5 dicas para pintar as unhas como uma profissional

5 Dicas para pintar as unhas em casa como uma profissional

Uma coisa é fato: pintar as unhas é uma atividade rotineira na vida das brasileiras! Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), O Brasil é o segundo maior consumidor de esmaltes no mundo, fazendo com que as unhas decoradas sejam uma febre entre os beauty lovers do país. 

E realmente, o que não falta no Brasil são esmaltes! Basta visitar qualquer farmácia ou perfumaria para encontrar uma gama gigantesca do produto. Porém, apesar de ser algo popular, nem todo mundo tem facilidade no momento de pintar as unhas, afinal, existe todo um ritual para que as “garras” fiquem polidas e impecáveis. 

Neste post trouxemos 5 dicas para pintar as unhas em casa, como uma profissional, sem fazer o esmalte borrar ou descascar. Por isso, se você não abre mão de uma boa unha decorada, abra seu bloquinho de notas e aproveite nossas dicas! 

A organização é um fator essencial para evitar acidentes

O primeiro passo de um ritual de nail art é separar todo o material necessário antes de começar a pintar as unhas. Pode parecer um aviso simples e desnecessário, mas que faz total diferença em meio a atividade!

Só quem tem o hábito de fazer as unhas sabe o quão comum é borrar o esmalte porque precisou pegar alguma coisa. Portanto, antes de iniciar a esmaltação, já tenha em vista: o esmalte, o removedor, a lixa, o algodão, o palito de madeira, o top coat, o alicate, a espátula e o hidratante de cutículas. 

A beleza das unhas também depende da preparação

Se engana quem pensa que é apenas uma boa esmaltação a grande responsável pelo embelezamento das unhas. A preparação também tem um papel importantíssimo quando pensamos em garras coloridas e bem acabadas.

Primeiramente, é ideal apostar em um removedor ao invés de uma acetona convencional, visto que o ele resseca menos as unhas e as cutículas, garantindo um visual mais saudável às mãos. Além disso, outra dica que auxilia em uma preparação de qualidade, é investir não só em uma lixa convencional, como também em uma lixa polidora, que suaviza as ondulações das unhas e torna impecavel o acabamento do esmalte. 

As cutículas também merecem uma atenção especial!

Independente se você optar por retirá-las por completo ou apenas parcialmente, as cutículas devem ser hidratadas para que o esmalte fique ainda mais bonito sob as unhas. Afinal, uma unha mega produzida não combina com um monte de pelinhas ressecadas em volta, né? 

Basta investir em um bom hidratante de cutículas e aplicar o produto minutos antes de iniciar a sua retirada. Esse “tempo de ação” permite que o hidratante amoleça a pele e proporcione uma remoção mais tranquila e livre de cortes e machucados. Inclusive, não se esqueça de ter a mão bem leve nesse momento para evitar qualquer tipo de acidente! 

Finalmente, a esmaltação!

Só após organizar o material, remover o excesso de esmalte que tinha sobrado sob as unhas, lixar todo o seu perímetro e remover o excesso de pelinhas ressecadas, finalmente chega o momento certo para iniciar a esmaltação

A primeira dica para essa etapa é apoiar as duas mãos em uma superfície plana para que elas fiquem mais firmes e, dessa forma, você evite borrões e possíveis imprevistos. A aplicação de uma base também é outro ponto imprescindível para nivelar as unhas e garantir um acabamento ainda mais refinado ao esmalte. 

Uma ótima dica para facilitar a limpeza, é passar a base nas laterais dos dedos. Dessa forma, é criada uma espécie de “casquinha” que auxilia na remoção final. E por falar em limpeza, não se preocupe em limpar as laterais logo após a primeira esmaltação! Deixe esse tipo de acabamento só para o final, quando já tiver passado todas as camadas. 

Inclusive, pegue leve na construção da cor! Três camadas de esmalte é o número ideal para alcançar uma cor linda e vibrante. Se você exagerar, o esmalte fica muito grosso e tende a descascar com mais facilidade. 

Leia também: Como ter unhas mais fortes e mais saudáveis

A limpeza e a finalização são as chaves para uma unha bem acabada!

Por último, mas não menos importante, temos as etapas de limpeza e finalização, que são consideradas as cerejas do bolo quando pensamos em pintar as unhas. Afinal, são elas as responsáveis por conferir um visual mais clean e bem acabado às garras.  

O segredo para uma limpeza de sucesso é não abusar na quantidade de algodão! Quando colocamos muito algodão no palito de madeira, o produto tende a esfiapar e grudar no esmalte, que provavelmente ainda estará fresco e funcionará como um imã. Por isso, para evitar que o algodão grude na unha e comprometa toda a esmaltação, use uma quantidade bem pequena do produto. 

Feita uma limpeza caprichada das laterais, podemos seguir à finalização! Basta aplicar um ótimo top coat por cima do esmalte para aumentar a sua durabilidade sob as unhas e potencializar a cor utilizada. O seu brilho faz toda a diferença no resultado visual! Experimente! 

Pintar as unhas como uma profissional nunca pareceu tão fácil, não é mesmo? Tudo depende de muita prática e empenho! Temos certeza que você consegue fazer tudo isso sem sair de casa. Aliás, conta pra gente nos comentários se você já era adepta a alguma dessas técnicas! 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *