Pode-se dizer que, no Brasil, estar com as unhas impecáveis e bem cuidadas é uma grande prioridade. O país é o segundo maior consumidor de esmalte no mundo e o nail care é um dos serviços mais procurados nos salões de beleza. Não é à toa que as esmalterias estão crescendo no mercado e oferecendo cada vez mais técnicas aos amantes de unhas.
Assim como a pele e os cabelos exigem tratamentos para se manterem equilibrados e com um semblante saudável, as unhas também precisam de cuidados especiais para continuarem fortes e livres de complicações. Uma rotina agitada pode desgastar suas extremidades, colocá-las em contato com bactérias e desregular suas cutículas.
Pensando numa maneira de driblar esses possíveis problemas e manter as unhas sempre lindas e saudáveis, separamos nesse texto algumas dicas de cuidados essenciais com essa parte do corpo. Portanto, se você quer saber mais sobre nail care e aprender novas dicas, fica de olho no que vem a seguir!
Aposente sua acetona!
O primeiro ponto que deve-se ficar atento é quanto a remoção do esmalte. Muitas pessoas acreditam que a acetona é a melhor opção quando falamos na limpeza das unhas, mas o produto é um dos mais prejudiciais à sua saúde. A fórmula da acetona é muito forte, podendo ressecar as cutículas, retirar a camada protetora da unha e causar alergias.
O correto é optar por um removedor de esmaltes, que, como o próprio nome já diz, é direcionado para essa função, possui fórmula mais suave e garante a mesma limpeza eficaz.
Invista em esmaltes multifacetados
Antes de dar início ao ritual de cuidados, é importante se atentar a escolha correta dos produtos que serão aplicados. Existem cosméticos específicos que não só conferem um visual bonito às unhas, como também auxiliam em sua vitalidade.
A cor do esmalte contribui bastante para a escolha do produto, mas é importante também se atentar aos benefícios que ele oferece. Opte por esmaltes, bases e top coats que tenham vitamina E, cálcio e proteínas na composição, uma vez que esses nutrientes são responsáveis por hidratar, fortalecer e proteger a superfície das unhas.
No demais, fuja daqueles que tenham tolueno, parabenos, formaldeído, cânfora e DBP. Essas substâncias podem enfraquecer, descamar e amarelar suas “garras”.
Lixe com moderação!
Lixar as unhas é um passo importantíssimo do nail care, pois é com a lixa que conseguimos dar formato e refinar as partes desreguladas. Porém, o ato tem que ser feito com bastante moderação e apenas nas áreas certas.
O lixamento deve ocorrer principalmente nas laterais das unhas. Uma vez polidas e reguladas, as extremidades se tornam muito mais fortes e não correm tanto risco de descascar e quebrar. O ideal é evitar de lixar a superfície da unha, já que ela poderá ficar fina e, consequentemente, mais fraca e quebradiça.
Dê um tratamento de qualidade às cutículas
As cutículas têm a função de defender as unhas contra bactérias e fungos e representam uma barreira de proteção contra possíveis contaminações externas.
Por se tratar de uma pele que envolve a extensão das unhas, a cutícula também precisa de hidratação e cuidados especiais. É recomendado hidratar frequentemente essa região com cremes, óleos e ceras a base de vitamina E e ceramidas, que evitam o levantamento de pelinhas e fortalecem a estrutura da unha.
Além disso, o recomendado é aparar apenas o excesso de pele com o alicate, e não retirar por completo ou empurrá-la muito a fundo. Essa técnica é bastante famosa aqui no Brasil, mas a retirada completa da cutícula pode comprometer a saúde da unha, uma vez que ela atua como barreira de proteção e evita inflamações.
Deixe a unha respirar!
Por último, mas não menos importante, para um bom crescimento e desenvolvimento, é imprescindível deixar a unha livre de esmaltes por um período de tempo.
A aplicação desenfreada do produto pode sobrecarregar as unhas e comprometer momentaneamente o seu crescimento saudável. O ideal é deixá-la livre de esmaltes por alguns dias ou, se conseguir, por uma semana, para que ela consiga “respirar” e voltar a se desenvolver.
Aproveite esse momento detox para intensificar os cuidados citados acima e deixar em dia a aparência das suas garras. Inclusive, uma pausa nas esmaltações pode ser uma ótima alternativa para driblar o amarelamento da unha, que tende a aparecer com o uso frequente de esmaltes coloridos e escuros.
Leia também: Dia de SPA em casa: como curtir um dia de autocuidado
Gostou das nossas dicas para ter unhas mais fortes e saudáveis, leitora? Conta pra gente nos comentários como você cuida dessa parte do seu corpo! 🙂