óleos vegetais para umectação capilar caseira

Óleos vegetais para umectação capilar caseira

Tanto à pele, quanto aos cabelos, os tratamentos caseiros estão se popularizando cada vez mais por proporcionarem uma opção acessível e eficaz de autocuidado, já que utilizam ingredientes naturais como seus pilares básicos. Sem contar, é claro, que é uma prática muito mais segura à saúde do organismo, uma vez que não depende de substâncias químicas. 

A Umectação Capilar é um exemplo clássico de receitinha caseira que garante um tratamento poderoso aos fios e depende apenas de um único ingrediente, o Óleo 100% Vegetal. O poder altamente nutritivo desse tipo de óleo é capaz de oferecer uma nutrição intensa à fibra capilar e, ao contrário do que se acredita, não pesa nos fios e não deixa os cabelos oleosos, sendo assim, uma opção perfeita de tratamento caseiro. 

Nesse post falaremos um pouco mais sobre essa técnica e quais são os principais óleos vegetais para uma umectação capilar caseira de sucesso! Portanto, se você ama experimentar novas receitas e sente que suas madeixas estão precisando de um boost nutritivo, fique de olho no que vem a seguir! 

Sobre a Umectação Capilar

A Umectação Capilar é um tratamento de nutrição que utiliza o Óleo 100% Vegetal como seu principal ingrediente. O poder altamente nutritivo presentes nos óleos em geral é capaz de recuperar os nutrientes perdidos pela fibra capilar devido a químicas e/ou agentes externos e potencializar a proteção do fio, uma vez que cria uma película protetora em volta de sua superfície. 

Além disso, o tratamento também vem com a proposta de favorecer a hidratação pois é capaz de reter a umidade no núcleo capilar e, assim, prolongar o efeito macio e luminoso. O resultado é um cabelo disciplinado e totalmente livre de ressecamento, porosidade e frizz excessivo. 

A Umectação pode ser realizada por todos os tipos de fio, independente do grau de espessura, porosidade, se é oleoso ou seco e se possui química ou não. É importante lembrar que todos os cabelos, independente de suas características, precisam recuperar a água e os nutrientes essenciais à fibra, que são perdidos todos os dias. 

Leia mais: Umectação: a técnica do momento

Os melhores Óleos Vegetais para o método

Que a Umectação conta com o Óleo Vegetal como principal pilar de seu tratamento, isso você já sabe. Mas, em meio a tantas opções de óleo, qual é a melhor para essa técnica? Abaixo mostramos três opções bastante famosas e que garantem resultados maravilhosos à saúde do fio. Dê uma olhada: 

Óleo de Coco

Dentre todos os óleos existentes, o Óleo de Coco é um dos mais populares quando se pensa em tratamento capilar. O ingrediente é rico em vitamina E e K, sendo um ótimo aliado na recuperação da umidade perdida e no combate à caspa e oleosidade excessivas do couro cabeludo.

Uma vez aplicado nos fios, o Óleo de Coco potencializa a hidratação da fibra capilar, promovendo mais maciez, brilho, alinhamento e reduzindo consideravelmente o frizz e as pontas duplas. 

Óleo de Rícino

O Óleo de Rícino, por sua vez, além de garantir uma nutrição profunda, também auxilia no fortalecimento capilar e, consequentemente, combate problemas de quebra e queda. Rico em vitamina E e ácidos graxos, o ingrediente é capaz de favorecer o crescimento e desenvolvimento saudável dos fios. 

Ademais, o óleo também é responsável por hidratar os fios e reequilibrar a oleosidade do couro cabeludo, amenizando problemas como caspa e dermatites no geral. 

Óleo de Oliva

O Óleo de Oliva nada mais é do que o clássico Azeite de Oliva, ingrediente disponível na maioria das cozinhas do Brasil. Sua ação sob os fios é retardar os danos ocasionados por radicais livres e funcionar como um antioxidante, combatendo o envelhecimento precoce das madeixas. 

O ingrediente também é capaz de atuar diretamente sob as cutículas, promovendo o seu fechamento e, dessa maneira, reduzindo a porosidade e o frizz excessivo dos cabelos. Além disso, o Óleo de Oliva protege as madeixas contra a radiação UV, trabalhando como filtro solar

Como fazer a Umectação Capilar

O ato de umectar os fios não tem muitos segredos! Tudo que você vai precisar é de um Óleo 100% Vegetal, uma toalha ou touca de banho, Shampoo e Condicionador. 

A técnica consiste em aplicar o Óleo Vegetal escolhido mecha por mecha, preenchendo toda a extensão capilar. Feita essa aplicação de forma homogênea, o próximo passo é massagear suavemente o couro cabeludo por 5 minutos para favorecer a absorção dos nutrientes e melhorar a circulação sanguínea da região. 

Após a massagem, você pode seguir por dois caminhos: deixar o Óleo Vegetal agindo por cerca de 2 horas ou fazer o procedimento à noite, dormir com o ingrediente nos cabelos e só enxaguar no dia seguinte. Isso é de gosto e qualquer uma das opções prometem resultados maravilhosos. 

Passado o tempo de ação, é necessário enxaguar abundantemente o Óleo Vegetal dos cabelos, lavar com Shampoo e finalizar com Condicionador. Prontinho! Cabelos nutridos, renovados e cheios de vida! 

Viu só como é fácil realizar a umectação capilar caseira, leitora? Conta pra gente nos comentários quais Óleos Vegetais você já usou para nutrir suas madeixas! 🙂 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *