hidratação dos fios, as massagens feitas com óleos vegetais no couro cabeludo estimulam o crescimento e ajudam a tratar os fios desde que eles começam a nascer.
Outro cuidado que vale a pena considerar é o uso de penteados protetores e finalizadores com proteção térmica.
Enquanto os penteados protetores (como tranças, twists e coques) vão deixar os fios mais resistentes aos danos externos, os finalizadores com proteção térmica vão impedir que o fio fique danificado durante o uso de aparelhos de finalização – como secadores, pranchas e modeladores.
Por último, mas não menos importante, evite a realização de novos procedimentos químicos (como alisamentos e relaxamentos) e corte os cabelos regularmente para remover as partes do fio que ainda estão danificadas e promover um crescimento mais saudável e uniforme.
Confira mais conteúdos de beleza em nosso Blog!
Gostou de saber mais informações sobre o scab hair? Agora que você já conhece a condição, fica muito mais fácil tratar os cabelos e evitar o desenvolvimento do quadro.
Acessando a página inicial do nosso Blog, é possível conferir mais conteúdos relacionados ao universo da beleza. Venha nos visitar!