Se engana quem pensa que a única finalidade da higienização da pele é remover o excesso de impurezas acumuladas na cútis. Mesmo que essa seja a sua função principal, a limpeza diária também é responsável por facilitar a absorção dos outros tratamentos e, consequentemente, deixar a pele muito mais uniforme e rejuvenescida.
Com o passar do tempo, a pele tende a acumular resíduos e células mortas que só a limpeza com sabonete não é capaz de remover. Em alguns casos, são necessários alguns cuidados mais potentes para realizar a retirada dessas impurezas, como o peeling facial, por exemplo.
Os peelings foram desenvolvidos com a missão de proporcionar a renovação celular dos tecidos. Neste post, falamos um pouquinho mais sobre essa técnica e compartilhamos 3 receitas caseiras para fazer o tratamento em casa. Confira!
O que é o Peeling e para que serve esse tratamento?
Antes de qualquer coisa: o que, de fato, é o peeling facial? O peeling nada mais é do que uma esfoliação poderosa. Sua tecnologia é desenvolvida a fim de promover uma descamação controlada da pele, capaz de remover as células mortas e estimular a renovação celular dos tecidos. Em outras palavras, é como se fosse uma “troca de pele”.
O peeling também atua no tratamento de manchas, rugas, linhas finas, marcas de expressão, cicatrizes ocasionadas pela acne e, até mesmo, no controle da oleosidade. De modo geral, ele suaviza os sinais de envelhecimento e proporciona um aspecto rejuvenescido à cútis!
Apesar de parecer uma técnica invasiva à saúde cutânea, o peeling é extremamente seguro quando realizado da forma correta. O método pode ser feito de forma química, através da aplicação de ácidos, ou de forma física, onde a descamação ocorre pela fricção de cremes e aparelhos.
Quais são os seus benefícios à saúde da cútis?
Se o peeling facial está ligado à renovação celular, então os benefícios promovidos pela técnica são referentes a esse foco de atuação. Uma vez renovada, a pele fica livre do excesso de impurezas e conquista um aspecto muito mais rejuvenescido, esbanjando maciez, firmeza e luminosidade.
Como foi citado no tópico acima, os resultados do peeling são bastante parecidos com aqueles proporcionados pelas técnicas de esfoliação.
Portanto, seus efeitos englobam a diminuição da acne, o controle da oleosidade excessiva, o clareamento de manchas e, consequentemente, a uniformização da pele.
Como fazer o Peeling Facial em casa?
Os peelings faciais podem ser realizados tanto em casa, quanto em clínicas focadas em procedimentos estéticos. Enquanto os peelings feitos em casa atuam nas camadas superficiais da cútis, os peelings realizados por profissionais promovem uma renovação intensa, atingindo as camadas mais profundas da pele.
Se você optar por fazer um peeling caseiro, saiba que o método pode ser realizado com alguns ingredientes clássicos de nossa cozinha. Essas técnicas auxiliam na regeneração da derme e não apresentam risco de lesão, podendo ser feitas sem grandes preocupações.
Abaixo, separamos 3 receitas de peeling caseiro para você colocar em prática! Veja:
Peeling caseiro de azeite com açúcar
O foco dessa receita é oferecer uma renovação celular poderosa à camada superficial da pele. Enquanto os cristais de açúcar vão garantir a esfoliação da derme, o azeite, por sua vez, vai repor os nutrientes perdidos pelo tecido e proporcionar mais luminosidade à pele.
Basta misturar uma colher de sopa de açúcar cristal com uma colher de sopa de azeite extra-virgem e aplicar a mistura em movimentos circulares minutos antes de entrar no banho. Esse processo deve ser feito à noite e não necessariamente precisa ser sucedido por uma limpeza com sabonete facial.
Peeling clareador de aveia com iogurte
O peeling de aveia com iogurte funciona tanto para o rosto, quanto para o corpo e é indicado especialmente para quem deseja uniformizar a cor de manchas e de áreas escurecidas. Enquanto o farelo atua na remoção das células mortas, o ácido lático encontrado no iogurte vai inibir a produção de melanina, auxiliando no clareamento das manchinhas.
Em um recipiente, misture uma colher de sopa de aveia com uma colher de sopa de iogurte natural. Então, higienize o rosto com o seu sabonete facial e, em seguida, aplique a pasta em movimentos circulares, fazendo uma massagem suave por cerca de três minutos. Feito isso, é só enxaguar o rosto com água fria e dar continuidade ao skincare.
Peeling antioxidante de pepino e leite de soja
Essa receita de peeling facial é responsável por diminuir o inchaço do rosto! A junção dos ingredientes tem o intuito de prevenir a retenção de líquido e melhorar a circulação sanguínea da região.
Para realizá-la, é só bater no liquidificador uma casca de pepino com 250ml de leite de soja e aplicar a mistura sob a pele previamente limpa. Depois disso, é só aguardar o tempo de ação de 20 minutos, enxaguar o rosto com água fria e dar continuidade às outras etapas do skincare.
Agora é com você, leitora! Experimente essas receitas e volte aqui para nos contar o que você achou sobre o peeling caseiro! Estamos ansiosos para saber o seu feedback! <3