como identificar o meu tipo de cabelo

Como identificar o meu tipo de cabelo?

Saber reconhecer o seu tipo de cabelo é mais importante do que se imagina! Isso porque cada tipo de fio tem suas próprias características e apresentam necessidades distintas, fatores que fazem toda a diferença no momento de cuidá-los corretamente. 

Os cabelos podem ser lisos, ondulados, cacheados e crespos, mas isso provavelmente você já sabe. O que bastante gente ainda não tem conhecimento é que essas divisões possuem subcategorias, que estão relacionadas ao volume e à curvatura de cada fio. 

Nesse post vamos falar sobre essas subcategorias e, assim, te ajudar a identificar com mais facilidade o seu tipo de cabelo. Dessa forma, você vai conseguir entender melhor as necessidades do seu fio e tratá-lo da maneira correta. Abra seu bloquinho de notas e faça uma boa leitura! 

Tipo 1: Cabelos Lisos<

O cabelo Tipo 1 é representado pelos fios lisos, ou seja, sem nenhuma curvatura. A característica principal desse tipo de fio é que eles são mais sedosos, já que a falta de curvatura permite que a oleosidade do couro cabeludo percorra toda a sua extensão. 

Quanto às suas subcategorias, elas estão dividas em 1A, 1B e 1C. Os lisos representados pela categoria 1A são fios extremamente finos e sem volume, já a 1B são fios que possuem um certo volume e conseguem ser moldados e, por fim os cabelos 1C são aqueles lisos mais grossos e volumosos.

A melhor maneira de cuidar do cabelo Tipo 1 é realizando lavagens frequentes para evitar a oleosidade excessiva, caprichando nas hidratações, que devem ocorrer quinzenalmente, e aplicando protetores térmicos antes de usar ferramentas de calor para evitar problemas de ressecamento e frizz excessivo.  

Leia também: Cuidados específicos para cabelos lisos

Tipo 2: Cabelos Ondulados

O fio de cabelo Tipo 2 é o clássico cabelo ondulado, que possui uma leve curvatura, muito semelhante à letra “S”. Esse tipo de fio é considerado um camaleão do universo capilar, uma vez que consegue se transformar em um fio liso, se escovado, ou em um fio cacheado, caso for amassado e modelado. 

Assim como nos fios lisos – e como nos outros tipos de fio – as subcategorias do cabelo ondulado são divididas em 2A, 2B e 2C. O ondulado 2A possui uma curvatura suave e se aproxima bastante da característica lisa. Enquanto isso, o 2B forma um “S” perfeito e tende a ter um pouco de frizz. Por fim o 2C tem um formato de “S” bem mais marcado, é volumoso e começa a se aproximar do semblante cacheado. 

Quanto aos cuidados, assim como o cabelo liso, o ondulado pede uma hidratação poderosa a cada duas semanas e, para favorecer a sua beleza natural, são indicados ativadores de cachos ou finalizadores para fios cacheados, pois dão mais movimento às suas ondas. 

Leia também: Cabelos ondulados: como realçar as ondas dos fios

Tipo 3: Cabelos Cacheados

As madeixas representadas pelo Tipo 3 são as cacheadas. Os cachos possuem uma curvatura acentuada, se aproximando do formato de uma mola. Porém, devido a essa curva, esse tipo de fio costuma ser naturalmente ressecado, uma vez que a oleosidade do couro cabeludo não consegue percorrer toda a sua extensão. 

O cacheado 3A é um cabelo com cachos soltos, redondos e finos. Já o 3B representa um cacho um pouco mais fechado, porém bastante definido. E por fim, o 3C possui cachos muito fechados, que ficam mais próximos uns dos outros e têm um padrão bem definido. 

Os cuidados principais para os cabelos cacheados se resumem em lavar menos vezes na semana, já que são naturalmente mais secos, abusar das máscaras de hidratação semanalmente e, todos os dias, aplicar óleos nutritivos ou leave-ins como uma forma de defini-los e conquistar uma aparência mais saudável aos fios. 

Leia também: Rotina de cuidados para cabelos cacheados

Tipo 4: Cabelos Crespos

Por último, mas não menos importante, o cabelo Tipo 4 é representado pelos fios crespos. A característica predominante do cabelo crespo é ter uma curvatura bastante forte a ponto da oleosidade não conseguir percorrer o fio de cabelo, tornando-o seco e bastante propício à quebra. Essa curvatura é tão intensa, que mesmo quando estão molhados, os cabelos crespos continuam enroladinhos. 

O crespo 4A é retratado por um cacho pequeno, definido e levemente semelhante a letra “Z”. O fio de cabelo 4B já é um cacho menos definido do que o anterior, mas um pouco mais fechado e fino. Por fim, o 4C se assemelha muito à letra “Z”, sendo bastante fechado e sem nenhuma definição. 

Por se tratar de um cabelo extremamente seco, o fio crespo dispensa lavagens frequentes com Shampoo e prefere uma higienização Co-Wash, feita apenas com Condicionador. Ademais, são indicadas hidratações semanais e a aplicação diária de leave-ins e cremes de pentear, que devem secar naturalmente sob os fios para intensificar sua vitalidade. 

Leia também: Tudo sobre alisamento em cabelos crespos

Conseguiu identificar o seu tipo de cabelo, leitora? Deixe abaixo no box de comentários para sabermos! Certifique-se de cuidar direitinho das suas madeixas, ok? <3



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *