argila-no-cabelo

Argila no cabelo: para que serve e como fazer?

Que a argila é uma antiga aliada das rotinas de autocuidado, isso provavelmente você já sabe!

Mas você sabia que, além de potencializar os cuidados realizados nas rotinas de skincare e atuar no tratamento de celulites, a argila também oferece uma série de benefícios aos cabelos

Isso mesmo! A argila pode (e deve) ser aplicada periodicamente nos cabelos. Suas propriedades atuam desde a assepsia do couro cabeludo até a hidratação das madeixas, conferindo ainda mais vitalidade à estrutura capilar. 

Neste post, contamos para que serve a argila no cabelo e como aplicá-la corretamente nesta região.

Por isso, se você deseja dar um boost nos seus rituais de haircare, se liga no conteúdo que preparamos a seguir!

Quais são os benefícios da argila no cabelo?

Rica em alumínio, silicatos, ferro, cálcio, potássio, enxofre, magnésio, zinco, cobalto e vários outros minerais, a argila tem o potencial de oferecer uma série de benefícios à saúde dos cabelos.

Assim como ocorre na estrutura da pele, nos cabelos a argila também é capaz de desintoxicar e reequilibrar o pH do tecido. Porém, além desses benefícios primários, a substância também conta com ação cicatrizante, nutritiva e anti-inflamatória. 

Ao ser aplicada nos fios, a argila consegue reparar os danos causados por componentes químicos e agentes externos, repondo os nutrientes perdidos ao longo do tempo e promovendo um crescimento mais saudável dos cabelos, já que estimula a circulação sanguínea da região. 

Ademais, o ingrediente também é responsável por promover a assepsia dos cabelos e do couro cabeludo.

Sua limpeza profunda tem o poder de remover as impurezas acumuladas entre os fios e controlar o excesso de oleosidade, deixando os cabelos mais soltinhos e livres de resíduos. 

Conheça as propriedades de cada argila!

Além de fornecer todos esses benefícios primários, a argila também promove alguns benefícios secundários à saúde do fio. Tudo vai depender das propriedades encontradas em cada cor de argila.

Abaixo, separamos as principais tonalidades de argila encontradas no mercado e mostramos quais benefícios cada uma proporciona. Veja:

Argila branca

Conhecida por sua ação suave, a argila branca é indicada para todos os tipos de fio e fica responsável pelo controle da oleosidade, pela hidratação e pelo realinhamento das cutículas. Justamente por conta de sua ação sutil, ela é a única que pode ser aplicada no comprimento dos cabelos. 

Argila vermelha

De todas as argilas, a vermelha é a mais rica em ferro e, além de repor o nutriente, ela também é responsável por limpar o couro cabeludo e potencializar a hidratação dos fios, deixando-os mais luminosos. 

Argila rosa

A argila rosa pode ser considerada uma filha da argila branca com a argila vermelha. Além de hidratar e desintoxicar o couro cabeludo, ela também é recomendada para quadros de queda excessiva, auxiliando até mesmo no tratamento de alopecias. 

Argila verde

Considerada uma super aliada aos cabelos oleosos, a argila verde tem ação adstringente e auxilia a reequilibrar a produção de óleo. Suas propriedades também são conhecidas por desintoxicar a pele do couro cabeludo, portanto, ela é uma ótima alternativa para controlar a caspa.

Argila preta

Riquíssima em titânio, alumínio e silício, a argila preta auxilia na renovação celular e é excelente para quem tem queda de cabelo, atuando, inclusive, no tratamento da alopecia androgenética. 

Como usar a argila no cabelo?

A argila deve ser aplicada diretamente no couro cabeludo, com exceção da argila branca, que também pode ser depositada sob os fios. 

Apesar dessa exceção, é importante frisar que, ao concentrar o produto na raiz, todo o cabelo será beneficiado. Afinal, é ali que os bulbos capilares estão localizados. 

A aplicação deve ocorrer com o cabelo limpo e úmido. O segredo é depositar o produto como se estivesse pintando o cabelo. Abra as mechas com um pente e passe a argila no couro cabeludo com o auxílio de um pincel.

A argila pode ser utilizada pura (misturada com 4 colheres de água filtrada) ou junto com algum outro produto de tratamento – como com uma pequena parcela de shampoo ou com um pouquinho de máscara de hidratação

Feita a aplicação, é recomendado deixar a argila agindo nos cabelos por cerca de 20 minutos e enxaguar com água morna, evitando friccionar os fios. Para finalizar o tratamento, o condicionador é mais do que recomendado!

A aplicação pode ser feita quinzenalmente ou a cada três semanas, dependendo das necessidades e do status do couro cabeludo.

Confira mais dicas sobre o universo da beleza!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a ação da argila no cabelo? Acessando a página inicial do nosso blog é possível conferir mais dicas relacionadas ao universo da beleza. Não perca!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *