Obtidos através de máscaras de reconstrução ou por meio de uma alimentação rica em oleaginosas, os aminoácidos são considerados peças chave no desenvolvimento dos cabelos.
Além de favorecerem a produção de substâncias importantíssimas ao crescimento do fio, os aminoácidos também são responsáveis pela sustentação das madeixas, uma vez que garantem mais firmeza à estrutura capilar.
Pensando em evidenciar os benefícios dos aminoácidos para os cabelos, separamos neste post tudo o que você, beauty lover, precisa saber sobre a atuação dessas substâncias.
Ficou curioso? Então abra o seu bloco de notas e se liga nas dicas que preparamos a seguir!
Primeiramente: o que são e para que servem os aminoácidos?
Os aminoácidos são substâncias responsáveis pela produção de uma das proteínas mais importantes ao desenvolvimento capilar: a queratina.
A queratina constitui 90% do fio de cabelo e atua na sustentação da estrutura capilar. É ela quem garante o fortalecimento do fio e o torna mais resistente aos danos ocasionados por agentes externos e radicais livres.
Dentre os aminoácidos que atuam na produção de queratina, podemos citar a cisteína, a metionina, a arginina, a cistina e a tirosina. Todos esses aminoácidos podem ser obtidos através de máscaras de tratamento ou por meio de uma alimentação rica em carne, leite, peixe, castanhas e grãos.
Quais são os seus principais benefícios?
De modo geral, os aminoácidos atuam sobre os quadros de ressecamento, porosidade e quebra, portanto todos os benefícios da substância aparecem como consequência dessa ação reparadora.
Justamente por favorecer a produção de queratina, a principal vantagem de aderir ao uso de aminoácidos é o fortalecimento que essas substâncias promovem ao fio.
Investir em aminoácidos é a garantia de que o seu fio vai crescer forte e livre dos quadros de enfraquecimento e quebra capilar.
Outro benefício proporcionado pelos aminoácidos é o realinhamento das cutículas. Uma vez alinhadas, as cutículas deixam de perder nutrientes com facilidade, o que potencializa os tratamentos de hidratação e prolonga o aspecto saudável dos fios de cabelo.
Além disso, os aminoácidos também trabalham na produção de glóbulos vermelhos, que fornecem vitaminas essenciais aos folículos capilares e, dessa forma, estimulam o crescimento dos fios.
Como fazer a reposição de aminoácidos?
A forma mais rápida e acessível para fazer a reposição de aminoácidos é através da aplicação de máscaras e ampolas reconstrutoras, que, além de serem enriquecidas com essas substâncias, também costumam ter uma alta carga de queratina.
Aqui é importante se atentar à frequência do tratamento! Máscaras reconstrutoras devem aparecer no cronograma capilar de uma a duas vezes ao mês.
Por apresentarem resultados visíveis a partir da primeira aplicação, o excesso do tratamento pode provocar o enrijecimento do fio e favorecer um efeito rebote. Cuidado!
De modo geral, o modo de uso consiste em lavar os cabelos com um Shampoo de sua preferência, aplicar a Máscara Reconstrutora do comprimento às pontas, aguardar o tempo de uso sugerido pelo fabricante e finalizar o tratamento com um Condicionador.
Converse com um profissional de confiança para definir a melhor frequência de tratamento para o seu tipo de cabelo e observe os benefícios.
Gostou de conhecer os benefícios dos aminoácidos para o cabelo? Acessando a página inicial do nosso blog, você confere mais dicas relacionadas ao universo capilar! Esperamos pela sua visita!