Bastante famosa dentro do mercado cosmetológico, a glicerina é uma das substâncias mais procuradas pelos amantes de haircare. Justamente por apresentar uma textura emoliente, o ingrediente é considerado um poderosíssimo aliado aos tratamentos de hidratação!
Ao ser misturada com Máscaras e Ampolas de Tratamento, a glicerina tem o potencial de reter a umidade por muito mais tempo na estrutura dos fios e consegue aprimorar os resultados proporcionados por essa etapa do cronograma capilar, proporcionando uma sedosidade duradoura às madeixas.
Pensando em mostrar todos os benefícios desse ingrediente, separamos neste post tudo o que você precisa saber sobre a glicerina no cabelo. Por isso, se você é o tipo de pessoa que ama estar por dentro das tendências do universo da beleza, fique de olho no que preparamos a seguir!
Primeiramente, o que é a glicerina e como é a sua atuação sobre os fios?
Enriquecida com propriedades umectantes, lubrificantes e emolientes, a glicerina é uma das substâncias mais procuradas quando se pensa em hidratação capilar.
Sua ação consiste em “puxar” a umidade presente no ar para dentro dos cabelos, proporcionando a reposição hídrica do tecidos e recuperando toda a água perdida pela fibra capilar em meio às agressões encontradas na rotina.
Além de repor a umidade, a glicerina no cabelo também é responsável por reter a hidratação dentro da estrutura capilar. Através de uma película protetora, a substância impede que a água evapore dos tecidos, promovendo maciez e brilho duradouros aos fios de cabelos.
Mesmo que a glicerina garanta a reposição hídrica dos fios, ainda assim é importante intercalar o uso da substância com outros produtos voltados à hidratação. Além da umidade, os cabelos também precisam de outros nutrientes para se manterem equilibrados. Um tratamento não substitui o outro!
Quais são os principais benefícios proporcionados pela substância?
Justamente por proporcionar essa reposição hídrica, o principal benefício da glicerina é potencializar os tratamentos de hidratação e reverter os sinais de ressecamento que tendem a afetar a estrutura dos fios. O ingrediente é capaz de suavizar o toque áspero dos cabelos e controlar os quadros de frizz, opacidade e pontas duplas.
Graças a essa ação ultra hidratante, a glicerina também é responsável por driblar os sinais de desnutrição, prometendo o fortalecimento da estrutura capilar. Uma vez nutridos, os fios de cabelo tornam-se muito mais resistentes às agressões externas e bem menos propícios aos quadros de enfraquecimento, quebra e queda.
Além de todos esses benefícios, a glicerina também é considerada uma super aliada aos cabelos cacheados e crespos! Sua ação hidratante proporciona mais definição aos cachos e recupera a umidade natural perdida por esses fios, que são naturalmente ressecados.
Como utilizar a glicerina dentro do cronograma capilar?
Não existem muitos segredos no momento de inserir a glicerina em suas rotinas de haircare! Versátil e facilmente encontrada, a substância pode ser utilizada de diversas maneiras no tratamento das madeixas.
Abaixo, mostramos a forma mais popular entre as amantes de beleza. Tudo o que você vai precisar é de uma Máscara de Hidratação de sua preferência, de uma Touca Térmica e, é claro, da Glicerina Vegetal. Dá só uma olhada no passo a passo:
1. Lave os cabelos com o seu Shampoo favorito.
2. Remova o excesso de água e deixe os fios levemente úmidos.
3. Divida o cabelo em quatro partes iguais.
4. Em um recipiente, misture duas colheres de sopa de Máscara de Hidratação em uma colher de sopa de Glicerina Vegetal.
5. Aplique essa misturinha, mecha por mecha, do comprimento às pontas.
6. Coloque a Touca Térmica na cabeça e deixe agir de 20 a 30 min.
7. Enxágue totalmente e finalize como desejar!
Gostou de conhecer os benefícios de aplicar glicerina no cabelo? Conta para a gente nos comentários se esse tratamento já faz parte das suas rotinas de haircare! Estamos curiosos para saber!