cabelos cacheados 2

Cronograma capilar para cabelos cacheados

Independente da sua proximidade com o universo da beleza, muito provavelmente você já ouviu falar sobre o Cronograma Capilar.

O método nada mais é do que uma agenda de cuidados personalizada para atender às principais necessidades do fio de cabelo e simboliza uma das melhores alternativas de tratamento quando o assunto é haircare.

Mesmo que seja considerado como uma salvação para os cabelos danificados, o cronograma capilar é indicado para todos os tipos de fios, até mesmo aos virgens, que nunca passaram por um procedimento químico. Sua função é reequilibrar a fibra capilar e prolongar a força, a maciez e o semblante cheio de vida dos cabelos. 

Nesse post, falamos um pouco mais sobre o conceito dessa agenda de tratamentos e ensinamos a como montar um cronograma capilar para cabelos cacheados. Confira!

Primeiramente, reconheça as necessidades de um cabelo cacheado!

Antes de dar início a um cronograma capilar, é necessário reconhecer as necessidades que o seu cabelo possui. Dessa forma, fica muito mais fácil montar uma agenda de tratamentos que contemple as suas madeixas. Devido ao seu alto grau de porosidade e curvatura, os cabelos cacheados são naturalmente mais ressecados que os demais tipos de fios. 

Porém, apesar de apresentar essa característica natural, nem sempre o cacho precisará de um cronograma voltado à hidratação. Um cabelo cacheado pode sim estar com a hidratação em dia e necessitar de outros cuidados específicos que garantam o seu equilíbrio. 

Para descobrir as principais carências apresentadas por um fio de cabelo, foi criado o Teste de Porosidade, que promete avaliar o quão abertas estão as cutículas do cabelo. Em resumo, tudo o que você vai precisar fazer para realizar esse teste é colocar um fio do seu cabelo em um copo d’água e aguardar cerca de 10 minutos.  

Se, após esse tempo, o fio boiar sob a água, isso quer dizer que o cabelo precisa de hidratação. Caso o fio de cabelo afunde até a metade do copo, significa que ele precisa de nutrição. E, por fim, se ele afundar até o final do copo, significa que ele necessita de tratamentos direcionados à reconstrução.  

Leia também: Como identificar o meu tipo de cabelo?

As principais etapas do Cronograma Capilar

Mesmo que o cronograma capilar apresente um foco, ele sempre será composto por três tratamentos principais: a hidratação, a nutrição e a reconstrução. Em outras palavras, independente do cronograma ser voltado à hidratação, por exemplo, ele ainda assim deverá conter as outras duas etapas citadas acima. Mesmo que essas etapas apareçam menos vezes na agenda de cuidados.

Abaixo, falamos um pouco mais sobre a atuação de cada uma dessas etapas. Dá só uma olhada:

Reabasteça a fibra capilar com a Hidratação!

A Hidratação é a etapa mais importante de um cronograma capilar. Mesmo que o foco da agenda de cuidados não seja voltado à hidratação dos fios, o tratamento é o que mais se repete em meio a rotina. Seu objetivo é recuperar os nutrientes perdidos pela fibra capilar e oferecer mais vitalidade às madeixas. 

Quando um cabelo cacheado está com a hidratação em dia, sua estrutura assume um aspecto muito mais equilibrado, sendo capaz de esbanjar maciez, brilho, definição e movimento. 

Se, por um acaso, o teste de porosidade avaliar que o seu cabelo precisa de hidratação, o cronograma capilar deve se basear nesse modelo disponibilizado abaixo:

Semana 1: Hidratação > Nutrição > Hidratação

Semana 2: Nutrição > Hidratação > Reconstrução

Semana 3: Hidratação > Nutrição > Hidratação

Semana 4: Nutrição > Hidratação > Reconstrução

Leia também: Conheça o Lumini System, poderoso ativo da hidratação

Potencialize a maleabilidade dos fios com a Nutrição

A Nutrição simboliza um dos tratamentos mais eficientes aos cabelos cacheados! Sua atuação consiste em reequilibrar a produção de óleo realizada pelas glândulas sebáceas e proporcionar muito mais maciez às madeixas, revertendo o toque áspero que tende a aparecer nesse tipo de fio. 

Além disso, o tratamento também é responsável por realinhar as cutículas, criar uma película protetora em volta dos cabelos e reter a hidratação dentro da fibra capilar, garantindo uma definição duradoura aos cabelos cacheados. 

Um cronograma capilar voltado aos tratamentos de nutrição atua mais ou menos dessa forma:

Semana 1: Nutrição > Reconstrução > Hidratação

Semana 2: Hidratação > Nutrição > Hidratação

Semana 3: Nutrição > Hidratação > Nutrição

Semana 4: Hidratação > Reconstrução > Hidratação

Deixe seus cabelos mais fortes com a Reconstrução!

Apesar de aparecer bem menos vezes que os demais tratamentos, a Reconstrução não deixa de ter a sua importância dentro do cronograma capilar. Graças ao seu altíssimo nível de queratina, o tratamento é responsável por regenerar a massa da fibra capilar e conservar a sustentação das madeixas. 

Seu foco é recuperar a força perdida pelos fios danificados e proporcionar mais resistência para enfrentar os agentes externos encontrados em nosso cotidiano. 

O cronograma capilar mais indicado para o tratamento de Reconstrução deve se basear em: 

Semana 1: Reconstrução > Hidratação > Nutrição

Semana 2: Hidratação > Nutrição > Hidratação

Semana 3: Reconstrução > Hidratação > Nutrição

Semana 4: Hidratação > Reconstrução > Hidratação

Cuidados que vão além do cronograma capilar!

Além de cumprir com cada uma das etapas do cronograma capilar, para que um cabelo fique 100% saudável, são necessários alguns cuidados rotineiros que fazem toda a diferença no resultado do tratamento. 

Primeiramente, respeite um intervalo de 48 horas entre as etapas e pegue leve na quantidade de produto aplicado. Bombardear o fio com produtos de tratamento não auxiliará em nada na recuperação dos cabelos. O ideal é deixar o fio “respirar” entre um cuidado e outro e aplicar uma quantidade que esteja de acordo com o comprimento das mechas.

Para potencializar o tratamento, também é bacana investir em finalizadores e leave-ins que atendam às necessidades do cabelo cacheado. Além de proteger os fios contra os danos externos, esses produtos também são responsáveis por prolongar a durabilidade do tratamento, garantindo cachos definidos por muito mais tempo. 

No mais, tenha bastante paciência. Os cronogramas capilares prometem os primeiros resultados só depois de um mês de tratamento. Por isso, não é necessário ter pressa no momento de cuidar dos fios. Tendo disciplina e fazendo tudo certinho, pode ter certeza que o seu fio vai recuperar a sua vitalidade.

Leia também: Rotina de cuidados para cabelos cacheados

Agora é com você! Conta para a gente nos comentários se você já possui um cronograma capilar para os seus cabelos cacheados! Estamos curiosos para saber como funciona a sua rotina de tratamento! 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *