Ícone do site Escova Organica Sem Formol

Cuidados com o rosto: hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

cuidados com o rosto habitos que aceleram o envelhecimento da pele

O envelhecimento da pele é um fenômeno que tende a acontecer naturalmente. Afinal, apesar de ser algo óbvio, a cada ano que passa, a gente acaba ficando mais velho e mais próximo aos sinais do amadurecimento. E não existe botox que resolva, ok? Mais cedo ou mais tarde, esses sinais começarão a aparecer! 

Porém, apesar de ser algo natural e que afeta todos os seres humanos presentes na Terra, o envelhecimento da pele pode ser potencializado por alguns hábitos que insistimos em ter em nosso dia a dia, mesmo sabendo que não são as alternativas mais saudáveis ao organismo. 

Nesse post separamos alguns desses hábitos rotineiros que aceleram o envelhecimento da pele e direcionamos vocês a como evitá-los. Assim, é possível preservar os cuidados com a saúde do rosto e fugir dos sinais do amadurecimento precoce. Abra seu bloquinho de notas e registre as dicas a seguir!  

Não beber a quantidade ideal de água

Apesar de ser a bebida mais famosa do mundo, a água nem sempre faz parte da rotina das pessoas. Afinal, quem vai querer beber algo completamente sem gosto quando temos uma infinidade de sucos, chás, refrigerantes e outras bebidas, certo? Errado! 

A água auxilia a manter a hidratação do organismo como um todo, inclusive a da pele. Se for consumida em baixos níveis, o corpo começa a ficar desidratado, fazendo com que a cútis acumule toxinas e perca o seu viço e firmeza, fatores essenciais para manter o ar de pele jovem. O ideal é beber 2 litros de água por dia, portanto, já invista em uma garrafinha nova e hidrate-se constantemente! 

Tabagismo e consumo excessivo de álcool

Aquela cervejinha gelada acompanhada de um tabaco pode até vir a calhar nos momentos de lazer, mas o seu consumo deve ser deixado apenas para essas ocasiões. E olhe lá, viu? O uso excessivo de álcool e tabaco, além de representar um grande perigo à saúde do organismo, também simboliza um dos hábitos que mais auxiliam no envelhecimento da pele. 

Enquanto o álcool reduz os níveis de vitamina A no corpo, que é responsável por manter a hidratação nos tecidos, o tabagismo, por sua vez, favorece a liberação dos radicais livres, que aceleram a perda do colágeno, proteína essencial à firmeza e elasticidade da pele. Por isso, evite ao máximo o seu consumo e, mesmo nos momentos de tempo livre, use com moderação

Exposição aos raios UV e luz azul

A gente tem certeza que você, leitora, já ouviu isso muitas vezes, mas a gente vai repetir quantas vezes for necessário: a proteção solar é a etapa mais importante de um ritual de skincare. Faça chuva ou faça sol, o protetor deve estar sempre por perto! 

A exposição aos raios UV sem proteção é um dos maiores crimes que você pode cometer com a saúde da cútis. Além de, obviamente, queimar a camada superficial da pele, a radiação ultravioleta também é responsável por causar foto envelhecimento, manchas, rugas, câncer de pele, flacidez e toque áspero. E de pensar que tudo isso pode ser evitado apenas passado o protetor solar

Outro hábito que contribui para o envelhecimento da pele e que tem sido discutido bastante nos últimos anos é a exposição à luz azul ou luz visível, que é emitida por lâmpadas e pela tela de notebooks e celulares. Ela pode agravar os quadros de melasma e potencializar a ação dos radicais livres. A forma mais fácil de combatê-la é mantendo em dia o seu ritual de skincare e caprichando na proteção – mais uma vez!

Dormir pouco

Além de favorecer o surgimento daquela olheira funda e inchada, a falta de um sono decente também evita a produção de hormônios responsáveis pelo rejuvenescimento da pele, como a melatonina, que tem efeitos calmantes e é responsável por impedir que o rosto fique com aquela aparência cansada. 

Ademais, o ato de dormir menos do que o necessário também afeta a saúde mental, fazendo com que o estresse e a ansiedade se tornem mais frequentes no cotidiano. Por isso, é interessante organizar bem os seus horários para conseguir ter uma noite de sono digna. A quantidade de horas de sono ideal varia entre 7h e 8h. Programe-se e respeite seu relógio biológico! 

Leia também: Dia de Spa em casa: como curtir um dia de autocuidado

Agora conta pra gente, leitora! Quais desses hábitos que aceleram o envelhecimento da pele fazem parte do seu cotidiano? Como você faz para evitá-los? Deixe abaixo nos comentários! 

Sair da versão mobile