shampoo-e-condicionador

Shampoo e condicionador: a dupla mais famosa no cuidado dos cabelos!

Conhecidos como o “feijão com arroz” das rotinas de tratamento capilar, o shampoo e o condicionador são a dupla mais famosa no cuidado dos cabelos e tem um espaço mais do que especial na prateleira do seu banheiro!

Enquanto o shampoo é responsável por higienizar os cabelos contra as impurezas encontradas no dia a dia, o condicionador vem para preservar a umidade dentro dos fios, fazendo com que a sua estrutura permaneça saudável, macia e cheia de vida.

Neste post, fizemos um 360º pela funcionalidade desses produtos e compartilhamos o que deve ser levado em consideração no momento de escolher e aplicar cada um deles. Se liga no conteúdo a seguir!

Para que serve o shampoo e o condicionador?

O shampoo e o condicionador representam a dupla de cuidados capilares mais famosa do mundo e pode compor a rotina de tratamento de todos os tipos de fio, independente de suas características.

O shampoo é o produto responsável pela limpeza dos fios e do couro cabeludo. Rico em ativos antissépticos, o produto atua de forma a remover o excesso de impurezas acumuladas entre os cabelos, abrindo as suas camadas internas para receber os tratamentos subsequentes.

Já o condicionador vem para potencializar a maleabilidade do fio e facilitar o desembaraçamento da sua estrutura, deixando-o mais macio e com brilho. Seu tratamento visa fechar as cutículas abertas pelo shampoo, formando uma barreira protetora que vai evitar a perda de umidade e nutrientes.

Como escolher o shampoo e condicionador ideias?

Apesar de atuarem, respectivamente, na limpeza e no condicionamento das madeixas, os shampoos e condicionadores possuem fórmulas variadas e devem ser escolhidos de acordo com as necessidades do fio e do couro cabeludo.

Abaixo, mostramos alguns pontos que devem ser levados em conta no momento de investir em um novo produto. Confira:

Couro cabeludo: seco, oleoso ou misto?

Assim como ocorre na escolha dos produtos para a pele, o primeiro passo para acertar na escolha desses produtos é identificar se o cabelo e o couro cabeludo são secos, oleosos ou mistos.

Cabelos secos tendem a se beneficiar com shampoos suaves, desenvolvidos com um pH menor que 7, e com condicionadores ricos em propriedades nutritivas e umectantes – como aloe vera, vitaminas, óleos vegetais e manteigas vegetais.

Já os cabelos oleosos costumam obter melhores resultados com shampoos de pH neutro e que tenham um maior poder adstringente, capaz de remover o excesso de oleosidade.

Os condicionadores para cabelos oleosos podem ser mais suaves e enriquecidos com ingredientes que entregam hidratação na medida certa – como vitamina E, chá verde, óleo de melaleuca e hortelã.

Caracterizados por um couro cabeludo oleoso e estrutura capilar seca, os cabelos mistos devem ser tratados com shampoos e condicionadores indicados para cabelos oleosos, que visam controlar a oleosidade do couro ao mesmo passo em que vão hidratar o comprimento das madeixas.

Aqui, é bacana optar por produtos enriquecidos com óleos vegetais leves (como o de semente de uva e o de maracujá).

Estrutura do fio: lisa, ondulada, cacheada ou crespa?

Além das necessidades do fio, também é bacana ficar atento ao tipo de cabelo, ou seja, se ele é liso, ondulado, cacheado ou crespo.

Os fios lisos e ondulados conseguem assumir tanto um aspecto mais seco, quanto um aspecto mais oleoso. Portanto, no momento de escolher os produtos certos, vale se atentar às características do fio.

Já os cabelos cacheados e crespos são naturalmente ressecados. Então, além de optar por shampoos e condicionadores destinados para cachos, também vale escolher as fórmulas hidratantes.

Aqui, vale a pena optar pelas composições ricas em proteínas, pantenol, óleos vegetais, manteigas e quinoa. Devido a essas peculiaridades, essas fórmulas conseguem manter o cabelo equilibrado e hidratado.

Características terciárias: colorido, descolorido ou alisado?

Também é interessante analisar as características terciárias do fio. Principalmente se ele contar com alguma química capilar em sua estrutura.

Cabelos tingidos e descoloridos, por exemplo, devem evitar shampoos com pHs iguais ou maiores que 7, já que eles podem favorecer o desbotamento da cor.

Em contrapartida, devem ser escolhidos os shampoos que promovem uma limpeza suave e que, de certa forma, auxiliam na preservação das nuances. Um exemplo são os shampoos matizadores, que neutralizam o desbotamento e uniformizam a cor.

Já os cabelos alisados por Escovas Progressivas devem ser higienizados com shampoos de pH ácido, que regulam a porosidade e garantam a permanência das propriedades alisantes.

Em geral, para os cabelos quimicamente tratados, tanto o shampoo, quanto o condicionador precisam ser enriquecidos com vitaminas, queratinas, ceramidas, proteínas e aminoácidos.

Como usar o shampoo e condicionador corretamente?

Apesar de terem um método de uso relativamente simples, o shampoo e o condicionador devem ser aplicados da forma correta se o intuito for alcançar resultados eficazes.

Aqui, o primeiro ponto que deve ser levado em consideração é a ordem de aplicação dos produtos. Ao contrário do que muita gente acredita, o condicionador não deve ser aplicado logo após o shampoo. Principalmente se a ideia for utilizar uma máscara de tratamento ao longo da lavagem.

Enquanto o shampoo é responsável por abrir as cutículas da fibra capilar, o condicionador vem para fechar estas escamas. Portanto, se o intuito for utilizar uma máscara, é necessário que o produto seja aplicado logo após o shampoo, enquanto as cutículas ainda estão abertas para absorver o tratamento. O condicionador vem para selar, devendo ser utilizado após o enxágue da máscara.

Além disso, também é importante prestar atenção no local da aplicação. O shampoo deve ser aplicado apenas no couro cabeludo, levando a espuma cremosa para o comprimento e pontas.

Já o condicionador não deve ser utilizado diretamente no couro, já que suas propriedades emolientes podem estimular o excesso de oleosidade da região. O certo é aplicar o produto apenas do comprimento às pontas e enxaguar abundantemente para não acumular nenhum resíduo.

Confira mais conteúdos sobre cabelo em nosso Blog!

Gostou de adquirir mais informações sobre essa duplinha super importante para a saúde capilar? Acessando a página inicial do nosso Blog, é possível conferir mais conteúdos relacionados ao universo capilar. Venha nos visitar!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *