como a escova de carbocisteina funcionam e quais sao os beneficios

Como a Escova de Carbocisteína funciona? Quais são os benefícios?

Depois que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decretou que o uso de formol em cosméticos capilares não poderia ultrapassar de 0,2%, a popularidade das Escovas Progressivas – principais técnicas que recorriam a essa substância – passou por uma queda considerável. 

Enquanto antes os amantes da beleza se importavam apenas com a aparência dos cabelos, agora esse conceito mudou e eles passaram a também se preocupar com a saúde dos fios, buscando por procedimentos que consigam fornecer esses dois benefícios. 

Essa alta demanda por alternativas de alisamento mais seguras é o que favorece o surgimento de novas técnicas de beleza, como é o caso da Escova de Carbocisteína, que promete fios lisos, saudáveis, alinhados e conta com um aminoácido orgânico como seu componente principal. 

Nesse post, falaremos um pouco mais sobre esse procedimento em ascensão. Por isso, se você está procurando por novos métodos de alisamento e ficou curiosa para saber como a Escova de Carbocisteína funciona e quais são os seus principais benefícios, fique de olho no que preparamos a seguir!

Mas primeiro, o que é a Escova de Carbocisteína?

Considerada como uma das últimas tendências de alisamento capilar, a Escova a base de Carbocisteína é um método que utiliza a cisteína como principal ingrediente de sua formulação. 

De origem natural, o aminoácido é responsável por favorecer a produção das proteínas que constituem o fio e por auxiliar na impermeabilização do cabelo, ou seja, além de fortalecer a estrutura capilar, a substância também contribui para que os alisamentos ocorram com eficácia. 

Como o método atua sob os cabelos?

A Escova de Carbocisteína garante o alisamento capilar através da aplicação de um produto riquíssimo em cisteína. 

A atuação do aminoácido essencial consiste em quebrar as ligações de enxofre que compõem o fio para, dessa forma, deixar a sua estrutura mais maleável e pronta para ser moldada em um novo formato. 

Após a ação do aminoácido, o processo de alisamento é finalizado de uma forma bastante parecida com o método de Escova Progressiva Convencional: os cabelos são pranchados em altas temperaturas para potencializar o efeito liso e selar o tratamento dentro da fibra capilar. 

Prós e contras do procedimento

Concluído o procedimento, os fios assumem um formato liso poderoso! Os cabelos tornam-se livres do volume excessivo e ficam cheios de luminosidade, maciez e movimento, alcançando um visual que esbanja saúde e equilíbrio. 

Porém, nem tudo o que reluz é ouro. Apesar do método de alisamento utilizar um aminoácido essencial como seu pilar principal, ele também precisa de outras substâncias para garantir a durabilidade do efeito liso. E é exatamente aí que mora o perigo. 

Para sustentar a fixação do liso e religar as pontes de enxofre quebradas no início do procedimento, é necessário utilizar alguma substância química um pouquinho mais pesada. Assim, é possível garantir que o efeito liso dure por mais tempo, mesmo após as lavagens. 

A grande questão é que, normalmente, essa substância é representada pelo tioglicolato de amônia, um componente tão perigoso quanto o formol e que pode comprometer permanentemente o DNA do fio, causando danos severos à fibra capilar. 

Alternativas para um alisamento mais seguro

Embora o método de alisamento utilize, na maioria dos casos, o tioglicolato de amônia como um ingrediente adicional, isso nem sempre é uma regra, podendo sim existir exceções

A forma mais assertiva para garantir um alisamento seguro é conferindo a fórmula do produto antes de aplicá-lo nos cabelos. Se a composição for autorizada pela Anvisa e não contar com ingredientes que provoquem alergias, isso significa que o produto pode ser utilizado sem medo. 

Outra forma de alisar os fios sem o risco de danos extremos é optar por Escovas Orgânicas, ou seja, técnicas de alisamento que utilizam ingredientes 100% naturais em sua composição. 

As Escovas enriquecidas com Ácido Lático, como a Select One da Prohall Cosmetic, por exemplo, são ótimas alternativas para quem busca por um liso saudável. 

Natural do nosso próprio organismo e altamente emoliente, o ácido é capaz de favorecer o efeito alinhado dos cabelos e de oferecer um tratamento hidratante à fibra capilar, assegurando mais maciez, brilho e movimento às madeixas. 

Gostou de saber um pouco mais sobre a Escova de Carbocisteína? Conta para a gente nos comentários quais métodos de alisamento orgânico você já experimentou em seus cabelos! Estamos curiosos para saber! 🙂



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *