Já não é mais novidade para ninguém que a prática de exercícios físicos promete inúmeros benefícios à saúde do organismo. Além de aprimorar o metabolismo e auxiliar nos processos de emagrecimento e tonificação, manter uma rotina de atividades é uma das melhores alternativas para alcançar um corpo bonito e cheio de vida.
Contudo, se engana quem pensa que as atividades físicas são benéficas apenas para o corpo. De acordo com estudos realizados pela Universidade de Medicina Northwestern Feinberg, em Chicago, os exercícios voltados para os músculos do rosto auxiliam a fortalecer e rejuvenescer a pele da face em até 3 anos, sendo ideais para todos que desejam retardar o surgimento de rugas e outros sinais do envelhecimento precoce.
Apesar de ser encarada como uma super novidade, essa ginástica direcionada para a musculatura do rosto já possui um nome. O Yoga Facial vem conquistando cada vez mais popularidade ao redor do mundo justamente por ser uma alternativa acessível e eficaz para manter a saúde da cútis.
Nesse post, separamos tudo que você precisa saber sobre a técnica e quais são os seus benefícios para o nosso rosto. Afinal, será que os procedimentos estéticos estão com os seus dias contados? Para descobrir, dê uma olhada no que preparamos a seguir!
O que é o Yoga Facial?
Originada a partir dos rituais de skincare orientais, o Yoga Facial representa uma série de exercícios cuja principal missão é proporcionar mais firmeza e vitalidade à pele do rosto. Sua metodologia é capaz de aprimorar o tônus da face e conferir uma sensação de relaxamento ao corpo e à mente.
Apesar de ser uma técnica muito antiga, o Yoga Facial reconquistou a sua popularidade em 2018, entre as celebridades ao redor do mundo, e, desde então, vem se tornando cada vez mais famoso entre os amantes de beleza e skincare.
Quando unido aos rituais de autocuidado, o método consegue potencializar a absorção das substâncias aplicadas e, assim, garantir um melhor aproveitamento dos tratamentos utilizados, propiciando o bem-estar e o rejuvenescimento da pele.
Quais são os principais benefícios oferecidos pela técnica?
O Yoga Facial é responsável por ativar a musculatura do rosto e relaxar os pontos de tensão propensos a rugas e linhas de expressão, conferindo um ar mais saudável e jovial à pele da face e do pescoço.
Basicamente, a técnica possui a mesma missão dos exercícios de musculação que realizamos na academia. Assim como os músculos do corpo precisam ser trabalhados para que a pele não fique flácida e enfraquecida, os 57 músculos que temos em nosso rosto também precisam ser ativados para evitar o envelhecimento precoce.
Leia também: Cuidados com o rosto: hábitos que aceleram o envelhecimento precoce
Além de conferir mais firmeza à pele e de atuar como uma espécie de lifting natural, o método também promete uma série de outras vantagens que beneficiam não só a saúde da cútis, como também a aparência do rosto. Abaixo, listamos todos esses benefícios! Dá uma olhada:
- Renovação celular e aprimoramento do fluxo linfático;
- Suavização de olheiras e bolsas;
- Desenvolvimento do fluxo sanguíneo;
- Redução das zonas tensionadas;
- Combate a famosa expressão de rosto cansado;
- Relaxamento e sensação de bem-estar;
- Aumento da autoestima de quem o pratica.
Como praticar o Yoga Facial em casa?
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a técnica e quais são os principais benefícios que ela promete, chegou o momento de colocá-la em prática! A parte boa do Yoga Facial é que ele representa um método simples e que pode ser facilmente executado em casa.
A nossa única recomendação antes de inseri-lo em sua rotina de skincare é conversar com um profissional da área para entender se o método atenderá às suas necessidades e qual a melhor maneira de executá-lo.
De modo geral, o Yoga Facial trabalha em cima dos olhos, das bochechas, da boca e do pescoço. É importante estar com a pele devidamente higienizada e com as mãos limpas, afinal, elas servirão como nossas principais ferramentas para a execução da técnica.
Abaixo, montamos um passo a passo genérico de um ritual de Yoga Facial. Confira:
- Inicie o método com uma massagem delicada a fim de relaxar e “aquecer o rosto”. Para isso, forme um “V” com as juntas dos dedos indicador e médio e faça movimentos suaves por todo o perímetro da face.
- Arregale bem os olhos e, posteriormente, feche-os de forma que eles fiquem bem apertados. Repita o processo por 5 vezes.
- Relaxe a testa e os olhos e, com o auxílio dos dedos, faça uma leve pressão sobre as extremidades das sobrancelhas, puxando a pele para o sentido externo do rosto. Repita o processo 6 vezes.
- Repita esse mesmo processo na área abaixo dos olhos, nas bochechas, nas extremidades da boca, no queixo e no pescoço.
- No momento de massagear o pescoço, esteja com os ombros bem abertos e com o queixo a 90º do pescoço. Assim, é possível evitar possíveis dobrinhas na pele.
- Feito isso, contraia os lábios, levante as bochechas de modo que elas “apertem” os olhos e relaxe. Repita o processo 15 vezes.
- Incline os lábios para a frente e contraia a região fazendo um “biquinho de peixe”. Mais uma vez, repita o processo por 15 vezes.
Prontinho! Yoga Facial concluído com êxito! Para realizar todo esse processo, você precisará dispor de um tempinho de 15 min a 20 min por dia, portanto, já se programe para essa nova atividade.
A técnica pode ser realizada pela manhã e à noite, porém, é recomendado por profissionais iniciá-la antes de uma maquiagem ou antes de se deitar para dormir.
Dessa forma, a pele estará mais preparada para absorver os produtos de tratamento e, consequentemente, ficará mais bonita e cheia de vida.
Leia também: Passo a passo para um skincare incrível
E você? Já conhecia os benefícios do Yoga Facial para a pele do rosto? Conta para a gente nos comentários!