É fato: intercalar tratamentos capilares entre as semanas é a chave para um cabelo equilibrado.
A importância do cronograma capilar sempre fica bastante explícita quando se fala em cuidar dos cabelos. Com certeza você já ouviu sobre essa agenda de cuidados numa visita a um salão de beleza ou numa conversa sobre saúde capilar.
O cronograma capilar é dividido em hidratações, nutrições e reconstruções e vem para atender às necessidades do seu fio. Enquanto as hidratações reparam os sinais de ressecamento, as nutrições são responsáveis por neutralizar os quadros de frizz e porosidade.
E a reconstrução? Onde ela se encaixa?
Apesar da reconstrução capilar ser um tratamento super importante ao cronograma capilar, nem sempre seus benefícios são enaltecidos. Pensando em mudar esse cenário, elaboramos este texto a fim de mostrar 4 fatos que comprovam a importância da reconstrução capilar.
Ficou curiosa para saber do que se trata o cuidado e quais são os seus benefícios? Então fique atenta às nossas dicas e aproveite a leitura!
É um tratamento para todos
A reconstrução capilar é um tratamento indicado para todas as pessoas, independente do tipo de cabelo e do estado em que ele se encontra. Sua fórmula é enriquecida com queratina, que nada mais é do que a proteína responsável pelo fortalecimento capilar.
Ao ser aplicado sobre os fios, o tratamento tem o potencial de reparar as áreas danificadas e recuperar os níveis de queratina – que tendem a ficar comprometidos independente do uso de substâncias químicas.
Colorações e fatores naturais, como raios UV, calor e poluição podem facilitar a perda da proteína e, consequentemente, a perda da força. Então mesmo se os seus cabelos forem virgens, a reconstrução é mais do que recomendada.
Devolve massa e recupera a força!
O principal benefício da reconstrução capilar é a reposição de massa que ela garante aos fios. Essa massa na qual falamos nada mais são do que as proteínas que mantêm os cabelos fortes e com vitalidade. São elas: queratina, creatina, arginina, cisteína, colágeno e aminoácidos.
Portanto, se você notar que seu cabelo está fraco, quebradiço e embaraçando com facilidade, invista numa máscara reconstrutora que tenha algumas dessas proteínas na composição.
Dessa forma, a fibra capilar será reequilibrada e os fios assumirão um aspecto equilibrado.
Brilho e maciez: confere!
Além de agir na fibra capilar e fortalecer a parte interna do fio, o tratamento de reconstrução também age nas camadas externas do cabelo, depositando agentes condicionantes que garantirão brilho espetacular e maciez.
O brilho é um dos principais indicadores de que o cabelo está saudável, já que esse equilíbrio se torna visível a olho nu.
Resultados desde a primeira aplicação
A reconstrução, diferente dos outros tratamentos, é um cuidado que deve ser feito com cautela, uma vez que apresenta um alto poder de restauração. É indicado realizar o tratamento apenas uma vez ao mês e, nos casos mais delicados, a cada 15 dias.
O motivo dessa precaução é porque desde a primeira aplicação, os fios já se tornam visivelmente mais fortes e resistentes, sendo necessário apenas uma vez a cada mês apenas para manter o equilíbrio.
Se o tratamento for feito com muita frequência – como uma hidratação, por exemplo – o fio pode se tornar rígido demais e quebrar.
Fique tranquila e tenha em mente que uma aplicação por mês é o suficiente para restaurar e reequilibrar o fio!
E você, leitora? Está com o tratamento de reconstrução em dia? Conta pra gente nos comentários! Para ter acesso a mais dicas de beleza, basta acessar a página inicial do nosso blog! Esperamos pela sua visita!