Ícone do site Escova Organica Sem Formol

Os milagres do Vinagre de Maçã no cabelo

vinagre-de-maça

Em meio a tantas marcas de haircare e tantos cosméticos com altíssimas tecnologias, ainda existem pessoas que optam por ingredientes naturais no momento de tratar os cabelos. Não existe escolha certa ou errada, desde que o material escolhido seja benéfico aos fios. 

Com certeza você já ouviu alguma receitinha caseira durante uma conversa com amantes de beleza. O que não faltam são publicações nas redes sociais sobre alguma máscara caseira, seja facial ou capilar, feita com ingredientes encontrados na cozinha. 

Dentre esses inúmeros produtos e receitas, um em especial tem ganhado popularidade quando o assunto é tratar as madeixas. Muitos torcem o nariz quando escutam pela primeira vez, mas os resultados são realmente impressionantes. Nesse texto falaremos os milagres do Vinagre de Maçã nos cabelos. 

Se você ficou curiosa para descobrir o que esse ingrediente faz pelos fios, continue a leitura e anote todas as nossas dicas! 

O pH capilar

O pH Capilar e o Vinagre de Maçã são duas coisas que caminham juntas. Para entender sobre a ação do ingrediente em cima dos fios, é necessário saber sobre o conceito do pH capilar e como descobrir se o seu cabelo está desregulado. 

O pH (Potencial de Hidrogênio) é uma unidade de medida responsável por indicar os níveis de acidez, neutralidade e alcalinidade nos fios. Nessa escala de medidas, quando o pH do cabelo se encontra entre 1 e 6,9, ele é considerado ácido. Um bom nível de acidez para ter um cabelo saudável é entre 4,5 e 5,5. 

Mantendo a linha de raciocínio, quando o pH estiver no nível 7, ele é considerado neutro. Agora, se ultrapassar disso e atingir algum número entre 7,1 e 14, significa que o pH do fio tornou-se alcalino. Isso quer dizer que o fio, infelizmente, está fragilizado e poroso

Um cabelo poroso é um cabelo que está com as suas escamas abertas. Quando esse cenário acontece, o fio tende a perder constantemente vitaminas e nutrientes que o mantém saudável. O resultado é um cabelo áspero, ressecado, quebradiço e danificado

A ação do Vinagre de Maçã nos cabelos

O Vinagre de Maçã chega para salvar os fios porosos devido ao seu altíssimo pH ácido. Por conta dessa característica, o ingrediente é utilizado como acidificante caseiro para reequilibrar os níveis de acidez dos cabelos alcalinos.  

Porém, não é só isso que o ingrediente faz às madeixas. Com o pH ácido equilibrado novamente, os cabelos têm suas escamas e cutículas fechadas. Por conta disso, conseguem reter água e nutrientes novamente, adquirem brilho, desembaraçam com mais facilidade e ficam livres do frizz

Leia também: Adeus ao Frizz: 5 dicas que funcionam

Além disso, o Vinagre de Maçã não possui contraindicações e é livre para todos os tipos de cabelo, em especial os quimicamente tratados e elásticos. Normalmente são fios que tendem a se tornarem porosos e danificados por conta da agressividade da química. Portanto, se você fez uma coloração e/ou um alisamento, pode se jogar sem medo! 

Como usar Vinagre de Maçã nos cabelos

O Vinagre de Maçã pode ser usado sem receios, mas com a sua devida frequência. O ideal é uma vez por semana ou quinzenalmente, não mais que isso. 

Quanto ao modo de uso, varia de pessoa para pessoa. Alguns preferem misturar uma colher de vinagre com condicionador, criando uma máscara express de 3 min. Outros aplicam o vinagre diluído em água (em medidas iguais) após a higienização dos fios e deixam secar. E também tem quem goste de aplicar o ingrediente puro diretamente nos fios. 

Independente do modo de uso, não precisa se preocupar quanto ao cheiro. Quando o cabelo seca, o odor tende a sair e não ficar impregnado em você. 

Gostou de saber mais sobre os milagres do vinagre nos cabelos, leitora? Comenta aqui embaixo se você já aderiu a alguma dessas receitinhas! 🙂

Sair da versão mobile