tipos de cachos

Tipos de cachos: descubra qual é o seu

Felizmente os cabelos cacheados e crespos estão ganhando cada vez mais popularidade de uns anos para cá. 

A pauta acerca desse tema gira em torno da palavrinha mágica chamada empoderamento, que fez com que diversas mulheres ao redor do mundo aceitassem suas madeixas naturais, sem terem que recorrer a alguma química alisante. 

Essa legião de cacheadas e crespas tem sido ótima principalmente para a geração atual, que desde cedo já possui personalidade própria e muita força para enfrentar qualquer obstáculo social. 

Porém, sabemos que esse processo de transição capilar não é dos mais fáceis e que, normalmente, a cabeça das meninas fica cheia de dúvidas. Uma dessas questões é sobre quais são os tipos de cachos existentes e como reconhecê-los. 

Para sanar qualquer dúvida a respeito desse tema, apresentamos abaixo todos os tipos de cabelo, desde o liso até o crespo e damos algumas dicas de cuidados para quem possui cachos! Dessa forma todas ficarão informadas e com a saúde capilar em dia. Aproveite a leitura! 

Tipos de cachos e como reconhecê-los

Antes de qualquer informação, é necessário compreender que a característica que difere os cachos dos outros tipos de fio está em seu formato. Essa classificação se dá através de uma tabela de curvatura, que se inicia com os fios lisos e termina com os crespos.

Portanto, para entender sobre cachos, primeiramente é preciso entender sobre os outros tipos de cabelo, ok?!

Para descomplicar, se um cabelo não possui nenhuma curvatura e é fino, isso quer dizer que ele dá início a tabela e é aquele liso puro, que chamamos de 1A. Se a fibra engrossar e pesar um pouco mais, passa a ser 1B. Quando a “onda” começa a ficar evidente, em especial nas pontas, o cabelo tem classificação 1C. 

Fios lisos reconhecidos, agora começa a seção de ondulados, que possuem numeração 2. O fio 2A possui pouca definição, 2B uma ondulação mais aberta e na classificação 2C os cachos começam a ficar visíveis, onde o fio assume formato semelhante a um “S”. 

Agora sim começamos a divisão de cachos! O fio 3A representa um cacho definido e levemente volumoso, o 3B possui aquele formato “S” um pouco mais fechado e o 3C se torna ainda mais fechado, se aproximando de um formato “Z”. 

Fechando a tabela de classificação estão os fios crespos. O 4A é um fio fechado, mas que ao ficar molhado, perde um pouco de sua definição. O 4B refere-se àquele fio denso e levemente frágil, em formato de mola. Por último, o 4C é bem denso, fechado e estreito. 

Cuidados básicos com o cabelo cacheado

Agora que vocês já conhecem e sabem diferenciar os tipos de curvatura, chegou a hora de falarmos sobre alguns cuidados básicos que envolvem os cabelos cacheados.

Não é muito difícil montar uma rotina de cuidados para cabelos cacheados, mas é sempre bom reforçar sobre atenção especial que deve ser dada a esse tipo de fio! Confira a seguir:

  • O primordial para as cacheadas é reconhecer que o seu tipo de cabelo é naturalmente seco. A partir disso, é recomendado lavar os cachos com shampoo no máximo 3 vezes por semana, apenas para manter o equilíbrio e a higienização. Também é interessante investir numa linha específica para cacheadas e crespas! 
  • Ainda falando sobre a condição natural do fio, o que não pode faltar no haircare de uma cacheada é a máscara de hidratação. É esse tratamento que garantirá que o cabelo como um todo esteja hidratado, macio, com brilho e fácil para ser modelado. 
  • Não é só o tratamento de hidratação que vai fazer seus cachos chegarem a um nível de perfeição. É mais do que recomendado também investir em nutrições e reconstruções, que, juntas, vão equilibrar a oleosidade natural e recuperar toda a força e vitalidade perdidas por conta de fatores externos. 
  • A finalização dos cachos faz toda a diferença para o look. Se jogue em ativadores, modeladores e cremes de pentear! Basta passar um desses produtos por toda a extremidade dos cabelos e amassá-los de baixo para cima com o auxílio dos dedos. 
  • Fuja de secadores comuns e invista num difusor. Além de tirar a umidade com segurança, o aparelho também permite uma finalização mais refinada. 

E você, cacheada? Conta pra gente nos comentários qual é o seu tipo de cacho! Para conferir mais dicas relacionadas ao universo da beleza, basta acessar a página inicial do nosso blog. Estamos te esperando!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *