Produzido naturalmente pelo corpo humano, o colágeno é uma das principais proteínas encontradas no organismo. Ele visa dar mais sustentação aos tecidos que compõem o nosso corpo – como a pele e os cabelos, por exemplo.
Por volta dos 30 anos, a produção de colágeno começa a cair drasticamente. Isso faz com que a nossa pele fique mais propensa à flacidez e os cabelos mais suscetíveis aos quadros de enfraquecimento, comprometendo o seu crescimento natural.
A técnica de microagulhamento surgiu como uma solução para contornar essa queda brusca nos níveis de colágeno. Ela estimula a produção da proteína e reequilibra a saúde da pele e dos cabelos.
Neste post, separamos as principais informações sobre essa nova moda dos tratamentos estéticos.
Por isso, se você deseja saber como o microagulhamento pode ajudar na vitalidade dos tecidos, separe uns minutinhos da sua atenção e se ligue no conteúdo a seguir!
O que é e para que serve o microagulhamento?
O microagulhamento é um tratamento estético responsável por estimular a formação de novas fibras de colágeno, promovendo mais firmeza e sustentação à pele.
Como o próprio nome sugere, o tratamento é realizado a partir de micro-agulhas, que, ao deslizarem sobre o tecido cutâneo, provocam pequenas lesões em sua superfície, favorecendo a produção dessas novas fibras.
Dentre as ferramentas utilizadas para a realização do microagulhamento estão o aparelho manual Dermaroller e o aparelho automático DermaPen. Ambos devem ser manuseados por um profissional.
O procedimento pode causar dor e desconforto. Portanto, a região deve estar anestesiada e precisa receber um tratamento específico após o procedimento, que engloba alguns cuidados para evitar irritações e possíveis cicatrizes.
O microagulhamento é recomendado tanto para o tratamento da pele, quanto para o tratamento dos cabelos. Os resultados removem cicatrizes, suavizam estrias, eliminam rugas, diminuem a flacidez e previnem a queda de cabelo.
Como o microagulhamento atua sobre a pele?
Na pele, o microagulhamento é indicado para tratar manchas escuras, cicatrizes de acne, poros dilatados e linhas finas, promovendo um aspecto mais saudável e rejuvenescido.
Além disso, o procedimento também é indicado para amenizar a textura e a coloração das estrias.
Através de movimentos de vai e vem, as micro-agulhas utilizadas no procedimento fazem pequenos furos na pele. Esse movimento promove um processo inflamatório que vai estimular a renovação celular e ajudar na produção de colágeno e elastina.
Após a sessão de microagulhamento, a pele pode apresentar inchaço, vermelhidão, descamação e, em alguns casos, edema, que tende a durar de 2 a 3 dias.
É importante evitar pegar Sol por pelo menos 30 dias e não usar filtro solar ou maquiagem nas primeiras 24 horas depois do procedimento.
Dentre os cuidados indicados estão a aplicação de compressas geladas, soro fisiológico e água termal, que ajudam a suavizar a ardência e a sensação de calor.
O número ideal de sessões depende de caso para caso. Em média, costumam ser indicadas de 2 a 3 sessões de microagulhamento. Os resultados conseguem ser visíveis a partir da primeira aplicação.
E nos cabelos? Como o microagulhamento funciona?
No couro cabeludo, o microagulhamento é indicado para o tratamento da queda e vem para promover a formação de novos folículos capilares.
O processo é bastante parecido com o tratamento realizado na pele. A diferença está na finalidade e nos resultados alcançados com a técnica.
Essas micro-agulhas são usadas para perfurar a camada superior do couro cabeludo, de forma a criar uma lesão controlada.
As lesões estimulam uma resposta natural de cura do nosso organismo, estimulando a formação de proteínas responsáveis pelo desenvolvimento de novos folículos capilares.
Quais são os benefícios para o cabelo?
O microagulhamento realizado na superfície do couro cabeludo é capaz de entregar uma série de benefícios aos cabelos:
Melhora na oxigenação e na nutrição dos fios;
Reequilíbrio do ciclo normal de crescimento capilar;
Aumento na espessura do folículo;
Desenvolvimento de novas raízes;
Redução das falhas e entradas;
Controle da queda dos fios.
Confira mais dicas sobre beleza!
Gostou de conhecer tudo sobre o microagulhamento? Na página inicial do nosso Blog é possível conferir mais dicas relacionadas à saúde da pele e dos cabelos. Venha nos visitar!