dicas para proteger seus cabelos da umidade

Dicas para proteger seus cabelos da umidade

Dentre os inúmeros fatores naturais que denominamos como agressores externos, a umidade é um dos que mais se fazem presentes aqui no Brasil. Principalmente em zonas tropicais, como no Nordeste brasileiro, a umidade é uma das principais vilãs à saúde do fio. 

Quando o cabelo está ressecado e desnutrido, ele se torna mais propenso a absorver essa umidade externa como uma forma de suprir a ausência de hidratação. O lado negativo disso, é que esse agressor externo é um dos principais causadores do frizz e do volume indesejado. 

Pensando em auxiliar vocês a driblar esse obstáculo tão comum em nosso dia a dia, separamos nesse post algumas dicas para proteger seus cabelos da umidade. Por isso, se você mora em uma região onde esse agente externo aparece com frequência, fique de olho no que vem a seguir! 

Lave as madeixas em dias alternados!

Uma das melhores alternativas para proteger os cabelos da umidade é evitando as lavagens diárias. A água quente e as substâncias presentes no shampoo são capazes de desgastar a camada hidrolipídica que envolve e protege os fios. 

Essa camada é a principal responsável por manter a hidratação retida na fibra capilar e por proteger as madeixas contra os efeitos da umidade. Uma vez danificada, a fibra capilar deixa de reter água e se torna mais propícia ao ressecamento, ao frizz e, consequentemente, a absorção da umidade externa. Portanto, lave os cabelos apenas em dias alternados!

Leia também: Cabelos ressecados? Entenda como recuperar os fios

Fuja das ferramentas de calor!

Se possível, fique bem longe das ferramentas de calor! O ar quente lançado pelo secador e as altas temperaturas emitidas pela superfície das pranchas e modeladores conseguem abrir as escamas presentes na estrutura do fio e favorecer a saída de água e nutrientes, tornando a fibra mais propensa ao ressecamento. 

O ideal é deixar o cabelo secar naturalmente e finalizar as madeixas de outras maneiras. Porém, caso essa prática não seja viável, a recomendação é preparar os fios com um protetor térmico anti frizz antes de utilizar alguma dessas ferramentas. Dessa forma, os fios ficam protegidos do ressecamento e resistentes à umidade externa. 

Potencialize as nutrições capilares!

Um cabelo devidamente nutrido é um cabelo que não absorve a umidade externa. Os tratamentos de nutrição são capazes de repor os nutrientes perdidos pela fibra capilar, proteger os fios contra os agentes externos e regenerar a camada hidrolipídica que envolve os fios, deixando a hidratação retida dentro das madeixas. 

O tratamento pode ser realizado de diversas formas! Enquanto máscaras e ampolas oferecem um cuidado mais intenso, os condicionadores e leave-ins prometem um cuidado mais leve e apenas preservam o equilíbrio da fibra capilar. O ideal é alternar os tratamentos para que o fio esteja em constante harmonia!

Carregue um leave-in em sua bolsa!

E por falar em leave-in, o produto representa um dos maiores aliados para manter os fios no lugar ao longo do dia. Responsável por construir uma barreira de proteção contra danos externos, o leave-in preserva os nutrientes no interior da fibra e evita que as cutículas absorvam a umidade externa, driblando os quadros de frizz e pontas duplas. 

A nossa dica é investir em um leave-in em spray, em óleo ou que possua uma textura super fluida. Assim, o produto não pesa sob os fios e consegue ser reaplicado ao longo do dia. 

Invista em penteados!

Por fim, uma das alternativas mais interessantes para evitar o frizz e suavizar os danos ocasionados pela absorção de umidade é investir nos penteados. Coques e tranças deixam as mechas mais contidas e evitam que os fiozinhos arrepiados levantem no decorrer do dia. 

Para potencializar o efeito anti frizz, aplique um óleo nutritivo no comprimento das madeixas antes de realizar o penteado! O produto contribui na nutrição dos cabelos e na proteção contra os danos externos.

Leia também: Para que serve o reparador de pontas? 

E aí, leitora? Gostou das nossas dicas para proteger seus cabelos da umidade externa? Deixe abaixo nos comentários quais desses cuidados já faziam parte da sua rotina de haircare! 😉



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *