Quem está sempre a par das novidades do segmento de beleza sabe que a maquiagem ocupa um grande espaço nesse universo. Ao mesmo tempo que todos os anos existem tendências de cortes, tinturas e procedimentos capilares, também existem de looks e produtos de makeup.
O mercado da beleza, por sua vez, apresenta constantemente lançamentos de produtos e acessórios que tornam a aplicação mais fácil e possível para todos. Não é à toa o “boom” de influenciadores e youtubers que são focados em maquiagem e ensinam, em sua maioria, semanalmente como reproduzir algum look.
Com o foco em tornar rotineiro o ritual de maquiagem, foram criadas inúmeras versões de pincéis que ajudam a depositar o produto da forma correta e que garantem um resultado visualmente bonito. Porém, para quem está começando, essa imensa gama de pincéis pode parecer confusa.
Pensando nisso, elaboramos um texto a fim de apresentar os pincéis mais adequados para você, leitora, montar um kit básico para começar a se maquiar da forma correta! Fique atenta ao que vem a seguir e se jogue nesse mundo colorido do makeup!
Pincel de base
A maneira de iniciar o ritual de maquiagem difere de pessoa para pessoa, mas, normalmente, a pele é feita primeiro do que os outros pontos. Portanto, iniciaremos o nosso kit pensando num pincel para espalhar e depositar a base.
A base é o produto que vai garantir a uniformização do tom da sua pele e cobrir possíveis imperfeições que te incomodam, como manchinhas de melasma ou acne, por exemplo. Para aplicá-la, existem três tipos bastante famosos de pincéis: o Língua de Gato, o Duo Fiber e o Kabuki.
A escolha de um deles é de acordo com o seu objetivo, ou seja, que tipo de base você usará e qual cobertura quer dar a sua pele.
O Língua de Gato foi confeccionado para ser trabalhado com bases líquidas ou cremosas e tem alto poder de cobertura por conta de suas cerdas firmes.
O Duo Fiber, por sua vez, pode ser trabalhado com todo tipo de textura (até mesmo pó) e garante um acabamento mais natural e homogêneo, devido às suas cerdas finas e duplas.
Por fim, o Kabuki se assemelha a cobertura do Língua de Gato, porém suas cerdas refinam o acabamento da base no rosto, como se estivesse polindo a pele.
Pincel de corretivo
Seguindo para o próximo passo de uma maquiagem convencional, chega o momento do corretivo. O pincel clássico e que tem uma das melhores performances de aplicação é a versão pequena, achatada e magrinha do Língua de Gato, que citamos acima.
Eficaz quando combinado com produtos líquidos e cremosos, o pincel é ótimo para cobrir manchinhas e disfarçar a aparência de olheiras, pois encaixa perfeitamente na região dos olhos. Quando se trata de espalhar o produto ele é tiro e queda, mas não é muito bom para esfumar.
Para isso, é indicado dar leves batidinhas com os dedos ou optar por uma esponja, que vai esfumar e dar mais acabamento onde foi aplicado o corretivo.
Pincel de pó
Para selar todos os produtos líquidos e/ou cremosos que foram adicionados na pele, é necessário a aplicação de pó, seja ele solto ou compacto. O produto deve ser acompanhado de um pincel grande, redondo, fofo e bem cheio.
É importante que o pincel de pó tenha essas características para que a base e o corretivo se tornem ainda mais polidos. Se as cerdas não forem macias, elas irão arranhar o rosto e consequentemente danificar tudo o que foi feito anteriormente.
O ideal é aplicar o pó dando batidinhas para o produto assentar no rosto e só depois fazer movimentos circulares para esfumar e retirar o excesso.
Pincéis de sombra
Repare que nesse tópico usamos plural. Isso porque, para realizar um olho bem feito, você vai precisar de, no mínimo, dois pincéis.
O primeiro é um pincel achatado e com as cerdas mais firmes para depositar a sombra e, posteriormente, algum pigmento. Depois de depositar é o momento de esfumar e, para isso, é necessário usar um pincel mais fofo e arredondado, que ajudará a marcar mais o côncavo e suavizar as sombras.
Até o momento, apenas esses dois já estariam de ótimo tamanho, mas se você é fã de delineador e sobrancelhas bem feitas, é interessante também adquirir um pincel chanfrado. Normalmente é pequeno, firme e com as cerdas cortadas na diagonal.
Leia também: Vitaminas para cabelo funcionam? A gente te conta!
Pincel para blush, bronzer e iluminador
Para finalizar a maquiagem e dar o famoso “acabamento”, é indicado o uso de bronzer, blush e iluminador. O primeiro vai acentuar as sombras naturais do rosto, o segundo tem a função de dar rubor à pele e o último traz de volta a luminosidade e viço.
A aplicação desses três produtos pode ser feita com um só pincel, que é popularmente conhecido como Pincel de Blush. O item é bastante parecido com o Pincel de Pó, porém menor e com as cerdas menos densas. Essa delicadeza dada as cerdas é o que vai garantir um bom acabamento pois o produto será equilibrado e bem esfumado.
Lembre-se!
Os pincéis devem ser higienizados regularmente para que não acumulem sujeira e resíduos de maquiagem. Para isso, utilize um higienizador de pincéis em spray ou lave com shampoo neutro uma vez ao mês!
E você, leitora? Quais desses pincéis já fazer parte do seu kit de maquiagem? Conta pra gente nos comentários! 🙂