Como escolher o tom certo do contorno facial

Como escolher o tom certo do contorno facial?

Se você é minimamente antenada no universo da maquiagem, provavelmente você já ouviu falar sobre contorno facial. 

O contorno facial é responsável por acentuar, afinar e até mesmo transformar as sombras naturais do nosso rosto, atuando como uma peça fundamental no momento de criar uma maquiagem social. 

Neste post, falamos um pouco mais sobre a técnica em questão e mostramos como escolher o tom certo do contorno facial, baseado no seu tom de pele e no resultado que você deseja alcançar. Quer saber mais? Então se liga no conteúdo preparado a seguir!

Primeiramente, o que é contorno facial?

O contorno nada mais é do que uma técnica de maquiagem cuja principal função é dar profundidade para algumas áreas do rosto – como bochechas, maxilar, testa e nariz, por exemplo. 

Inserido na técnica de “luz e sombra”, o contorno facial existe no universo da maquiagem desde o século XVIII, quando os maquiadores teatrais usavam tons mais escuros para dar dimensão ao rosto dos atores. 

Porém, foi entre as décadas de 2000 e 2010 que o contorno facial furou a bolha da maquiagem artística e ganhou forças na maquiagem social. 

Além de ter sido veiculada pelo renomado maquiador Max Factor, a técnica começou a assumir um papel de protagonismo quando foi popularizada pelas Kardashians, que usavam o contorno para acentuar e transformar os traços e sombras naturais de seus rostos. 

Como escolher o tom certo do contorno facial?

Preferencialmente, o contorno facial deve ser de dois a três tons acima do tom de pele natural da pessoa que estiver realizando a técnica. 

Porém, isso não é uma regra! Afinal, temos uma ampla gama de tons de pele ao redor do mundo, então pode ser que subir apenas dois tons não seja o suficiente para alcançar o resultado desejado. 

Em geral, em uma maquiagem social, o contorno é feito com tons amarronzados. Se o intuito for dar profundidade ao rosto, a nossa dica é optar por cores que tenham um subtom frio ou neutro

Agora, se o intuito for conquistar um resultado natural e que, além de criar dimensão, também dê um aspecto saudável ao rosto, a nossa dica é optar por cores com um subtom quente – como os bronzers, por exemplo, que oferecem aquele aspecto de uma pele queimada de Sol. 

Quais são os produtos de contorno?

O contorno facial pode ser feito com produtos em pó e com produtos cremosos. No mercado, é possível encontrar corretivos, sticks, pós compactos e até mesmo paletas específicas para contorno. 

A escolha do material vai depender do resultado que você deseja conquistar com a sua maquiagem e da facilidade que você tem no momento de se maquiar. 

Os produtos em pó, como pós compactos e paletas de contorno são ideais para quem preza pela praticidade e curte um acabamento matte. Por serem fáceis de esfumar, os pós de contorno encaixam perfeitamente nas rotinas agitadas, sendo ideias para quem deseja um resultado rápido.

Já os produtos em creme, como corretivos e sticks, são perfeitos para quem gosta de um resultado natural e prefere uma pele mais fresca, sem aquele efeito sequinho proporcionado pelo acabamento matte. 

Ambos os produtos podem ser combinados! Especialmente se o intuito for alcançar uma maquiagem um pouco mais intensa. Portanto, é possível usar produtos cremosos e selá-los com produtos em pó. Como citamos anteriormente, tudo vai depender do resultado que você deseja conquistar. 

Confira mais dicas sobre beleza!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a técnica de contorno facial? Acessando a página inicial do nosso Blog, é possível conferir mais conteúdos relacionados à maquiagem, cabelo e beleza. Venha nos visitar!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *