Ícone do site Escova Organica Sem Formol

Saiba o que causa a caspa e como tratar este problema

saiba o que causa a caspa e como tratar

Dentre os inúmeros problemas que atingem os fios e o couro cabeludo, a caspa é, sem dúvidas, um dos que mais incomodam e mexem com a autoestima de quem a possui. Isso porque, infelizmente, ainda existe o estigma de que o surgimento dessas casquinhas está ligado diretamente a higiene, mesmo que isso nunca tenha sido 100% comprovado. 

Acima de tudo, a caspa é apenas um quadro da dermatite seborreica, que causa essa descamação e coceira no couro cabeludo. Apesar de ser vista com maus olhos, essas casquinhas brancas e amareladas não escolhem suas “vítimas”, podendo atingir todo tipo de pessoa, independente de gênero e idade. 

Só quem sofre com essa condição sabe o quanto é incômoda e insistente. Porém, nem tudo está perdido. É importante saber que a descamação do couro é extremamente comum e, com o tratamento adequado, pode ser eliminada facilmente. 

Pensando nesse cenário, elaboramos um texto para que você saiba o que causa a caspa e como tratar esse problema. Estamos juntas nessa. Abra seu bloco de notas e preste atenção nas dicas e informações a seguir! 

Afinal, o que causa a caspa?

Primeiramente, é importantíssimo reforçar que a caspa em si é apenas um dos sintomas de uma doença cutânea chamada dermatite seborreica. Essa doença nada mais é do que uma inflamação no couro cabeludo que causa irritação e descamação branca e/ou amarelada. 

A irritação e a descamação são apenas a ponta do iceberg. Se a doença evoluir, pode começar a causar coceira, manchas vermelhas e feridas. Os principais fatores que motivam o aparecimento da caspa e da dermatite são: genética, alterações hormonais, oleosidade excessiva, calor, acúmulo de resíduos no couro cabeludo, má higienização do local e alimentação inadequada. 

Como citamos na introdução, a caspa pode ser tratada e controlada, mas, infelizmente, se trata de uma condição crônica, ou seja, não tem cura. O tratamento pode ser feito com medicamentos, uso de dermocosméticos ou tomando alguns cuidados especiais, que citaremos abaixo. 

Dê adeus aos banhos de água quente

O primeiro cuidado e um dos mais importantes que se deve ter com o couro cabeludo, é abrir mão dos banhos de água quente. As altas temperaturas, além de ressecar os fios e a pele dessa região, também retiram a camada de oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo. 

Uma vez retirada, um estímulo é criado nas glândulas sebáceas, que começarão a produzir ainda mais óleo. Isso acarreta na obstrução dos poros e, por conta disso, a distribuição de nutrientes por todo o fio fica comprometida. A oleosidade em excesso contribui para a descamação do couro cabeludo, portanto, opte por lavar os cabelos com água morna ou fria

Invista em shampoos e linhas específicas

É imprescindível entender as necessidades do seu cabelo. Cachos necessitam de linhas para cacheadas e crespas, cabelos com química precisam de máscaras para quimicamente tratados e couros cabeludos com caspa pedem por Shampoos e linhas Anti Caspa/Resíduo

Opte por aqueles que apresentam: zinco, cetoconazol, selênio, alcatrão e ácido salicílico. 

Para um melhor resultado, uma boa dica é massagear com delicadeza o couro cabeludo no momento da lavagem. Essa ação estimula a circulação sanguínea da região e favorece o crescimento e desenvolvimento dos fios. Para que não sobre nenhum resíduo no couro e potencialize as descamações, não se esqueça de enxaguar bem as suas madeixas. 

Deixe o couro cabeludo respirar

Se você quer se livrar da caspa, deixe seu couro cabeludo descoberto o máximo que conseguir. Para isso, é necessário evitar o uso constante de chapéus, boinas, toucas e lenços pois eles podem abafar a região e favorecer o desenvolvimento das descamações. Deixe os poros respirarem! 

Outra medida importantíssima a ser tomada é não dormir ou se deitar com o cabelo molhado. Pense que a região já está úmida e deitar-se pode criar um abafamento no couro e fazer com que a caspa e irritações apareçam. Fora isso, o hábito também é capaz de quebrar os fios. 

Leia também: Cuidados com o couro cabeludo: fios mais lindos e saudáveis

Por isso, antes de deitar para dormir, seque bem os fios e relaxe sem riscos e pesos na consciência! 

Gostou de saber as causas e tratamentos da caspa, leitora? Deixe abaixo nos comentários as suas vivências com esse probleminha. Vamos todas nos ajudar!

Sair da versão mobile