Apesar de serem temidos entre os beauty lovers, os sinais de ressecamento capilar são mais comuns do que parece.
A realização de alguns hábitos corriqueiros e o uso de produtos incorretos são capazes de favorecer o surgimento do quadro, deixando os cabelos mais propensos ao frizz, à opacidade e às pontas duplas.
A boa notícia é que, com o desenvolvimento da tecnologia do mercado da beleza, hoje existem produtos capazes de recuperar os cabelos ressecados com rapidez e assertividade. Basta investir nos cosméticos certos e evitar alguns hábitos maléficos no dia a dia.
Neste post, listamos 5 dicas para recuperar os cabelos ressecados e evitar que o quadro venha a se desenvolver novamente ao longo do tempo.
Por isso, se você intensificar a sua rotina de cuidados com o fio, se liga no conteúdo que preparamos a seguir!
Invista em uma boa máscara de hidratação!
As máscaras de hidratação são as melhores amigas dos cabelos ressecados!
Além de recuperar a umidade perdida pelo fio, algumas máscaras também são responsáveis por abastecer a fibra capilar com nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento.
O produto deve ser aplicado de uma a três vezes por semana e precisa percorrer todo o comprimento dos cabelos – sempre tomando uma distância segura da raiz. E, ah! Não se esqueça de enluvar bem as mechas para estimular a absorção dos nutrientes, okay?
A nutrição também é muito importante!
Enquanto as máscaras de hidratação atuam na reposição de umidade, as máscaras de nutrição vem para preservar os resultados obtidos até então, contribuindo diretamente para potencializar a maciez, o brilho e o movimento das madeixas.
A dica é optar pelas máscaras que possuem óleos vegetais na sua composição – que são os mesmos utilizados nos tratamentos de umectação.
As propriedades desses ingredientes são capazes de reter a água e os nutrientes por muito mais tempo na fibra capilar, evitando que o fio venha a desenvolver possíveis quadros de ressecamento.
Lave os cabelos com shampoos suaves!
Além das máscaras de hidratação, também é interessante investir em shampoos hidratantes, já que a sua fórmula costuma ser muito mais gentil com o couro cabeludo e evita que a oleosidade natural seja comprometida após a lavagem.
Portanto, aposte em um bom shampoo dessa categoria e deixe seus cabelos bem longe dos Shampoos Antirresíduos ou aqueles que oferecem a Limpeza Profunda do fio.
Enxágue o cabelo com água fria!
Todo mundo sabe – ou deveria saber – que a água quente é uma das principais inimigas da saúde capilar.
Além de interferir na produção de sebo realizada pelas glândulas sebáceas, a água quente também é capaz de estimular a abertura das cutículas, favorecendo a perda de água e nutrientes importantes para o desenvolvimento do fio.
Para evitar esse cenário, o melhor a se fazer é optar pelos enxágues com água fria, que, ao contrário da quente, estimula o fechamento das cutículas e realça o brilho das madeixas.
Caso seja muito difícil adotar esse cuidado, prefira os banhos de água morna e tente fazer apenas o último enxágue com a água em temperaturas mais baixas.
Não subestime o poder do finalizador!
Os leave-ins, cremes de pentear e sprays finalizadores são ótimas pedidas para recuperar os cabelos ressecados.
Suas tecnologias são desenvolvidas a fim de auxiliar no alinhamento das cutículas e realçar os resultados obtidos com os demais tratamentos do cronograma, proporcionando aquela maciez e brilho incomparáveis.
Converse com um profissional de confiança e peça indicações de finalizadores recomendados para o tipo e necessidades do seu cabelo!
Confira mais dicas sobre beleza em nosso blog!
Quer adquirir mais dicas sobre cabelo e bem-estar? Acessando a página inicial do nosso blog, é possível conferir os demais conteúdos que preparamos sobre esse universo. Esperamos pela sua visita!