Ícone do site Escova Organica Sem Formol

Saiba como tratar a porosidade capilar

porosidade-capilar

A porosidade capilar, em tese, é um fenômeno natural, simbolizado pela capacidade que o fio possui em absorver água e nutrientes. 

Essa porosidade está diretamente ligada às cutículas presentes no fio de cabelo, que são as grandes responsáveis por controlar o que entra e o que sai na fibra capilar. 

Quando as cutículas ficam desniveladas, o cabelo tende a ficar com a sua porosidade comprometida. Isso faz com que a sua estrutura comece a apresentar sinais de ressecamento e enfraquecimento capilar. 

A porosidade é dividida em três níveis: baixa, média e alta. Através do famoso Teste de Porosidade, é possível descobrir em qual nível o seu cabelo se encontra. Para realizar o teste, basta colocar um fio de cabelo em um recipiente com água e aguardar cerca de 10 minutos.

Se, após esse tempo, o fio boiar sob a água, isso quer dizer que a porosidade está baixa. Se descer até a metade do recipiente, quer dizer que a porosidade está média e se afunda por completo, significa que a porosidade está alta

Neste post, compartilhamos algumas dicas para tratar cada um dos diferentes níveis de porosidade capilar.

Por isso, se você anda notando que o seu cabelo está mais poroso do que o normal, dá só uma olhadinha no que preparamos a seguir!

A porosidade está baixa? Invista em hidratação!

Quando o cabelo está com a porosidade baixa, as cutículas ficam tão fechadas que não conseguem absorver nem água, nem qualquer outra substância que seja essencial ao desenvolvimento do fio. 

Justamente por essa incapacidade de absorver nutrientes, ao adquirir uma porosidade baixa, o fio tende a assumir um semblante opaco e ressecado, colocando à frente a necessidade de um tratamento voltado à hidratação

Nesse caso, o melhor a se fazer é começar o cuidado lavando os cabelos com um Shampoo de Limpeza Profunda e só depois aplicar uma Máscara de Hidratação.

Enquanto o primeiro produto vai forçar a abertura das cutículas, o segundo vem para repor a água e os nutrientes que estão em falta na fibra capilar. 

Porosidade média pede por nutrição capilar!

Os quadros de porosidade média são, de longe, os menos preocupantes. Neles, as cutículas da fibra capilar tendem a ficar entreabertas, portanto, não existe nem uma perda de nutrientes, nem uma irregularidade no poder de absorção dos mesmos.

Resumindo: ao assumir um nível médio de porosidade, os fios tendem a ficar equilibrados, sendo necessário apenas um cuidado que mantenha esse cenário. 

Aqui, a dica é investir em tratamentos voltados à nutrição das madeixas, como máscaras e umectações.

Por auxiliarem na reposição dos lipídios, esses tratamentos são capazes de reter os nutrientes por muito mais tempo dentro da fibra capilar, prolongando a vitalidade dos fios. 

As máscaras de nutrição, as ampolas e os produtos enriquecidos com óleos vegetais são ótimas alternativas!

Ao entrarem em contato com o fio, esses cosméticos são capazes de reequilibrar o manto hidrolipídico e evitar qualquer sinal de desnutrição e ressecamento. Vale a pena experimentar! 

Reconstruções são bem-vindas quando a porosidade está alta!

Ao assumir um alto nível de porosidade, as cutículas tendem a ficar tão abertas, que acabam perdendo nutrientes na mesma proporção que os absorvem, colocando o cabelo frente aos sinais de desnutrição e enfraquecimento capilar

Nesse cenário, o melhor a se fazer é apostar nas Máscaras de Reconstrução, que recuperam a força perdida pelos cabelos, e nos Acidificantes Capilares, que, além de equalizarem o pH dos cabelos, também são responsáveis por reparar as áreas danificadas. 

Além disso, também vale a pena apostar em alguns cuidados básicos que estimulam o fechamento das escamas, como enxaguar os fios com água fria e evitar o uso de Shampoos de Limpeza Profunda ou que apresentam sulfatos na composição.

Conheça a Equalize Mask, da Prohall Cosmetic!

A Equalize Mask, como o próprio nome sugere, é uma máscara neutralizadora de pH responsável por balancear a acidez do fio e reparar as cutículas, evitando os sinais de emborrachamento e proporcionando muito mais firmeza aos cabelos danificados. 

Evite a porosidade com o cronograma capilar!

Independente do nível de porosidade, a organização de um cronograma capilar segue sendo a melhor maneira de garantir que o fio permaneça sempre saudável. Afinal, é através dessa agenda de tratamentos que o fio terá todas as suas necessidades atendidas. 

Visite um profissional de confiança para que ele levante as características naturais do seu fio e realize um diagnóstico do que a sua fibra capilar está precisando no momento. Assim, é possível organizar uma agenda completa e investir nos produtos certos!

Além disso, também tente adotar hábitos mais saudáveis, como evitar o uso frequente de ferramentas de calor e substituir os enxágues de água quente por aqueles feitos com água fria ou morna.

Acredite: as altas temperaturas são algumas das principais causadoras dos quadros de porosidade e ressecamento. 

Confira mais dicas sobre cabelo!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os diferentes tratamentos do universo capilar? Acessando a página inicial do nosso blog, você confere as demais dicas que separamos sobre o tema. Esperamos pela sua visita! 

Sair da versão mobile