Para uma coloração ou descoloração dos cabelos dar certo é necessário se atentar a alguns passos e produtos específicos que garantirão um bom resultado do procedimento. Um belo exemplo disso é a água oxigenada, que tem funções que vão muito além de apenas curar ferimentos.
No segmento da beleza, o produto é usado principalmente no momento de realizar mechas ou para chegar no loiro platinado, pois é capaz de abrir a cutícula do fio para que o trabalho de pigmentação aconteça. Porém, antes de aplicá-la nos fios, é interessante se atentar a volumagem do medicamento, visto que cada volume tem uma função específica e promete resultados diferentes.
A fim de orientar melhor nossas leitoras, preparamos um conteúdo voltado para esse tema e, com isso, acabar com as dúvidas que envolvem esse produto. Portanto, se você já teve um “pé atrás” na hora de escolher a água oxigenada correta para o seu cabelo, leia esse post com atenção e aproveite nossas dicas!
Primeiramente, como a água oxigenada age nos cabelos?
A água oxigenada é um produto usado por cabeleireiros de todo o mundo, que tem a finalidade de abrir as escamas dos fios para que o pigmento da coloração ou do pó descolorante penetre e mude a cor dos cabelos.
Um dos principais equívocos que ocorrem envolvendo a OX é a respeito de sua volumagem. O produto está disponível em quatro volumes, sendo eles: 10, 20, 30 e 40.
Quanto maior for o número do volume, maior é a concentração do peróxido de hidrogênio em sua formulação. Em outras palavras, quanto maior o volume, mais aberta ficará a escama do fio.
Agora que você já sabe a função da OX, fique atenta ao que vem a seguir!
Realce a cor das suas madeixas com a OX de 10 volumes!
A volumagem mais baixa da água oxigenada não é capaz de clarear os cabelos. Tendo apenas 3% de peróxido de hidrogênio, a OX de 10 volumes é usada principalmente para tonalizar os fios ou realçar a cor que já está saindo.
Sua ação se resume em fixar a cor nas madeixas, acentuar a tonalidade escolhida e serve como potencializador do pigmento. Essa volumagem é perfeita para quem almeja tons mais escuros nos cabelos!
Deseja um leve clareamento? Então aposte na OX de 20 volumes!
A segunda volumagem da água oxigenada já é capaz de clarear os cabelos, mas não o suficiente para chegar ao loiro claríssimo. A OX 20 possui 6% de peróxido de hidrogênio, sendo um pouco mais invasiva que o exemplo citado no tópico acima.
O produto tem o poder de clarear até 2 tons de um cabelo virgem, sendo indicada para quem deseja uma cor entre preto e loiro escuro – levando em consideração a tabela de colorimetria.
Conquiste seu loiro dos sonhos com a OX de 30 volumes!
O penúltimo volume da água oxigenada pode clarear até 3 tons do cabelo e é, principalmente, usado junto com o pó descolorante em processos de descoloração capilar. É importante ter em mente que a OX 30 é bem mais agressiva que as anteriores (9% de peróxido de hidrogênio), então todo cuidado é pouco no momento de manuseá-la.
Quem deseja tonalidades de loiro que vão do loiro escuro ao loiro claríssimo pode se jogar na OX 30. Uma boa dica é combiná-la com o pó descolorante, pois o efeito dessa volumagem é mais intenso na cutícula capilar!
Loiros platinados, claríssimos e acinzentados são frutos da OX de 40 volumes
A última volumagem – e a mais potente de todas – é indicada às pessoas que buscam o loiro platinado, já que consegue abrir até 5 tons do cabelo. Por ser a versão mais forte do produto (12% de peróxido de hidrogênio), é recomendado ter bastante cuidado com o manuseio e aplicação. Inclusive, o mais indicado é aplicar apenas em cabelos saudáveis (sem química e sem ressecamento) e com o auxílio de um profissional.
A OX 40 tem o poder de trazer tonalidades que vão de platinados a acinzentados, proporcionando madeixas claríssimas e iluminadas!
Cessamos suas dúvidas acerca desse tema, leitora? Conta pra gente nos comentários!