A limpeza diária do rosto, realizada com um sabonete facial que atenda às necessidades da pele, é um dos passos mais importantes da rotina de skincare. É através dela que a pele fica livre da oleosidade excessiva, do acúmulo de impurezas e de outras sujeiras que interferem em uma absorção eficaz dos cremes aplicados posteriormente.
Porém, apenas essa limpeza diária não é o suficiente para higienizar o rosto por completo. O uso do sabonete facial retira somente a camada superficial de impurezas, fazendo com que a pele necessite de uma limpeza um pouco mais profunda para que os poros sejam desobstruídos da forma correta. Essa higienização intensa é garantida através da Esfoliação Facial e é justamente sobre ela que falaremos neste post.
Abaixo, explicamos como a técnica funciona e separamos 3 dicas para que você, amante de skincare, possa realizar a esfoliação dentro de casa, de forma infalível. Por isso, se você ama estar atualizada sobre as novidades do universo da beleza e não abre mão de aprender novas receitinhas caseiras, abra seu bloco de notas e faça uma boa leitura!
Primeiramente, o que é Esfoliação Facial?
A Esfoliação Facial é uma técnica de limpeza responsável por promover a desobstrução dos poros e por garantir a renovação celular da pele. O método é realizado a partir de dermocosméticos específicos, desenvolvidos com micropartículas esfoliantes, que são pequenos grânulos que auxiliam na remoção das impurezas acumuladas.
Além de proporcionar essa higienização profunda, a Esfoliação também é responsável por favorecer o fluxo sanguíneo do rosto, remover as células mortas que ficam na superfície da pele e suavizar a camada córnea. Esse combo de benefícios garante uma cútis muito mais lisa, uniforme, luminosa e com o toque macio.
Inclusive, é justamente através dessa retexturização, que a pele consegue absorver com muito mais eficácia os cremes, óleos e séruns utilizados nas rotinas de skincare, uma vez que se torna totalmente livre de resíduos que poderiam dificultar a absorção feita pelos poros.
O tipo de Esfoliação Facial Caseira deve conversar com as necessidades da sua pele!
A Esfoliação Facial é um tratamento autorizado para todos os tipos de pele, mas sua composição deve conversar com as necessidades de cada rosto. Em outras palavras, os ingredientes utilizados na formulação precisam atender ao que a pele pede, ou seja, se a cútis for oleosa, a esfoliação deve ser feita com ingredientes que auxiliam na matificação do rosto e por aí vai.
Para fazer uma Esfoliação Facial Caseira, você não precisa investir em produtos específicos. A maioria dos ingredientes usados nessas receitas podem ser encontrados em casa, na cozinha. Abaixo, separamos as receitas mais populares para cada tipo de pele:
Mel + Açúcar: ideal para controlar a oleosidade
Começando pelas peles oleosas, a esfoliação pode ser realizada usando uma colher de sopa de mel com uma colher de sopa de açúcar. A mistura deve ser aplicada sob o rosto levemente molhado com movimentos circulares. Após massagear a pele suavemente por 3 min, basta enxaguar com água fria e seguir com o ritual de skincare. O resultado é uma pele livre de células mortas, oleosidade excessiva e resíduos profundos.
Aveia + Mel: o combo que favorece a hidratação das peles secas
Já as peles secas conseguem ser beneficiadas por uma esfoliação à base de aveia e mel. A aveia é indicada para esse tipo de pele pois conta com propriedades que estimulam a produção de colágeno e, consequentemente, potencializam a hidratação do rosto. Basta misturar uma colher de aveia com uma colher de mel, aplicar no rosto levemente molhado, massagear e enxaguar. Após o procedimento, a pele tende a ficar muito mais firme e cheia de viço.
Mamão + Açúcar: a esfoliação perfeita para peles normais e mistas
O mamão conta com propriedades que hidratam e nutrem na medida certa, sendo uma alternativa ideal às peles normais e mistas, que já costumam ser mais balanceadas. Basta amassar metade do fruto, misturá-lo em uma colher de sopa de açúcar e aplicar no rosto úmido através de movimentos leves e circulares. Após a limpeza, é só enxaguar o rosto com água fria e corrente.
Pegue leve nas Esfoliações Faciais!
Apesar de ser necessária à renovação celular e promover a retexturização da cútis, deixando-a lisinha e uniforme, a Esfoliação Facial não deve ser realizada com frequência, sendo indicada de 2 a 3 vezes por semana às peles oleosas e acneicas e apenas 1 vez na semana às peles secas e sensíveis. Pegue leve na empolgação!
Quando realizada com frequência, a esfoliação pode se tornar maléfica à saúde da cútis. O excesso do procedimento pode remover a camada hidrolipídica da pele, deixando a epiderme super exposta aos agressores externos (radicais livres) e favorecendo a perda de umidade do rosto, deixando-o ressecado.
Ademais, as micropartículas (presentes nos esfoliantes convencionais) ou os grânulos de açúcar (encontrados nas receitas de esfoliações caseiras), podem provocar pequenos cortes e machucados na pele da face, deixando o rosto mais suscetível a infecções. Respeite os limites da sua cútis!
Hidrate e proteja a pele após a Esfoliação Facial
Independente se a esfoliação tiver sido feita com produtos específicos ou com ingredientes caseiros, a técnica deve ser finalizada com uma boa e poderosa hidratação. Além de ser o momento perfeito para aplicar produtos de tratamento – já que os poros estarão menos obstruídos -, o uso do hidratante também auxilia no combate ao ressecamento, que tende a aparecer quando limpamos a pele com afinco.
Ademais, se o procedimento tiver sido realizado durante o dia, a aplicação do protetor solar também precisa ser feita posteriormente, uma vez que a pele estará um pouco mais sensível do que o normal. Dessa forma, é possível evitar melasmas e outros danos causados pela radiação UV.
Leia também: Óleo facial: o poderoso aliado da nossa pele
Gostou das nossas dicas para fazer uma Esfoliação Facial Caseira, leitora? Conta pra gente nos comentários qual tipo de esfoliação é perfeita para a sua pele! Estamos ansiosos para saber! 🙂