Cronograma facial como fazer em casa

Cronograma facial: saiba como fazer em casa

Os cuidados com a saúde da pele têm crescido cada vez mais dentro do segmento de beleza. Se antigamente ter um cronograma facial, mais conhecido como “skincare”, eram enxergados apenas como momentos de pura diversão, hoje, esses tratamentos representam uma necessidade na rotina de quem deseja ter uma pele bonita e saudável. 

Assim como os cabelos precisam de cronogramas capilares, a pele do rosto também necessita de uma agenda de cuidados para se manter equilibrada. E se engana quem pensa que só a limpeza, a hidratação e a proteção dão conta de manter a pele saudável. Para chegar em um resultado satisfatório, a cútis deve passar por alguns tratamentos complementares ao longo do mês. 

Pensando em auxiliar vocês, amantes de skincare, a conhecer todas as etapas necessárias para um cronograma facial de respeito, montamos nesse post uma agenda de cuidados dividida em três segmentos: cuidados diários, cuidados semanais e cuidados mensais. Ficou curiosa para saber mais? Então dá uma olhada no que preparamos a seguir!

A limpeza, a hidratação e a proteção devem ocorrer diariamente em sua rotina de cuidados!

Já não é mais novidade para ninguém que a pele precisa de alguns cuidados diários para se manter bonita e saudável. A limpeza, a hidratação e a proteção são as principais responsáveis pela manutenção da cútis, ou seja, são elas quem vão manter o equilíbrio desse tecido tão importante à saúde do organismo. 

A execução desses cuidados deve ocorrer em dois períodos do dia: de manhã, ao acordar, e à noite, antes de dormir. No tratamento matutino, tudo o que você vai precisar fazer é limpar a pele com algum sabonete facial que atenda às suas necessidades, aplicar um hidratante que também esteja alinhado ao seu tipo de pele e passar um protetor solar que garanta a proteção contra a luz do sol e a luz azul. 

Já no tratamento noturno, duas etapas devem se repetir: a limpeza e a hidratação. Enquanto a limpeza removerá o excesso de impurezas acumuladas ao longo do dia, a hidratação vai recuperar a umidade perdida pela cútis e deixar a pele com uma textura mais lisinha.

Esse tratamento pode ser complementado com um hidratante para a área dos olhos e com uma vitamina C, que, respectivamente, prometem a redução das linhas finas e favorecem a produção de colágeno.

Deixe os esfoliantes, peelings e máscaras de tratamento para apenas um dia da semana!

A fim de aperfeiçoar todos esses cuidados realizados no decorrer da rotina, são indicados tratamentos especiais em alguns dias específicos. Como sua atuação sobre a pele é um pouco mais potente comparado aos cuidados diários, esses tratamentos devem aparecer apenas uma ou duas vezes por semana. 

De modo geral, eles são representados por esfoliações, peelings e máscaras de tratamento, que, ao serem utilizados em conjunto com os produtos diários, conseguem potencializar o cronograma facial e, consequentemente, reforçar a aparência saudável da cútis.

As esfoliações são capazes de remover as impurezas que o sabonete facial não conseguiu retirar sozinho. Seu uso é importante para que os poros consigam absorver com eficácia os outros produtos de tratamento.

Já as máscaras e peelings vêm com o intuito de complementar as etapas diárias, podendo atuar na hidratação, na nutrição, na diminuição de poros e até mesmo no rejuvenescimento da cútis.

Quanto à frequência, os esfoliantes podem ser usados uma vez por semana pelas pessoas que apresentam peles normais e secas e duas vezes na semana por aquelas que têm peles mistas e oleosas. Essa mesma frequência deve ser aplicada às máscaras de tecido e de argila.

Já os clareadores e ácidos (retinóico, glicólico e azeláico) destinados ao tratamento de rugas e linhas finas devem aparecer apenas uma vez na semana ou a cada quinze dias – tudo vai depender da orientação do seu médico dermatologista

Pelo menos uma vez ao mês, invista em tratamentos especiais para a sua pele!

Por fim, temos os tratamentos mensais, que vêm com a proposta de trabalhar sobre os desequilíbrios naturais correspondentes ao seu tipo de pele. Basicamente, esses cuidados vão suprir as maiores necessidades da cútis, como o controle de cravos e espinhas presentes nas peles oleosas ou a redução dos sinais de envelhecimento que são comuns nas peles maduras. 

Minimamente invasivos e altamente eficazes, esses cuidados devem ser realizados apenas uma vez ao mês. Dentre eles, podemos citar as limpezas de pele, as máscaras de mentol, os microagulhamentos, os peelings com ácido retinóico e até mesmo a depilação à laser. 

Independente do procedimento escolhido, é importante consultar um dermatologista sempre que quiser realizar algum desses cuidados. Assim, você pode confirmar se esse tratamento será benéfico ao seu tipo de pele e conseguirá definir uma frequência ainda mais exata. 

Gostou das nossas dicas de skincare, leitora? Conta para a gente nos comentários quais desses cuidados já fazem parte do seu cronograma facial! Estamos curiosos para saber!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *