Utilizado em sua forma pura ou misturado com outras substâncias, o Ácido Lático tem conquistado o primeiro lugar na lista de preferências das grandes marcas de beleza. Com o avanço da tecnologia nesse segmento, o componente vem sendo inserido cada vez mais na composição dos tratamentos e, hoje, pode ser considerado um dos grandes queridinhos entre os beauty lovers.
Responsável por proporcionar um tratamento revitalizador à saúde dos tecidos, a substância representa um ativo poderosíssimo tanto na composição dos cosméticos voltados à saúde da pele, quanto aos que são direcionados à saúde capilar. Porém, apesar de ser bastante famoso e estar ganhando popularidade dentro do segmento, o Ácido Lático acumula algumas especulações a respeito de sua eficácia.
A fim de solucionar esses mitos e verdades, separamos nesse post tudo o que você precisa saber sobre a substância e respondemos à pergunta: afinal, o Ácido Lático faz bem ou faz mal quando aplicado nos cabelos? Dá só uma olhada!
Tudo o que você precisa saber sobre a substância
Originado naturalmente, através da fermentação da lactose (açúcar do leite), ou produzido industrialmente, por meio da fermentação controlada do milho, do melaço, da uva e do amido, o Ácido Lático representa um dos compostos orgânicos mais utilizados pela indústria da beleza.
Devido às suas propriedades umectantes e acidulantes, a substância é responsável por potencializar os tratamentos voltados para a renovação, nutrição e rejuvenescimento dos tecidos, podendo atuar tanto nos cosméticos destinados à saúde da pele, quanto aqueles que são direcionados ao reequilíbrio capilar.
Nos produtos desenvolvidos à saúde da cútis, o ácido pode aparecer na composição de esfoliantes, tônicos, séruns e até mesmo hidratantes. Já nos produtos voltados ao bem-estar capilar, a substância é utilizada para aprimorar a eficácia dos tratamentos de nutrição e reconstrução, uma vez que atua diretamente nas cutículas do fio.
O Ácido Lático também é produzido pelo nosso próprio organismo!
Além de ser obtido através da fermentação dos ingredientes citados acima, o Ácido Lático também pode ser encontrado no nosso próprio organismo. Simbolizando uma das maiores fontes de energia das nossas células cardíacas e musculares, a substância é produzida quando realizamos exercícios físicos. Inclusive, quando a atividade é muito intensa, o ácido pode se acumular nos músculos, causando aquela clássica dor do pós-treino.
Afinal, se a substância é tão benéfica assim, porque ainda existem dúvidas a respeito de sua eficácia?
Apesar do Ácido Lático estar presente na composição de inúmeros tratamentos capilares, ainda existem rumores a respeito de sua atuação. Por ser considerado um ácido, muitas vezes a substância é confundida com o Ácido Glioxílico, que, ao ser aquecido, é capaz de liberar formol – um dos compostos mais agressivos à saúde capilar.
Diferente do Glioxílico, quando aquecido, o Ácido Lático é capaz de preencher os espaços abertos das cutículas e aumentar a massa do fio de cabelo, reestruturando as estruturas da fibra capilar e contribuindo diretamente para os tratamentos voltados à reconstrução. Muito diferente do que dizem nos rumores, não é mesmo?
Além disso, suas propriedades acidulantes também são responsáveis por promover o reequilíbrio do pH e por tornar os cabelos muito mais maleáveis. Esse poder emoliente é capaz de recuperar a vitalidade dos cabelos ressecados e proporcionar maciez, brilho e alinhamento às madeixas.
Não se engane! O Ácido Lático não alisa os fios!
Outro rumor muito comum a respeito da substância é a respeito da sua atuação dentro dos procedimentos alisantes – como nas técnicas de Escova Progressiva e Escova Orgânica.
É importante pontuar aqui que, sozinho, o Ácido Lático não tem a capacidade de alisar os cabelos. O que acontece é que, graças ao alinhamento e à sedosidade promovidos pela substância, acredita-se que o componente é capaz de alisar os cabelos, mas isso não passa de uma suposição, ou seja, de um mito.
O Ácido Lático é utilizado apenas para aprimorar os processos de alisamento, visto que consegue proporcionar mais luminosidade e maciez aos cabelos. Um ótimo exemplo de alisante que utiliza a substância em sua tecnologia é a Select One, da Prohall Cosmetic, que, além de promover um realinhamento capilar saudável e duradouro, também auxilia no reequilíbrio das estruturas internas do fio de cabelo.
Viu só como o Ácido Lático faz bem aos cabelos? Para conferir mais informações sobre a atuação da substância e conhecer os benefícios da Select One, basta acessar o site da Prohall Cosmetic e acessar a aba de Realinhamento Capilar. Estamos esperando a sua visita!