Vocês sabiam que 90% do fio de cabelo é constituído por uma proteína? A queratina é de origem natural e representa a massa capilar, ou seja, a parte que dá sustentação e força à estrutura do cabelo.
Alguns fatores, como químicas, agentes externos e a própria genética, podem interferir na produção da queratina e roubar essa proteína tão essencial à saúde capilar. Isso é capaz de deixar o fio de cabelo um pouco mais fino e sem nenhum volume, tornando-o fraco e quebradiço.
Se você, leitora, já passou por isso ou está enfrentando esse quadro atualmente, fique tranquila! Saiba que recuperar a massa capilar é mais simples do que parece. Nesse texto separamos algumas dicas de como engrossar o cabelo fino e reconquistar a força das madeixas. Confira!
A Reconstrução é a salvação dos cabelos finos
A Reconstrução compõe uma parte importante do cronograma capilar e sua proposta é justamente recuperar a massa perdida pelo fio e reverter o semblante ralo, quebradiço e poroso dos cabelos. Além disso, o tratamento é desenvolvido a partir da queratina, sendo uma ótima opção para reequilibrar a proteína na estrutura capilar.
O ideal é realizar a reconstrução uma vez ao mês ou quinzenalmente, se o seu fio estiver muito danificado. O que não faltam são máscaras, ampolas, receitinhas caseiras e linhas completas de reconstrução capilar. Converse com um profissional de confiança e peça uma indicação quanto ao melhor tratamento para o seu tipo de fio!
Leia também: Passo a passo para reconstrução capilar
Dê uma chance aos Óleos Vegetais!
Apesar de serem bastante temidos por algumas pessoas, os Óleos Vegetais são extremamente nutritivos e não têm ligação alguma com a oleosidade capilar, como muitos imaginam. Suas propriedades recuperam os principais nutrientes perdidos pela fibra e retém a umidade dentro dos fios, equilibrando o pH capilar.
A Umectação, que nada mais é do que um banho de óleos nutritivos, é indicada aos cabelos finos pois auxilia no fortalecimento capilar, já que consegue recuperar as vitaminas e proteínas responsáveis por tornar o fio forte. O tratamento é indicado semanalmente aos fios secos e danificados ou a cada 15 dias aos que já estão equilibrados.
Pegue leve nas químicas e mantenha uma alimentação saudável
A química capilar promove maravilhas às madeixas quando pensamos em embelezamento capilar, mas nem tudo que reluz é ouro. As substâncias encontradas nas colorações e alisamentos são responsáveis por roubar água e nutrientes essenciais ao núcleo dos fios, tornando os cabelos fracos, ralos e quebradiços.
Leia também: Rotina de cuidados pós-química (indispensáveis)
Por isso, se você já tem uma predisposição para fios mais finos, evite a realização excessiva de procedimentos químicos e passe a investir em tratamentos que deixem o seu cabelo mais forte e equilibrado. Lembre-se: um cabelo realmente bonito é um cabelo bem cuidado.
Ademais, a alimentação também tem um papel importantíssimo quando pensamos em cabelo. Ingerir alimentos ricos em biotina é uma ótima opção para favorecer o fortalecimento dos fios, auxiliar no crescimento saudável e evitar a queda excessiva. Na próxima ida ao supermercado, tente investir em ovos, leite, peixes, brócolis, batata e espinafre!
Gostou das nossas dicas para engrossar o cabelo fino, leitora? Deixe abaixo nos comentários as suas experiências para recuperar a força e vitalidade dos cabelos! 🙂