skincare-no-inverno

Skincare no inverno: principais dicas para cuidar da pele

A temporada de Outono/Inverno já chegou nas terras brasileiras e trouxe com ela muitos cuidados especiais com a saúde cutânea. 

Além do tempo naturalmente seco e da forte incidência de fatores externos, as estações mais frias também são marcadas por banhos quentes e demorados, que interferem diretamente na estabilidade do tecido que reveste o nosso organismo. 

O toque da pele fica mais áspero, sua estrutura perde aquele viço conquistado no verão, as dermatites aparecem e a descamação cutânea se torna super evidente. Tudo isso pede por um tratamento que recupere a vitalidade da pele, não é mesmo? 

Pensando em potencializar as rotinas de skincare dos beauty lovers que acompanham essa página, separamos neste post quais são as principais dicas para cuidar da pele ao longo dessas estações de temperaturas amenas.

Por isso, se você deseja manter o equilíbrio da cútis, fique atento no conteúdo a seguir!

Os cuidados devem começar no banho!

O primeiro passo para preservar a saúde da pele no inverno é se atentar à temperatura do seu chuveiro. Durante essa estação gelada, os banhos quentes e demorados se tornam mais comuns, mas é justamente aí que mora o perigo. 

Apesar de serem quentinhos e relaxantes, os banhos de água quente têm o potencial de interferir na oleosidade da cútis e comprometer a barreira de proteção natural da pele, fazendo com que a sua estrutura se torne mais propensa aos quadros de ressecamento e aos danos causados por agressores externos. 

Portanto, torna-se crucial optar por banhos mais rápidos e, de preferência, com a água em uma temperatura morna, que é capaz de proteger o nosso corpo do frio sem desequilibrar a estrutura da pele. 

Não subestime o poder do hidratante facial!

Tanto o hidratante facial, quanto o hidratante corporal são essenciais durante o período em que as temperaturas estão mais amenas. 

Além do banho quente, que, como citamos acima, pode incentivar os quadros de ressecamento, o tempo seco dessa estação também é capaz de “roubar” a umidade da pele, colocando o tratamento de hidratação como uma etapa fundamental para reequilibrar a cútis. 

Enriquecidos com propriedades emolientes, os cremes hidratantes auxiliam na reposição da umidade perdida e deixam a pele livre dos sinais de aspereza, opacidade e descamação – que representam quadros extremamente comuns ao longo do inverno. 

O segredo é escolher um hidratante que converse com as necessidades da cútis. Enquanto produtos em creme são ideais para peles secas, produtos na textura gel ou sérum são perfeitos para quem tem peles oleosas. 

Opte por fórmulas hidratantes e continue usando protetor solar!

Além do hidratante facial, que por si só já é capaz de reequilibrar o manto hidrolipídico da cútis, durante o inverno também é recomendado investir em fórmulas hidratantes em geral – como bases mais fluidas e sabonetes faciais com propriedades emolientes. 

Todo e qualquer produto que possa potencializar a hidratação do rosto é bem-vindo na rotina de skincare.

Mesmo que eles não tenham o mesmo poder de um creme hidratante, ainda assim suas propriedades têm o potencial de incrementar aquilo que a pele esteja precisando. 

E, ah! Não se esqueça, em hipótese alguma, do protetor solar. Não é porque o tempo está frio e nublado que o sol não está ali.

A radiação ultravioleta é tão evidente no inverno, quanto no verão. Portanto, para proteger a pele contra o fotoenvelhecimento, continue adicionando o filtro solar em sua rotina de autocuidado. 

Os lábios também merecem atenção!

Por último, mas não menos importante, não deixe de investir em um bom lip balm e caprichar na hidratação dos lábios durante a estação. 

Devido ao tempo seco e às baixas temperaturas, os lábios tendem a ficar um pouquinho mais ressecados do que o normal ao longo do inverno – ainda mais se tratando de uma região onde a pele é naturalmente fina. 

Aqui, a dica é apostar nos hidratantes labiais que tenham bastante poder de oclusão, uma vez que conseguem reter a hidratação por mais tempo e evitam que a pele dos lábios desenvolva sinais de opacidade e descamamento. 

Os esfoliantes labiais também são ótimos aliados nessa tarefa! Sua ação é capaz de remover as células mortas e tirar aquelas pelinhas que tendem a acumular na superfície dos lábios, proporcionando um aspecto muito mais lisinho e saudável para essa região. 

Confira mais dicas sobre skincare e saiba tudo sobre o mercado da beleza!

Acessando a página inicial do nosso blog é possível conferir mais dicas sobre skincare, haircare e todas as novidades que fazem parte do universo da beleza. Esperamos pela sua visita!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *