Se os seus cabelos assumiram um aspecto danificado e você está se culpando por isso, não se preocupe!
Cabelos danificados são mais comuns do que parecem, pois fazem parte das rotinas agitadas, seja através da utilização excessiva de ferramentas de calor ou pela falta de cuidados necessários.
O importante é saber reconhecer o foco desses danos e procurar alternativas para reverter a situação. Através de alguns cuidados básicos, é possível recuperar a vitalidade perdida pelos fios danificados e proporcionar um aspecto muito mais saudável às suas madeixas.
Neste post, compartilhamos 5 dicas para recuperar os cabelos danificados e se livrar, de uma vez por todas, desses sinais que afetam a harmonia capilar. Confira!
Monte um cronograma capilar!
Um dos cuidados mais importantes que você pode ter com os cabelos danificados, é organizar um cronograma capilar que atenda às suas necessidades. Optando pelos tratamentos certos, você consegue construir uma agenda de cuidados capaz de recuperar os seus fios de forma rápida e eficaz.
Procure um profissional especializado e peça a sua ajuda para desenvolver esse cronograma. Acredite: essa é a melhor maneira de recuperar a saúde das suas madeixas!
Lave os cabelos com o shampoo certo!
A lavagem correta é outro cuidado que faz toda a diferença no tratamento dos cabelos danificados. Para evitar o ressecamento e/ou a oxidação da cor, o ideal é investir em um shampoo que atenda às carências do fio.
No mercado, é possível encontrar uma série de produtos destinados para cada necessidade. Se os cabelos forem loiros, invista em um shampoo com propriedades matizadoras, como o All Blond da Prohall. Já se forem secos, aposte em um produto mais hidratante e por aí vai.
Evite banhos muito quentes!
A água quente é uma das maiores inimigas que o fio de cabelo pode ter. Além de interferir na produção de sebo e favorecer a oleosidade excessiva, as altas temperaturas também são capazes de remover a umidade das madeixas, deixando-as mais propícias aos quadros de ressecamento.
O certo é lavar os cabelos com água fria ou morna, que não interferem no equilíbrio da região e favorecem o fechamento das escamas.
Utilize o protetor térmico antes da finalização!
E por falar em altas temperaturas, sempre aplique um protetor térmico antes de utilizar as ferramentas de calor.
Independente se você for usar um secador, uma prancha ou um modelador, o produto atua de forma a proteger as madeixas contra o calor emitido pelo núcleo desses utensílios, evitando não só o ressecamento dos fios, como também a oxidação da cor dos cabelos loiros, que tendem a estar mais vulneráveis a essas irregularidades.
Não dispense o corte reparador!
Por fim, não exclua a possibilidade de um corte reparador! A gente sabe que cortar os cabelos é a última opção de quem está cuidando de cabelos danificados, mas é importante reforçar que essa alternativa é extremamente benéfica à saúde capilar.
Removendo as partes danificadas, o fio fica menos suscetível à quebra e consegue crescer de forma harmônica e saudável. Experimente!
Gostou das nossas dicas para recuperar os cabelos danificados? Conta para a gente nos comentários quais desses cuidados já fazem parte da sua rotina de haircare e continue acompanhando o nosso blog para mais dicas!