alisamento organico

Alisamento orgânico: 5 dicas para prolongar o efeito

Só quem ama fios lisos sabe o quão boa é a sensação de concluir um alisamento e ver as madeixas em sua melhor forma. Como diria aquele ditado popular: a primeira impressão é a que fica.

Por um lado isso é maravilhoso para a autoestima, já que os fios estão no auge do alinhamento e brilho, mas por outro pode se transformar em frustração. 

Esse sentimento pode vir a aparecer por conta da duração que o efeito super liso tem sob as madeixas. A maior queixa vinda das pessoas que submetem os cabelos a um alisamento é a respeito de sua durabilidade.

É muito comum ouvir que o procedimento durou algumas semanas e que, após isso, os fios voltaram a ser volumosos e opacos. 

E isso ocorre independente do método de alisamento. Pode ser uma escova progressiva, orgânica ou definitiva. Esse tipo de problema pode aparecer em qualquer cenário. A boa notícia é que tudo depende de você e de pequenos cuidados que devem ser adotados em meio a sua rotina. 

Para saber quais cuidados são esses, continue a leitura e veja 5 dicas que separamos para você prolongar o efeito do seu alisamento. Chega de ter o seu liso por pouco tempo! Abra seu bloco de notas e tenha uma boa leitura! 

Fique atenta ao excesso de limpeza

Lavar o cabelo todos os dias pode ser considerada uma autossabotagem para quem é adepta ao alisamento orgânico. Sabemos que isso pode ser um desafio para algumas pessoas, mas o ponto principal para fazer um alisamento durar mais é alternar as lavagens dos fios. 

Isso porque lavar os cabelos é sinônimo de retirar a química. Toda vez que você submete as madeixas a uma higienização, uma parte do produto alisante é retirada das camadas do fio.

Por isso, o mais indicado é alternar as lavagens dia sim, dia não ou, se o cabelo não for oleoso, ficar até dois dias sem lavar a cabeça. 

O conceito aqui não é ficar sem lavar a cabeça, ok? Cabelos sujos podem ficar ensebados e isso também contribui para a perda do efeito. Apenas pegue leve nas lavagens, mas sem deixar de fazê-las! 

Fuja de altas temperaturas

Essa dica engloba alguns pontos. O primeiro, e mais próximo do tópico que falamos acima, é a respeito a temperatura da água usada para higienizar os fios.

Água quente é inimiga de qualquer fio, independente se ele for virgem ou receber químicas frequentemente. A alta temperatura pode ressecar os cabelos e retirar o seu brilho.

Opte por lavar as madeixas com água morna e finalizar essa limpeza com um jato de água fria. Dessa forma as escamas voltam a fechar e o brilho se torna mais evidente. 

Outro ponto que pede atenção é quanto ao uso de ferramentas de calor como secador e prancha.

Sim, o alisamento possui propriedades termoativas, ou seja, dependem do calor para alcançarem esse efeito chapado que a gente ama. Mas, independente disso, se essas ferramentas estiverem muito quentes, o fio pode ser danificado. 

Para contornar essa possível situação, é indicado não usar a temperatura máxima da ferramenta de calor utilizada e apostar num protetor térmico. Dessa maneira, os fios ganharão a finalização e, ao mesmo tempo, estarão envoltos pela camada protetora que o produto confere. 

O Shampoo sem Sal é seu aliado

É imprescindível ter um shampoo sem sal uma vez que você submete os fios ao alisamento orgânico. Produtos que contêm cloreto de sódio na composição eliminam a química muito mais facilmente e, de quebra, podem ressecar os fios. 

Outro produto que deve ser estritamente evitado é o Shampoo de Limpeza Profunda ou Anti Resíduo. Esse tem o poder de abrir as cutículas e, com isso, fazer “vazar” todo o produto alisante. 

Portanto, invista em shampoos sem sal e em linhas específicas para cabelos quimicamente tratados! 

Leia também: Escova Orgânica: o que é

Jamais deixe a hidratação de lado

É fato: a hidratação é o ponto alto dos cuidados pós alisamento orgânico. Todo procedimento capilar funciona a base de trocas. Ou seja, durante o processo, para os fios chegarem naquele aspecto liso, alinhado e sem volume, alguns itens essenciais à saúde da fibra precisam ser doados. 

No caso dos alisamentos, muita água e nutrientes são retirados dos fios para que eles consigam alcançar esse visual. Por isso, é necessário realizar uma hidratação semanal para repor tudo que foi perdido, prolongar o toque macio e manter a vitalidade das madeixas. 

Capriche na finalização dos fios com alisamento orgânico

Para intensificar a maciez, alinhamento e aquele brilho e balanço sensacionais, aposte num bom finalizador capilar. Pode ser um leave-in para tornar o cabelo mais maleável ou um spray de fixação para ser usado depois do secador ou prancha. 

Uma dica é puxar os fios sempre para baixo com o auxílio de um pente os dos dedos enquanto faz a finalização. Dessa forma, aquele semblante de fios soltinhos e alinhados ganha ainda mais força. 

Só tome cuidado para não ficar encostando ou repetindo esse movimento com os dedos após terminar a finalização, ok? As mãos podem transferir oleosidade para os fios e deixar o cabelo pesado. Sabemos que é difícil, mas resista à tentação de sentir suas madeixas super macias! 

Gostou dessas 5 dicas para prolongar o efeito do alisamento orgânico, leitora? Conta pra gente qual delas já fazia parte da sua rotina de cuidados! 🙂



Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *