Ícone do site Escova Organica Sem Formol

Demaquilante: a importância dele para a saúde da pele

demaquilante

A limpeza da pele é um dos principais passos da rotina de skincare e vem com a função de remover o excesso de impurezas, desobstruindo os poros e deixando a pele mais preparada para absorver o hidratante, o protetor solar e os demais produtos de tratamento.

Além de retirar as impurezas oriundas da poluição, a limpeza também é responsável por remover a maquiagem aplicada no rosto. Ela, apesar de realçar a nossa beleza natural, também é capaz de entupir os poros se não for removida corretamente.

O sabonete facial pode ser usado para remover esse excesso de maquiagem, mas ele não é capaz de atuar sozinho. Além dele, também é indicado o uso do demaquilante: um produto altamente antisséptico, capaz de retirar até mesmo a maquiagem à prova d’água.

Neste post, contamos tudo o que você precisa saber sobre o demaquilante e mostramos qual é a sua importância para a saúde da pele. Quer saber mais? Então se liga no conteúdo que preparamos a seguir!

O que é demaquilante?

O demaquilante nada mais é do que um modelo de limpador facial responsável pela higienização profunda da pele. Sua principal função é remover a maquiagem aplicada no rosto e retirar o excesso de resíduos acumulados na cútis, garantindo uma limpeza eficaz e assertiva.

No mercado, é possível encontrar diversos tipos de demaquilante, oferecidos em diferentes texturas. Dentre os principais, estão a água micelar, o cleansing oil e o demaquilante bifásico, que é o mais conhecido pelos consumidores de beleza.

Abaixo, contamos para que serve e quais são os principais benefícios de cada um deles. Dá uma olhada:

Água Micelar

A água micelar é um demaquilante fluido como água, enriquecido com ativos chamados “micelas”, que se prendem às impurezas e limpam a pele à medida que a pessoa vai passando o algodão sobre o rosto.

Além de contribuir para a limpeza da cútis, a água micelar também atua na hidratação, uma vez que sua fórmula é enriquecida com propriedades emolientes que preservam o manto hidrolipídico e conservam o pH cutâneo.

Cleansing Oil

O cleansing oil é um óleo de limpeza responsável por remover profundamente as impurezas da pele e retirar toda a maquiagem aplicada no rosto.

Seu diferencial está em sua limpeza gentil, que desobstrui os poros e remove totalmente as impurezas acumuladas na cútis. Ele não agride a pele e nem compromete a sua umectação natural, preservando a hidratação do tecido cutâneo.

Demaquilante Bifásico

O demaquilante bifásico é um limpador facial formado por duas fases: uma composta por água e outra misturada por uma solução de limpeza mais pesada, desenvolvida com propriedades altamente antissépticas – como os óleos, por exemplo.

Quando as duas fases do demaquilante bifásico se misturam, elas criam uma suave emulsão de limpeza, responsável por derreter a maquiagem e retirar todo e qualquer resíduo do produto aplicado – até os que são à prova d’água.

Por que o demaquilante é importante na rotina de skincare?

O uso do demaquilante é extremamente importante para manter a pele limpa, livres de poros obstruídos e mais preparada para as demais etapas da rotina de skincare.

Uma vez não removidos corretamente, as sujidades e resíduos de maquiagem são capazes de entupir os poros da pele e desencadear o aparecimento de espinhas e quadros de irritação.

Com os poros desobstruídos, além de ficar livre de quadros inflamatórios, a pele também estará mais receptível aos demais produtos de tratamento, que serão absorvidos corretamente ao longo do ritual de skincare.

Ademais, vale reforçar que alguns demaquilantes são capazes de preservar o manto hidrolipídico e auxiliar na hidratação da pele, deixando-a luminosa e com uma textura mais leve.

Como usar o demaquilante corretamente?

Como citamos anteriormente, o demaquilante é um produto destinado à limpeza do rosto, portanto, o seu uso deve ocorrer antes de qualquer outro produto de skincare.

Vale reforçar que o demaquilante não substitui o sabonete facial. Ele deve ser usado como uma forma de complementar a limpeza, podendo aparecer antes ou depois do limpador que já estamos acostumados.

O demaquilante bifásico, por exemplo, deve ser usado antes da higienização com sabonete. Para utilizá-lo, basta despejar um pouco de seu conteúdo em um disco de algodão e deslizar o material suavemente pelo rosto.

O cleansing oil também deve aparecer antes do sabonete facial. A diferença é que o cleansing oil deve ser aplicado com as próprias mãos, através de uma massagem suave.

Já a água micelar deve ser usada após o uso do sabonete facial, uma vez que também tem a função de tonificar e reequilibrar o pH da pele. Para aplicá-la, basta seguir as mesmas instruções do demaquilante bifásico.

Confira mais conteúdos de beleza em nosso Blog!

Gostou de conhecer a importância do demaquilante nas rotinas de skincare? Acessando a página inicial do nosso Blog, é possível conferir mais conteúdos relacionados ao universo da beleza e bem-estar. Venha nos visitar!

Sair da versão mobile